JN Ministries

Sunday, April 24, 2011

COELHO DA PASCOA OU CORDEIRO PASCOA ?

JN MINISTRIES- Pr. Julio Neris
Série : Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data; 30 de abril de 2011
Hora: 6: 00 pm as 7:00 pm= 1 hora
Local : Quincy, Massachusetts, USA
Tema: COELHO DA PÁSCOA OU CORDEIRO PASCAL ?
TEXTO: I Coríntios 5; 7

“ lançai fora o VELHO FERMENTO , para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento, pois também CRISTO , nosso cordeiro PASCAL foi imolado”. I Coríntios 5: 7

As origens do termo PASCOA ( tirada do site www.suapesquisa.com)

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Já vimos que a PÁSCOA não é uma celebração nova, A CIVILIZAÇÃO ANTIGA celebrava a PASSAGEM do inverno para a primavera, ou seja do período de frio e de sofrimento, para o período de alegria, das flores brotando,
OS JUDEUS celebram o PESACH , PASSAGEM pelo mar vermelho, um milagre extraordinário da parte de DEUS pelo amor que tinha por seu povo.
OS CRISTÃOS celebram a PASSAGEM da morte para a vida, tendo como modelo JESUS CRISTO, que ao ressuscitar trouxe esperança ao mundo inteiro, pois se DEUS pode vencer a MORTE, qualquer problema pode ser solucionado.
O ANIMAL símbolo da páscoa pagã, é o coelho, que simboliza a FERTILIDADE, por se reproduzir rapidamente e em grande quantidade, o coelho tem sido o símbolo da páscoa. O animal símbolo da PÁSCOA CRISTÃ é o CORDEIRO , que permitiu ser morto, mas que depois foi ressuscitado por DEUS.

LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO PARA QUE SEJAIS NOVA MASSA, COMO SOIS DE FATO SEM FERMENTO

Paulo neste verso diz tudo o que precisamos saber sobre a verdadeira páscoa, neste verso Paulo está falando sobre a vida cristã,sobre os relacionamentos que o cristão deve ter com DEUS , com os outros cristãos e com as pessoas de fora da igreja. Enquanto na páscoa pagã o que se valoriza é
trocar ovos de chocolate , na páscoa cristã, que JESUS transformou em SANTA -CEIA , o que imorta é que busquemos a purificação, eliminando toda a imoralidade de nossas vidas.

