JN Ministries

Sunday, September 26, 2010

NAO ANDEIS ANSIOSOS PELA VOSSA VIDA

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 26 de setembro de 2010
Hora: 11:00 AM as 1:00 PM
Tema: Nao andeis ansiosos pela vossa vida
Texto: Lucas 12: 22-34

“ a seguir dirigiu-se JESUS aos seus discípulos, dizendo: Por isso eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes. Observais os corvos, os quais não semeiam nem ceifam, não tem despensa nem celeiros; todavia DEUS os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves !
Lucas 12: 22, 23 ,24

Neste artigo estaremos abordando um assunto muito importante, que tem tirado o sono, a paz, a alegria e abalado a fé de muitas pessoas. Quem sabe um de nossos leitores neste momento está ansioso por algum motivo na vida ? depois de ler este artigo, certamente sua vida não será a mesma, a ANSIEDADE será substituída pela CONFIANÇA plena em DEUS. Que DEUS nos abençoe ao meditar em sua palavra.


A SEGUIR , JESUS DIRIGIU-SE AOS SEUS DISCÍPULOS ....

A palavra “ A SEGUIR “ vincula o que foi dito anteriormente e o que JESUS quer ensinar agora, em outro artigo já meditamos sobre os versos anteriores, dos versos 13 a 21, JESUS ensina a um homem AVARENTO preocupado somente na herança que estava com seu irmão e não havia sido dividida, ele pediu a intervenção de JESUS para que a herança chegasse as suas mãos, JESUS replicou perguntando a ele quem o tinha constituído como JUIZ entre ele e seu irmão, mas JESUS aproveita o gancho e começa a ensiná - lo sobre o CUIDADO que o ser humano deve ter com a AVAREZA, dizendo que a VIDA de um homem, não consiste na ABUNDÂNCIA dos BENS que ele possui, e JESUS com a simplicidade de sempre, explica teologia usando uma parábola, a parábola do homem RICO, que estava preocupado somente em enriquecer cada vez mais, produzindo, quebrando o celeiro, para construir um maior , para cada vez ter mais bens materiais, só que ele tinha esquecido de colocar DEUS nos seus projetos, e o plano de DEUS para a vida dele é de que seus dias na terra terminariam naquela mesma noite, como depois daquela noite em que ele arrasoava com ele mesmo, este ex- homem rico, não aparece mais no texto bíblico, e JESUS então se dirige aos SEUS DISCÍPULOS , a parábola serviu para o homem rico, que não sabemos se se arrependeu de sua AVAREZA ou não, mas também a parábola serve para todos os discípulos de JESUS de todos os tempos.
Discípulo é o aluno, aquele que aprende com um mestre. Buda, Maomé, Confúcio e outros líderes tem discípulos, pessoas que acreditam em seu trabalho e idéias e vivem para divulgá- las e também para alcançar novos discípulos.
Jesus se direciona aos seus discípulos por que estas pessoas dizem amá- lo e confiam NELE, e querem serví- lo divulgando suas idéias e trabalho. Cada uma das pessoas que lêem este artigo de alguma forma ou são discípulos declarados de JESUS ou apenas simpatizantes, o importante é se aproximar cada vez mais de JESUS, fazendo com que a nossa vida seja cada vez mais cheia de paz e felicidade.


POR ISSO EU VOS ADVIRTO ; “ NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELA VOSSA VIDA “...

Duas palavras chamam a minha atenção aqui, a primeira é ADVIRTO .Vejamos o que o dicionário Aulete diz sobre o assunto.
(ad.ver.tir)

v.
1 Fazer advertência ou censura branda (a); REPREENDER [td.: O chefe advertiu o funcionário.] [int.: Cabe aos pais advertir quando necessário.]
2 Avisar, informar (algo ou alguém, algo a alguém ou alguém de algo). [td.: A meteteorologista advertiu que havia possibilidade de fortes chuvas.: Está a par porque o adverti.] [tr. + para: O engenheiro advertiu para o risco de obras feitas às pressas.] [tdi. + a, de: Advertiram -no dos riscos daquela escalada.: Advertiu ao cliente que a loja estava fechada.] [int.: Não havia uma placa para advertir.]
3 Inferir, concluir, deduzir. [td.: Depois de muito pensar, advertiu que seria possível.]
4 Fazer ver ou reparar, atentar, perceber. [td.: advertir os pormenores.] [tdr. + de: Os desmaios advertiram -na da possível gravidez.] [tr. + de: Advertiu -se de que já era adulta.] [td./ tr. + em: Não advertia as/ nas consequências dos seus atos.]

