JN Ministries

Sunday, December 19, 2010

SOMOS RESPONSAVEIS POR NOSSOS ERROS

JN Ministries : Pr. Julio Neris
Série : Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 27 de novembro de 2010
Hora : 3:00 pm as 6:00 pm- 3 horas
Tema: Somos responsáveis pelos nossos próprios erros
Texto: Gênesis 3: 12


“ Então disse o homem : A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi “. Gênesis 3:12

Caro leitor , neste maravilhoso texto, pediremos a DEUS que nos ilumine e ensine a viver melhor. A tônica deste artigo é procurar fazer as coisas certas, mas se por acaso errar, assumir o erro, pedir perdão e reparar o erro cometido.
O exemplo bíblico que temos é o dos pais da raça humana, Adão e Eva, quando avaliamos a vida deles, observamos que tudo o que vemos hoje nos humanos tem vínculo com a vida deles.


MAS A SERPENTE, MAIS SAGAZ QUE TODOS OS ANIMAIS SELVÁTICOS QUE O SENHOR DEUS TINHA FEITO, DISSE À MULHER: É ASSIM QUE DEUS DISSE: “ NÃO COMEREIS DE TODA A ÁRVORE DO JARDIM ? “v.1

Com este texto começamos nossa reflexão bíblica, este texto é um link, um divisor de águas no relacionamento do homem com seu criador, pois até este momento, a única voz que se fazia ouvir no Éden era a voz de DEUS, parecia que o mal não existia, apenas parecia, pois a bíblia informa em outros textos que antes da criação da raça humana, satanás e os seus demônios já não estavam mais nos céus, eles vagavam pelas regiões celestiais, até que vieram ao único planeta onde existe vida humana.
Como estudioso eu me pergunto, porque satanás não foi para marte, saturno, ou outros planetas ou galáxias, penso que a resposta é simples , ele veio para a terra, pois a terra é o lugar onde existem seres humanos, a obra prima da criação de DEUS , e como um ser invejoso e cheio de malignidade, ele tem como objetivo destruir o que para Deus tem uma importåncia muito grande, os seres humanos.



MAS A SERPENTE...........

Caro leitor, observe que estamos falando de satanás, mas não é ele quem aparece, mas alguém em seu lugar, um representante, um marionete, um ser dominado por ele para cumprir seus objetivos, este detalhe é de uma importância enorme, pois esta característica ele tem usado através dos tempos, ele está por traz de toda a maldade que ocorre na terra, mas a implementação de seus planos tem sido realizada por outros seres humanos , também criados por DEUS mas que não se permitem seres dominados por DEUS.
O que tem a ver a serpente com satanás ? pelo que observamos pelo texto, a serpente aqui não rastejava, pois o verso 14 diz que a punição recebida pela serpente seria o de RASTEJAR , portanto naquele contexto a serpente poderia rastejar um pouco mas boa parte do tempo ficava de pé, já vi uma serpente hoje fazer isto, a naja da Índia, existem momentos em que esta serpente fica literalmente de pé, todas as vezes que a vejo fazendo isto em filmes ou documentários, minha mente é levada para Gênesis 3.
Porque satanás não apareceu fisicamente ? porque ele faz parte de outra categoria de seres, os seres espirituais sem corpo humano. Os seres humanos também são seres espirituais, pois tem ALMA, CORPO E ESPÍRITO, os anjos são seres espirituais ( INVISÍVEIS ) mas alguns foram vistos na bíblia, foram vistos porque DEUS permitiu que eles fossem vistos com algum tipo de corpo criado especialmente para eles. Alguns retratam satanás hoje como um ser vermelho com um tridente na mão , mas este não é a melhor foto dele, satanás é um ser que foi criado por DEUS , Deus não criou Lúcifer e não Satanás, Lúcifer vivia nos céus ,como querubim, e cuidava da música nos céus, mas ao se rebelar contra DEUS perdeu tudo o que tinha, mas a inteligência que possuia foi usada a serviço de outros objetivos, o do mal.
MAS A SERPENTE , só porque a serpente foi usada por satanás para enganar Eva, Eva ainda era responsável por seus erros. Eva tinha A PALAVRA EXPRESSA DE DEUS , que no tempo não era escrita , pois a bíblia ainda não tinha sido escrita, mas tinha a PALAVRA que ao ser ouvida, jazia em seu coração. Muitas pessoas hoje cometem erros, pecados, crimes , etc... e dizem que erraram porque não sabiam que aquilo que faziam era errado. Caro leitor, todos os seres humanos foram criados a IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, portanto carregam características de DEUS em si, e a LEI de DEUS está em seus corações. Será que é preciso alguém nos ensinar a não matar, não roubar, não sequestrar ? qualquer pesssoa em qualquer lugar do mundo já nasce com este conhecimento, ao estudar a Bíblia sagrada somos lembrados de quem somos, CRIATURAS DE DEUS , e o que DEUS espera de nós que o SIRVAMOS e ajudemos o próximo que precisa de nossa ajuda.
Somos responsáveis por cada palavra que dizemos, por cada coisa que fazemos, portanto precisamos PENSAR antes de dizer qualquer coisa que OFENDA outra pessoa, precisamos PENSAR antes de fazer algo que cause mal a outra pessoa, e porque devemos tratar bem o ser humano ? porque o ser humano com o qual lidamos , também é CRIATURA DE DEUS , criado a sua imagem e semelhança, se tratamos bem as pessoas, mostramos que AMAMOS a DEUS que as criou, se tratamos mal as pessoas, mostramos que não valorizamos o ser humano criado por DEUS.