Na igreja de Coríntios alguns pecados eram cometidos, dos versos 1 a 3, o PECADO era o da imoralidade, uma pessoa vivendo sexualmente com a esposa de seu pai, para que o pecado fosse grave , pressupomos que o pai ainda estava vivo, se o praticante era casado ou não não sabemos, pois o texto não informa, mas a impressão que temos era que o pai tinha uma esposa e esta esposa se relacionava com o filho de seu esposo, o que era comum na cidade de Coríntios não poderia ser comum na IGREJA DE CORINTIOS, já que a igreja fora aberta ali, para que os ensinamentos do evangelho fossem ali ministrados, convidando as pessoas a sairem da vida de pecado para uma vida pura diante de DEUS. Paulo estava longe mas se preocupava com o estado espiritual da igreja.
Dos versos 3 a 5, Paulo orienta a disciplina a ser dada aquelas pessoas que viviam em pecado na igreja. A DISCIPLINA era : “ EENTREGUE A SATANÁS para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do SENHOR. Paulo costuma dividir o homem em duas categorias, O HOMEM CARNAL E O HOMEM ESPIRITUAL, o homem carnal é aquele que é dominado pelos prazeres da carne ( GLUTONARIA, BEBEDEIRA, FOFOCA, FORNICAÇÃO , ADULTÉRIO, ETC.. ) , o homem CARNAL é dominado pelo ESPÍRITO DO MAL, SATANÁS, que conduz seus pensamentos, sentimentos e ações.o homem espiritual é aquele que conhece a DEUS, conhece a palavra de DEUS e luta para vencer as suas tentações, esta pessoa busca a DEUS em oração, não é dominado pelas tentações, o ESPÍRITO DE DEUS em seu ESPÍRITO é quem conduz seus pensamentos, sentimentos e ações.
Quando Paulo diz para ENTREGAR A SATANÁS PARA A DESTRUIÇÃO DA CARNE, isto deve ser entendido teologicamente e não ao pé da letra, pois o objetivo de PAULO , DE DEUS e de todos os que disciplinam alguém, não é destruir uma pessoa , mas sempre recuperá-la, salvá-la, trazê- la a obediência das leis de DEUS. Paulo sugere aos líderes da igreja para que esta ou estas pessoas sejam afastadas daqueles que são HOMENS ESPIRITUAIS, para que aquela pessoa perceba o poder destrutivo de seu erro, até que esta pessoa possa voltar ao convívio da igreja santa de DEUS.
Hoje alguns líderes usam esta DISCIPLINA de várias formas, impedindo que a pessoa participe da santa - ceia, outros impedem a pessoa de assistir os cultos, outros impedem o pecador de ofertar e dizimar, outros afastam a pessoa do cargo a que pertence , podendo apenas assistir o culto.
Como as palavras de PAULO não são claras aqui, cada líder usa o critério que acha mais apropriado , só que alguns usam a DISCIPLINA como vingança, como forma de punir, esquecem estes que todos somos errantes e pecadores, e precisando do perdão e da misericórdia de DEUS. O mesmo líder que hoje disciplina um membro pecador sem misericórdia e perdão amanhã vai precisar da misericórdia da igreja por seus erros ou por erros de sua famîlia. Lembremos que o OBJETIVO de PAULO E DE DEUS é ensinar, corrigir, disciplinar com amor visando a SALVAÇÃO DO ESPÍRITO do pecador, esta é a MENSAGEM DA VINDA de JESUS ao mundo , ele veio MORRER por nossos pecados.


LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO......

A Cidade de Coríntios era famosa, como muitas cidades eram e são famosas hoje. A Babilônia era conhecida pelos seus jardins suspensos, Alexandria pelo seu centro cultural e biblioteca, Jerusalém era conhecida por sua religiosidade, Roma , conhecida por sediar os poderosos do mundo. O Rio de janeiro é conhecido por suas belezas naturais e alegria de seu povo, New York por ser cosmopolita e abrigar várias tribos, Washington é o centro do poder da América e do mundo. Coríntios era conhecida como a cidade do pecado, é uma sodoma e gomorra do novo testamento. Uma expressão muito usada com relação ao pecado lá era vamos CORINTIANIZAR, ou seja vamos pecar, praticar tudo o que a carne tem vontade de fazer.
Devemos levar em conta esta característica da cidade para entender a preocupação de Paulo e a maneira aparentemente rígida que ele trata o pecado aí, No Haiti por exemplo, pastores evangélicos praticam o VODOO, uma prática antiga deste país que a igreja cristão não conseguiu eliminar por completo.

O QUE É FERMENTO ?

O dicionário Aulete define FERMENTO como:
(fer.men.to)

sm.
1 Substância em que há agentes orgânicos capazes de provocar reações químicas em outras substâncias, us. na fabricação de bebidas alcoólicas (como a cerveja, o vinho), pães, bolos etc.
2 P.ext. Massa de farinha azeda que se mistura com outra massa de pão para fermentá-la
3 Fig. Aquilo que desenvolve ou faz crescer algo

[F.: Do lat. fermentum, i.]

Fermento biológico
1 Fermento resultante da multiplicação de fungo unicelular por fissão, ou brotamento.