[Etim.: Do lat. advertere.]

Ao advertir seus discípulos, JESUS está CENSURANDO , INFORMANDO , CONCLUINDO, FAZENDO VÊ- LOS OU REPARAR num assunto de extrema importância para eles . JESUS é o SENHOR DO UNIVERSO, como pode alguém CRER NELE e viver ansioso ao mesmo tempo. Ou uma coisa ou outra, um tem que eliminar o outro, pra JESUS a FÉ tem que eliminar a ANSIEDADE .
A segunda palavra que me chama a atenção é : “ PELA VOSSA VIDA “ . O que é a vida de uma pessoa, é o perío do de existência desta pessoa, todos os espíritos são eternos, mas a vida da pessoa na terra começa com o NASCIMENTO e termina com a MORTE . Ansiedade não se leva para a eternidade, é o modus vivendi ( MODO DE VIVER ) de pessoas que estão na terra. Não adianta acender velas , fazendo orações para os mortos, para que eles se purifiquem no PURGATÓRIO, ou que sejam iluminados e felizes na outra vida, depois da morte , o assunto é com DEUS, ele direcionará cada um para o seu lugar devido.
Jesus quer dizer que a vida é tão imprevisível que não podemos perder tempo com ANSIEDADE. Existem pessoas que passam quase toda a sua existência ANSIOSAS, trazendo inúmeras enfermidades e vivendo sem qualidade, estas pessoas poderiam estar vivendo com a qualidade de vida que JESUS quer para todas as pessoas. Observe que JESUS não está pedindo, está ordenando a seus discípulos a CONFIAR em DEUS, a obra de JESUS na terra só tem sentido se as pessoas confiarem em DEUS, portanto a ANSIEDADE deve ser eliminada completamente de nossa vida.

QUANTO AO QUE HAVEIS DE COMER... DE VESTIR , PORQUE A VIDA É MAIS DO QUE ....

Como sempre JESUS age como um mestre , um Rabi, um Rabã, que tem sempre a preocupação em ENSINAR as pessoas. JESUS explica o que é a ANSIEDADE na prática, estar ansioso é dar MAIS valor a algumas coisas e não dar o verdadeiro valor ao que precisa ser valorizado. Entre a comida, as roupas, o carro, a casa, a fama, o sucesso financeiro, e a VIDA , qual é o mais importante ? para DEUS é a vida, o curto período de tempo que vivemos na terra, para algumas pessoas é a comida, a vestimenta, o carro, o dinheiro, os amigos, a fama, o sucesso. A comida e a roupa é importante ? sim DEUS nos colocou neste planeta, e antes de nos criar , criou a infraestrutura para que pudéssemos viver aqui, no universo o único planeta que tem vida é a terra. Deus criou a água, as plantas , os animais, etc... Se não nos alimentarmos sairemos desta planeta mais cedo, por isto a busca pelo alimento e sobrevivência é uma ordem de DEUS. Genêsis 3; 19, diz: “ no suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela fostes formado, porque tu és pó e ao pó tornarás “.
Portanto buscar o sustento honestamente com seu trabalho é o destino de todos os que vieram depois de Adão, mas quando esta busca passa para a busca da riqueza desenfreada, sem levar em conta a vontade de DEUS , acaba trazendo ANSIEDADE , ou seja uma busca incessante de coisas que só servem para alimentar o ego e que efeito nenhum terá para a VIDA TERRENA E ETERNA desta pessoa.

OBSERVAI OS CORVOS , OS QUAIS NÃO SEMEIAM NEM , NEM CEIFAM .... TODAVIA DEUS OS SUSTENTA..