ENTÃO DISSE O HOMEM: A MULHER QUE ME DESTE POR ESPOSA, ELA ME DEU DA ÁRVORE E EU COMI . v. 12

Entre o aparecimento da SERPENTE no verso 1 e as palavras de Adão no verso 12 ,algumas águas já rolaram e precisamos avaliar o que aconteceu. Satanás usando a serpente convenceu a Eva a comer do fruto da árvore que estava no MEIO DO JARDIM, fruto este proibido por DEUS. É Interessante observar que Eva sabia exatamente qual era a árvore probida, pois no verso 16 DEUS diz: “ e lhe deu esta ORDEM : de toda árvore do JARDIM , comerás LIVREMENTE , mas da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL , não comerás, PORQUE no DIA em que dela COMERES , certamente MORRERÁS “. Deus não disse a localização da árvore, somente disse o que a árvore representava ( MORTE , SEPARAÇÃO DE DEUS, CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL ). Eva sabia exatamente onde a árvore estava localizada, pois disse a serpente que a árvore proibida estava NO MEIO DO JARDIM . Este detalhe é de extrema importância para todos os seres humanos hoje, pois todos os seres humanos nascem com a capacidade de saber o que é bom e o que é mal mesmo sem ter uma religião para professar. Todos sabemos que não podemos ferir nem matar outro ser humano, sabemos que não devemos mentir, sabemos que existe um SER SUPERIOR criador de tudo e de todos.


CUIDADO COM A CURIOSIDADE.....

Eva conhecia a ORDEM DE DEUS , sabia que a árvore proibida estava no MEIO DO JARDIM, mas ficou curiosa para experimentar algo diferente. Hoje muitas pessoas entram em problemas pela curiosidade, sabemos que uma vida saudável, com exercícios físicos nos manterá muitos anos vivos, mas alguns por curiosidade, experimentam as drogas e ao entrar num mundo desconhecido, com forças espirituais atuando por traz, acabam não tendo forças para voltar atraz.
` Deus nos criou com inteligência e com capacidade de dizer sim ou não para o mal, as escolhas que fazemos definem o que seremos no futuro. Alguns dos problemas que algumas pessoas tem na vida , dizem respeito a curiosidade. Enquanto ser curioso não é um problema, pois curiosidade implica desejo de conhecer novas coisas, mas existem algumas coisas na vida que podem ser perigosas, por exemplo, as drogas, os jovens dizem que entraram nas drogas por curiosidade, por desejo de saber se os efeitos das drogas em suas vidas eram os mesmos ditos por seus amigos. Algumas pessoas dizem que errar é humano e que devemos errar na vida para aprender com nossos erros, enquanto é verdade que errar é humano, evitar erros também é humano, pois quanto menos errarmos na vida, melhor vida teremos.
Eva ficou curiosa para ver se os efeitos da desobediência eram os que a serpente tinha dito. Deus disse que se comessem MORRERIAM a Serpente disse que não, disse que se eles comessem eles não morreriam , segundo a serpente os seus OLHOS abririam e que eles seriam como DEUS , conhecedores do bem e do mal. Caro leitor, observe a tentação, DEUS disse uma coisa e a SERPENTE disse o contrário, DEUS disse que moreriam e a serpente disse que eles seriam como DEUS , conhecedores de todos os aspectos da vida, ou seja conheceriam o BEM, a bondade, a amizade, a felicidade, o amor, a esperança a fé, etc,, mas também conheceriam o MAL, ou seja a inveja, a cobiça, a mentira, a falsidade, a morte, etc...
Eva foi tentada, ou seja seduzida, o diabo , através da serpente em nenhum momento a obrigou a nada, apenas apelou para seus DESEJOS. Eva VIU que a árvore era boa para se comer ( SEGUNDO A SERPENTE ) e agradável aos OLHOS , para dar ENTENDIMENTO ( SEGUNDO A SERPENTE ) tomou do fruto e comeu, e deu também a Adão que comem.