O FERMENTO é uma massa de farinha AZEDA que se mistura com outra massa para fermentá- la, ou seja fazer crescer. Paulo informa que o PECADO , seja ele qual for, acaba influenciando NEGATIVAMENTE a MASSA ( igreja , comunidade cristã, tanto a congregação do pecador, como a Igreja como um todo). Paulo diz que devemos lançar fora O VELHO FERMENTO . Tem pessoas que se dizem cristãs, mas mesmo depois de tantos anos ouvindo pregações, estudos bíblicos, etc,, continuam da mesma forma que sempre foram, fofoqueiros, mentirosos, carnais, trambiqueiros, trapaceios, falsos, et.. é o VELHO FERMENTO no meio da NOVA MASSA ( NOVA NATUREZA , trazida por JESUS . Paulo diz ; “ COMO SOIS DE FATO SEM FERMENTO ). A vida que JESUS nos trouxe ao morrer na cruz, ou ao ser imolado na cruz, é uma vida em que O ESPÍRITO SANTO em nossa vida é que nos faz crescer espiritualmente, nos levando para DEUS , esta vida de oração, de santificação, de estudo bíblico, esta vida em que JESUS nos transformou em NOVA VIDA, para vivermos em novidade de vida, é uma vida sem o FERMENTO ( PECADO= tudo o que fazemos que DEUS diz para não fazermos, ou tudo o que não fazemos que DEUS nos manda fazer ).
Se DEUS nos manda orar e nã oramos , pecamos, se não crescemos espiritualmente, pecamos, se não pregamos o evangelho , pecamos, se nos iramos, se vivemos brigando com as pessoas, pecamos, se desejamos o bem do próximo, o carro do próximo, o sucesso do próximo, a casa do próximo, pecamos, pois desejamos o que não nos pertence. A páscoa de avaliarmos nossa vida e constarmos se nossa vida está sem fermento,sem pecados, pois podemos afetar nossas vidas e a vida de outras pessoas.

POR ISSO CELEBREMOS A FESTA .......

Paulo não está dizendo que não se deve CELEBRAR a festa da páscoa, mas eliminando o FERMENTO da MALDADE, DA MALÍCIA E QUALQUER TIPO DE PECADO, mas com os PÃES ASMOS ( PÃO ASMO é o pão sem fermento ) ou seja com UMA VIDA LIMPA e santa sem pecados.

Em síntese , a PÁSCOA é CELEBRADA por tres grupos de pessoas, OS NÃO RELIGIOSOS, OS JUDEUS e os CRISTÃOS, os antigos celebravam a PASSAGEM DO INVERNO PARA A PRIMAVERA, ou seja celebravam a passagem de um período de escuridão, chuva, neve, etc,, para um período de flores brotando, sol e luz. Os judeus CELEBRAM a PASSAGEM DE DOIS EVENTOS, a passagem da escravidão do EGITO para a liberdade na palestina, e a PASSAGEM pelo mar vermelho, onde seus inimigos morreram e todos eles sobreviveram pelo poder de DEUS. OS CRISTÃOS celebram a PASSAGEM de JESUS por suas vidas, passagem esta que trouxe a NATUREZA DE DEUS, paz, alegria, felicidades, amor, esperança, vida eterna, contato direto com DEUS, perdão de pecados, membrezia em sua igreja na terra, a presença do Espírito santo em suas vidas, e muito mais.......
Na páscoa CRISTÃ o animal símbolo não é o COELHO, mas o CORDEIRO, o CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo , que tira o fermento de nossa massa. Se o coelho é símbolo de produtividade, o CORDEIRO de DEUS é muito mais produtivo, pois em seus 33 anos de vida na terra, fez mais que todos os homens importantes da terra juntos, JESUS fez muito em pouco tempo, a qualidade de seu trabalho atravessa os tempos.
Vamos celebrar a festa queridos, não há problema em comermos chocolates ou coelhinhos, o que precisamos ter em mente, é que o mais importante desta festa é que JESUS não pode nunca ser esquecido. esta festa é uma oportundidade única para evangelizarmos nosssos filhos, amigos, familiares e etc... vamos dizer a todos , que a MELHOR VIDA do mundo está a disposição de todas as pessoas, e de GRAÇA.
desejo a todos uma FELIZ PÁSCOA , sem fermento, com muita paz e felicidades.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home