Eliminar a ansiedade é uma questão de mudar o foco de nossas observações. O ANSIOSO , vive a observar a vida alheia e ambiciona ter a vida que o outro tem. Ele vê o vizinho comprando um carro do ano, ele se puder vai comprar o mesmo carro do ano seguinte. Ele vê um colega de trabalho viajando para o Caribe, ele mesmo sem ter dinheiro no momento, usa o cartão de crédito para ir para o Caribe também. Ele vê o seu parente comprando uma casa duplex ou triplex, então ele esquece a casa bonita e confortável que tem para comprar um duplex ou triplex, pois segundo ele, o outro parente não pode ser mais bem sucedido do que ele. Observe caro leitor, como a ANSIEDADE não anda sozinha ela traz suas amigas, a inveja, a cobiça, a falsidade, etc....
Jesus ADVERTE seus discípulos a não planejar sua vida olhando para o sucesso de outras PESSOAS , mas para dar uma olhada no mundo animal, em seres criados por DEUS , mas que não valem mais do que o ser humano. Ele diz para olharmos para os corvos, eles não semeiam, nem ceifam como os nossos agricultores da terra fazem para que o sustento venha da terra, os corvos são sustentados durante sua vida na terra por DEUS, DEUS está preocupado com cada corvo, cada planta, cada ser criado, porque não estaria preocupado com VOCE caro leitor, DEUS ama voce, DEUS criou voce, DEUS quer o seu sucesso, DEUS quer ver voce feliz e completo, mas ansiedade tem impedido disto acontecer na vida de algumas pessoas.

QUAL DE VÓS , POR ANSIOSO QUE ESTEJA , PODE ACRESCENTAR UM CÔVADO AO CURSO DE SUA VIDA ?...

A ansiedade tem produzido outro problema, o da beleza física e do prolongamento da vida na terra. Milhões de pessoas hoje, gastam milhões de dólares para ter um rosto igual o de uma celebridade ou o corpo igual a de algum atleta. Com o uso de medicamentos, exercícios, etc, muitos querem impedir que a velhice chegue, e consequentemente a morte. A pergunta de JESUS é a ANSIEDADE pode acrescentar algum dia de vida a uma pessoa ? quem controla a vida da pessoa? é a pessoa ou DEUS ? Vejamos o que é côvado. (cô.va.do)

sm.
1 Ant. Medida antiga de comprimento, equivalente a 66cm.

[F.: Do lat. cubitus, i, pelo port. medv. côbedo.]

Um côvado equivale a 66 cm, ninguém consegue acrescentar nenhum centímetro, ou melhor nenhum minuto de vida a sua vida, o controle total da vida de uma pessoa pertence a DEUS , lembra da parábola anterior , do homem rico? ele pensou que viveria muitos anos, mas não sabia que DEUS o levaria naquela mesma noite. A ansiedade traz outra companheira, a arrogãncia, a soberba, a falta de respeito para com o criador. Por alguns acreditarem que o ser humano “ evoluiu “ do macaco, homo sapiens, etc... para o ser humano que é hoje, eles pensam que não precisam de DEUS para nada, eles pensam que podem continuar evoluindo , evoluindo, evoluindo, só que esta não é a verdade que constatamos diariamente, vemos pobres e ricos sendo enterrados depois de mortos, vemos a humanidade com fome, vemos guerras e mais guerras, e muitos outros exemplos de retrocesso e não de evolução. JESUS sim, é que eleva o homem, o tira da condição de pecador e o coloca por ADOÇÃO na família de DEUS , colocando o ESPÍRITO SANTO no coração de cada discípulo, trazendo a paz e felicidade.
Jesus disse no verso 26, que se uma pessoa não consegue acrescentar 66 cm ou parafraseando um minuto a mais para a sua vida, porque ficar ansioso pelas coisas que dependem da vida. A vida é mais importante do que as coisas, se temos vida aproveitamos as coisas da vida, se não temos poder para saber quanto tempo de vida teremos, a ansiedade pelas demais coisas não tem sentido.