A IRRESPONSABILIDADE DE ADÃO....

Adão foi o PRIMEIRO ser CRIADO por DEUS, Eva foi o segundo ser, ele foi criado da terra, Eva foi criada apartir de Adão, portanto Adão recebeu uma grande responsabilidade, a de cuidar do Jardim do Éden, e de sua família, ouvindo SOMENTE a voz de DEUS o seu criador e a de mais ninguém. No verso 16 , ele recebeu ORDEM EXPRESSA de DEUS para não comer da árvore do CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. Adão CONHECIA O BEM, ou seja DEUS e toda a sua bondade, DEUS mostrou o BEM para Adão criando - o, dando - lhe uma companheira, dando lhe uma morada, o jardim do Éden, dando - lhe comida , permintindo - lhe que comesse de toda a árvore do jardim, e a presença de DEUS que o visitava no jardim na viração do dia. O que mais Adão precisava ? ter o bem era o suficiente para Adão, da mesma forma é para todos nós hoje.
Quem ficar curioso para CONHECER O MAL, certamente vai acabar se aprofundando em águas perigosíssimas , que vai levar a pessoa a se afastar cada vez mais de DEUS. DEUS representa o BEM e satanás representa o mal. O mal foi gerado no interior de Lúcifer, quando ele ainda estava nos céus, como o céu não é lugar para o mal , Lúcifer e todos os anjos que optaram pelo MAL , foram expulso dos céus, mas o mal agora fazia parte da NATUREZA deste novo ser, que não mais era Lúcifer, mas sim diabo ou satanás. O mal que fazia parte dele, ele trouxe para a terra para implantar nos seres humanos, e o diabo não esperou muito para atacar a raça humana, ele foi seduzir o primeiro ser humano criado por DEUS.
Ao comer do fruto proibido, Adão e Eva passaram a ENXERGAR com OLHOS ESPIRITUAIS o que antes eles não viam, antes eles andavam nus no jardim e não tinham vergonha, mas depois de comerem a fruta eles ficaram com vergonha de seus órgãos sexuais expostos, e quizeram se cobrir com folhas de figueira. Antes eles ouviam a voz de Deus e se alegravam, depois de comerem do fruto, ao ouvirem a voz de DEUS , eles “ tentaram “ se esconder da presença de DEUS.

COMO ADÃO SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSOS ATOS....

Adão comeu da fruta que Eva comeu sem contestar nada. Ele sabia das ordens de DEUS e poderia ter impedido Eva de comer, mas além de não impedir, ainda comeu da fruta também. Esta atitude não iria passar em branco, porque ? porque vivemos nesta terra sob a égide, sob um governo, o governo de DEUS , e tudo o que fazemos temos que prestar contas a ELE, DEUS é chamado no verso 8 de SENHOR , Adão era servo do SENHOR do universo e tinha que prestar contas do que fez a DEUS.
hoje não é diferente, estamos na terra pela vontade de DEUS , nascemos e crescemos e somos responsáveis por nossos atos, por isto DEUS nos deu uma mente para pensarmos.Somos responsáveis por nossas atitudes e somos responsáveis pelas pessoas que estão sob nossa responsabilidade. Enquanto nossos filhos são menores é nosso dever instruí- los , ensiná - los o caminho do BEM. devemos ensiná - los a CONCECER O BEM. Devemos ensiná - los a amar a DEUS , a buscar a DEUS , a cuidar de si mesmos, de cuidar do próximo, devemos ensiná - los a serem honestos, fiéis, trabalhadores, responsáveis, devemos ensiná - los a respeitar os mais velhos, respeitar as outras pessoas, devemos ensiná - los a se afastar do mal.
Tudo o que fizermos tem alguma consequência, tudo o que plantamos colhemos, se plantamos amor teremos pessoas amadas ao nosso redor, se plantamos o ódio , colheremos a falta de amizade , se plantamos respeito seremos respeitados, mas se tratamos mal as pessoas, estas pessoas não farão parte de nosso grupo. Se comemos corretamente, evitando gorduras e nos exercitando , seremos saudáveis e viveremos mais tempo, se palantamos o sedentarismo seremos obesos e doentes. Se plantamos uma vida de drogas , colheremos o vício e a escravidão. Nunca poderemos culpar ninguém pelos nossos erros, somos os responsáveis por tudo o que acontece conosco.