OBSERVAI OS LÍRIOS, ELES NÃO FIAM NEM TECEM....NEM SALOMÃO SE VESTIU COMO ELES......v. 27

Mais uma vez JESUS adverte para que olhemos para a natureza, mas temos cuidado para não olhar erradamente para a natureza. Existem pessoas que olham tanto para a natureza, que acabam considerando - a a “ CRIADORA “, alguns a chamam de “ mãe natureza “ como se ela fosse esposa de DEUS , o “ pai criador” . Tem gente que adora as plantas, os animais, as nuvens,etc... a natureza é parte da criação, JESUS diz para olharmos para a natureza, para que possamos enxergar o CRIADOR. Os lírios e todas as plantas da natureza tem cada uma a sua própria beleza dada pelo criador. Nem Salomão como rei, com toda a glrória de seu reino, jamais se vestiu como eles.
No caso dos CORVOS , JESUS enfatizou o SUSTENTO que DEUS dava a eles, quanto aos LÍRIOS , JESUS enfatiza o ORNAMENTO, A BELEZA, AS VESTES . O DEUS é o mesmo, DEUS sustenta o corvo e veste o lírio, o mesmo DEUS que nos sustenta ( alimento ) e que nos dá vestimenta ( roupa, vestes, carro, casa, carreira, esposa, filhos, etc...).````````````````````````

ORA SE DEUS VESTE ASSIM A ERVA ..........QUANTO MAIS VÓS , HOMENS DE POUCA FÉ . v28

Observe caro leitor a humildade de JESUS expressa o tempo todo. Ele nunca se refere a ELE mesmo, mas se refere a DEUS ( PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO ). Esta trindade unida age em favor da humanidade. JESUS disse que se DEUS veste a erva que hoje está no campo e depois será queimada, QUANTO MAIS Deus cuidará do ser humano, homem de POUCA FÉ.
Observamos mais uma companheira da ANSIEDADE, a INCREDULIDADE , quem é ansioso, vive em busca das coisa da vida, com sua própria força, confiando em si mesmo, estas pessoas confiam , mas confiam em si mesmas, são pessoas de POUCA FÉ. FÉ é a capacidade de confiar, quando confiamos em nós, confiamos POUCO, por isto realizamos POUCO, mas quando CONFIAMOS 100 % em DEUS , a confiança é PLENA, é TOTAL, o resultado desta FÉ é certa.

NÃO VOS ENTREGUEIS A INQUIETAÇÕES.... v. 29

A ANSIEDADE traz mais uma companheira, a INQUIETAÇÃO .Vejamos a sua definição: (in.qui:e.ta.ção)

sf.
1 Estado do que se acha inquieto, agitado: A inquietação do mar.
2 Estado de desassossego que impede a paz, o repouso, o cumprimento de um dever etc.; AGITAÇÃO; NERVOSISMO: Sentia uma inquietação que não o deixava trabalhar.
3 Estado que revela inquietação moral ou intelectual: Vivia imerso em inquietações filosóficas.

[Pl.: -ções.]

[F.: Do lat. inquietatio, onis. Sin. ger.: inquietude.]

O inquieto é a pessoa AGITADA , sem sossego sem paz e e repouso. Muitas pessoas vivem assim, estressadas, ansiosas, inquietas, sem sono, sem paz, sem alegria, e tudo por culpa delas mesmas, escolheram não confiar em DEUS , e colhem o resultado desta escolha. Caro leitor, se voce confiar em DEUS , certamente boa parte de seus problemas serão resolvidos.

PORQUE OS GENTIOS ... É QUE PROCURAM ESTAS COUSAS ....MAS VOSSO PAI SABE QUE NECESSITAIS DELAS.. v. 30

JESUS aqui faz a distinção entre dois grupos de pessoas. OS SEUS DISCÍPULOS e os GENTIOS. Gentio é uma expressão usada para todas aqueleas pessoas que não fossem membras da comunidade judaica, da mesma forma que os romanos chamavam de BÁRBAROS , todos os que não eram romanos. Gentio para JESUS são todos aqueles que nãs são seus discípulos, que não confiam em DEUS.
Jesus diz para as pessoas se posicionarem, ou estão do lado de DEUS e acreditam NELE, ou são gentios, incrédulos. Jesus diz que DEUS é PAI ESPIRITUAL dos que confiam NELE . DEUS é o criador de todas as pessoas, mas é pai daqueles que permitem ser cuidados por ELE, daqueles que fazem parte da famíia de DEUS através da conversão, do reconhecimento que JESUS é o SENHOR de suas vidas. JESUS diz que DEUS PAI sabe de tudo o que necessitamos , e se ELE sabe , ELE vai fazer chegar as nossas mãos, A ANSIEDADE traz a inquietação pela busca de coisas que as pessoas PENSAM que precisam, a FÉ traz as coisas que DEUS sabe que PRECISAMOS.


BUSCAI ANTES DE TUDO O SEU REINO, E ESTAS COUSAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS. v. 31

Jesus diz que devemos buscar as coisa na vida. Devemos estudar, trabalhar, sonhar, realizar nossos sonhos. DEUS sabe do que precisamos e vai nos suprir, mas tem coisas que nós temos que fazer, para que as coisas aconteçam em nossa vida. Se alguém quizer ser advogado, esta pessoa tem primeiro que fazer os curos, primário, segundo grau, cursinho preparatório, encarar o vestibular, depois tem que estudar 4, 5, ou 6 anos, depois tem que lutar para ser um profissional competente. Se uma pessoa quizer ter uma família, tem que encontrar uma pessoa, namorar, noivar , casar e prosseguir tendo filhos. Tem coisas que nós temos que fazer. Tem muitas coisas que temos que BUSCAR na vida. JESUS sabe disto, mas seu ensinamento é para que busquemos cada coisa dentro de PRIORIDADES.
Antes de buscarmos qualquer coisa na vida, precisamos BUSCAR o REINO DE DEUS, e as outras coisas SERÃO ACRESCENTADAS. O que é o reino de DEUS ? é o reino onde DEUS é o REI. A humanidade já teve vários reinos e reis. A babilônia teve como rei Nabucodonozor, os Macedônios tiveram Alexandre Magno, Os romanos tiveram Julio César. A inglaterra teve Henrique VIII. Veja o que o Aulete diz sobre reino. (rei.no)

sm.
1 Pol. País ou estado governado por rei ou rainha; MONARQUIA; REINADO.
2 Governo de um rei; REINADO
3 O conjunto dos súditos de um rei ou rainha: O reino insurgiu-se contra as novas leis.
4 Fig. Domínio em que alguém exerce grande poder ou influência: Ela está em seu reino nas entranhas da burocracia acadêmica.
5 Fig. Conjunto de seres ou coisas que compartilham certas características fundamentais, constituindo uma esfera, um domínio: no reino da fantasia.

[F.: Do lat. regnum -i. Hom./Par.: reino (fl. de reinar).]

Observe que reino pode ser um país ou estado governado por rei ou rainha, mas também é o conjunto de SÚDITOS , mas também é o DOMÍNIO exercido por este monarca. O reino de DEUS se destaca de todos estes por alguns motivos. Os reinos do passado todos já passaram e os que estão em atividade hoje um dia também passarão., O reino de DEUS continua em atividade até hoje. Os reinos terrestres são limitados geograficamente , por exemplo reino da babilônia, Grécia , roma , etc.. o reino de DEUS não tem esta limitação, se estende por todo o universo, o planeta terra faz parte deste domínio, Deus tem poder legítimo sobre o planeta e seus habitantes.
Os reinos do passado buscavam o domínio sobre outos reinos e usavam a guerra para estender estes domínios, o REINO DE DEUS usa a PAZ para alcançar vidas e LUTA somente contra as forças do MAL que desejam a destruição da humanidade.

JESUS diz que devemos ANTES buscar o REINO DE DEUS. Buscar o reino de DEUS é se unir com os SÚDITOS DE JESUS que estão espalhados por todo o mundo, que vão aos templos para juntos adorarem o REI e SENHOR DO UNIVERSO. Buscar o reino é também se arrepender de seus pecados, prestando contas a JESUS sobre sua vida. Buscar o reino é meditar nas LEIS DO REINO, ter uma bíblia e meditar e praticar diariamente também fará com que o reino de DEUS seja buscado por nós.
Quem dá prioridade ao REINO DE DEUS , verá as demais coisas na vida sendo ACRESCENTADAS por DEUS. Caro leitor, se voce tem vivido uma vida de ANSIEDADE , venha trocar esta vida por uma vida de paz e felicidade, venha confiar plenamente em DEUS .Que DEUS abençoe voce abundantemente.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home