A MULHER QUE ME DESTE POR ESPOSA, ELA ME DEU DA ÁRVORE E EU COMI ........v. 12

Muitas pessoas hoje culpam as outras pelos seus erros, algumas mulheres e homens que não honram seus casamentos costumam dizer : “ eu traí meu parceiro ou parceira, por que ele ou ela não me davam o que o outro me deu “. Alguns que se drogam dizem : “ eu fui para as drogas por que o meu amigo me ofereceu, a culpa é dele”. os que causam acidentes nas ruas embriagados dizem : “ a culpa é da fiscalização, que não me impediu de sair com meu carro “. as mulheres que se prostituem dizem: “ eu me prostituo, porque o governo não me dá trabalho, eu me prostituo porque preciso sustentar meus filhos”.
O primeiro passo para uma mudança de rumo na vida de uma pessoa, é reconhecer seus erros ,suas fraquezas. Quem reconhece suas fraquezas , demonstra que não é DEUS e sim um ser humano, como ser humano, podemos melhorar a cada dia, JESUS é O MODELO de homem perfeito, e podemos a cada dia olhar para ELE ser uma nova criatura.
Adão quiz arrumar DOIS responsáveis por seus erros, PRIMEIRO ele culpou a DEUS , ele insinuou que se DEUS desse uma esposa melhor para ele, nada daquilo teria acontecido, depois culpou a esposa, que deu a ele o fruto proibido.
Muitas pessoas hoje tentam culpar a DEUS pelos males do mundo, mas DEUS é o principal responsável pelo BEM do mundo, tudo de bom que existe vem DELE. A vida, o ar, a água, o planeta terra, a alegria, a paz, a felicidade, a vida eterna, etc... o mal vem de satanás e de todos os que o acompanham, se alguém quer se afastar do mal deve se achegar ao bem, ou seja a DEUS.
Adão tentou fugir de suas reponsabilidades da mesma forma que milhões de pessoas hoje, mas não adianta fugir de suas responsabilidades. no verso 17 vemos as consequências do erro de Adão. vejamos: “ e a Adão disse: visto que atendeste a voz de tua mulher ( E NÃO A VOZ DE DEUS ) e comeste da árvore, que eu te ORDENARA não comesses, MALDITA É A TERRA POR TUA CAUSA, EM FADIGAS OBTERÁS DELA O TEU SUSTENTO , DURANTE OS DIAS DE TUA VIDA, ELA PRODUZIRÁ TAMBÉM CARDOS E ABROLHOS, E TU COMERAS ERVA DO CAMPO. NO SUOR DO ROSTO COMERÁ O TEU PÃO, ATÉ QUE TORNES A TERRA, POIS DELA FOSTES FORMADO, POIS TU ÉS PÓ, E AO PÓ TORNARÁS”. Genêsis 3: 17,18,19

Nossos erros não afetam somente agente, um marido ou esposa que trai , afeta os filhos, o parceiro traído, a DEUS , a sociedade. Um jovem que se droga destróis os sonhos que se esperam de um jovem, destrói a alegria da família, um embriagado no volante, pode matar pessoas, destruindo famílias, Adão afetou o PLANETA TERRA como um todo com seu erro, a terra foi AMALDIÇOADA por causa dele, veja o efeito do MAL aqui. Amaldiçoar significa : “ DIZER COISA MÁS” enquanto que ABENÇOAR é dizer COISAS BOAS. DEUS teve que dizer coisas ruins sobre a terra. No jardim do Éden antes da queda , a terra dava tudo o que Adão e sua família precisava sem nenhum esforço, mas por causa do pecado, a terra seria dura com eles, se Adão quizesse sobreviver da terra , teria que trabalhar duro nela , esta mesma terra receberia Adão depois de sua morte, pois DEUS criou Adão apartir da terra, quando seus dias terminassem, o corpo de Adão seria ENTERRADO, ou seja lançado na terra.

Caro leitor, neste texto de reflexão, eu e voce precisamos pensar no que pensamos , falamos ou fazemos. Vamos buscar a DEUS, vamos buscar o BEM, vamos nos afastar do mal, e de toda curiosidade maligna, vamos assumir nossos erros e nunca ficar culpando os outros por nossas falhas. Que DEUS abençoe voce e sua família.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home