JN Ministries

Tuesday, April 19, 2011

BEM AVENTURADO O HOMEM QUE TEME AO SENHOR

JN MINISTRIES; Pr. JULIO NERIS
Série : Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 18 de abril de 2011
Hora: 10: 40 pm as 12:40 = 2 horas
Local: Quincy, Ma, 02169
Tema: BEM AVENTURADO AQUELE QUE TEME AO SENHOR

“ Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos “. Salmo 128

Hoje vemos muitas pessoas tristes , desanimadas sem alegria de viver, para estas pessoas a bíblia sagrada tem o segredo da alegria, vamos começar com a
definição da palavra “ BEM AVENTURADO “ o dicionário Aulete diz:
(bem-a.ven.tu.ra.do)

a.
1 Que é feliz, que tem uma boa sorte. [ Antôn.: mal-aventurado.]
2 Teol. Que desfruta a felicidade celeste.

sm.
3 Aquele que é bem-aventurado (1 e 2).

[Pl.: bem-aventurados.]

Bem aventurado então é aquele que é FELIZ, que desfruta a FELICIDADE CELESTE . Aqui está o segredo da diferença entre os que encontram a felicidade na terra e os que encontram a felicidade nos céus, em DEUS , na palavra de DEUS .



BEM AVENTURADO É AQUELE QUE TEME AO SENHOR........

Para dar prosseguimento em nossa meditação, precisamos definir a SEGUNDA PALAVRA importante, a palavra é TEMER. O dicionário AULETE diz:
(te.mer)

v.
1 Ter medo ou receio (de); RECEAR. [td.: As crianças temem o bicho-papão.] [int.: Se você não tem culpa, não tema. Antôn.: destemer.]
2 Ter preocupação com; PREOCUPAR-SE. [tr. + por: A mãe temia pela saúde do filho.]
3 Ter respeito e obediência por. [td.: Temem a lei dos homens.] [tr. + a: Os piedosos temem a Deus.]
4 Estar quase convencido de; DESCONFIAR; SUSPEITAR. [td.: Temo que o gelo não será suficiente.]
[F.: Do lat. timere. Hom./Par.: tema (s) (fl.), tema (s) (sf. [pl.]); temes (fl.), Têmis (antr. e mitônimo fem.).]

Observe que existe quatro definições para esta palavra mas a que se encaixa no texto aqui, é a definição de numero 3, que diz que TEMER É ter RESPEITO E OBEDIÊNCIA POR ..........Portanto quem TEME A DEUS , tem RESPEITO por ELE ao ponto de OBEDECÊ-LO, muitos dizem que temem a DEUS mas não o obedecem, como podemos obedecer a DEUS ? Observando suas ordens na bíblia sagrada.
Se DEUS diz pra voce perdoar seus inimigos e voce obedece, voce teme a DEUS , se DEUS diz para ir e pregar o evangelho e voce obedece, então voce TEME a DEUS . Se DEUS na bíblia diz que voce tem que OBEDECER as AUTORIDADES , pois elas são ministros de DEUS e voce não obedece , então voce não teme a DEUS.
FELIZ é AQUELE QUE TEME AO SENHOR . A AUTORIDADE MÁXIMA DO UNIVERSO E de nossas vidas é DEUS, portanto se quizermos encontrar a VERDADEIRA E CELESTIAL FELICIDADE , então devemos TEMER AO SENHOR , ou seja respeitá- lo e obedecê - lo.


BEM AVENTURADO ....É O QUE ANDA NOS SEUS CAMINHOS ....... JESUS É O CAMINHO , A VERDADE E A VIDA.....

Confirmando a definição anterior, FELIZ é aquele que RESPEITA E OBEDECE a DEUS , em outras palavras é aquele que ANDA NOS CAMINHOS DE DEUS . Para descobrirmos os CAMINHOS DE DEUS , temos que encontrar o PRINCIPAL CAMINHO pelo qual alguém chega até DEUS, e a bíblia mais uma vez vai nos ensinar . João 14; 6 diz : “ respondeu- lhe JESUS : EU SOU O CAMINHO , E A VERDADE E A VIDA , ninguém vem ao PAI se não for por MIM “.
Caro leitor , para encontrarmos a verdadeira FELICIDADE precisamos encontrar o caminho. Se eu quizer ser um advogado eu preciso encontrar o caminho para me formar, preciso fazer o primeiro e segundo grau, preciso me inscrever em um vestibular, preciso estudar muito, depois de entrar na faculdade eu preciso estudar cinco anos e passar em todas as matérias, mas preciso continuar CAMINHANDO , preciso fazer a PROVA DA OAB , se eu passar nesta prova receberei a carteira VERMELHA e posso ser chamado de ADVOGADO . O caminho para realizar outros sonhos é semelhante, temos sempre que buscar o CAMINHO ou os CAMINHOS para chegar ao nosso sonho.
Se alguém almeja ter contato com DEUS precisa passar por JESUS , precisa conhecê-lo e reconhecê- lo como REI E SENHOR e precisa seguir os seus caminhos , ou seja suas direções que estão explícitas em nosso idioma na bíblia sagrada.

A ORAÇÃO , A MEDITAÇÃO BÍBLICA, E A FÉ SÃO CAMINHOS PARA DEUS

Já vimos que JESUS é o CAMINHO para DEUS, o ÚNICO CAMINHO PARA DEUS, quem conhece JESUS , certamente conhecerá DEUS CRIADOR, DEUS SALVADOR E DEUS HABITANDO dentro de uma pessoa, o ESPÍRITO SANTO, quem segue a JESUS vai continuamente ter acesso a DEUS pelos CAMINHOS DE DEUS , um destes caminhos é a ORAÇÃO, a oração é a possibilidade de uma pessoa conversar com DEUS e ser ouvido por ele, ao ponto de ver seus pedidos respondidos, quem ora comunga com DEUS, conversa, dialoga, expõe seus problemas, ansiedades , desejos, etc...
O salmista diz aqui que BEM AVENTURADO é o que anda nos seus CAMINHOS, quem anda no CAMINHO DA ORAÇÃO, certamente terá uma vida feliz . Caro leitor, voce tem conversado com DEUS ? não estou falando de somente chegar a DEUS para pedir, mas para DAR , a oração permite que agradeçamos a DEUS pelas nossas vidas, pelo alimento, pelo trabalho, pela família, pelos amigos, pela nossa casa, nosso carro e tudo o mais que temos. Algumas pessoas só utilizam a oração para pedir, e não agradecem a DEUS por tantos benefícios que ELE nos tem dado. Que possamos todos os dias separar um tempo para LOUVAR, ADORAR E GLORIFICAR a DEUS , ELE certamente é merecedor destes agradecimentos.
A MEDITAÇÃO BÍBLICA é OUTRO CAMINHO para chegarmos a DEUS , a BíBLIA SAGRADA é um presente de DEUS para a humanidade, por isto ela foi traduzida para muitos idiomas, nela sabemos quem nos criou, também sabemos que DEUS nos ama tanto que nos enviou JESUS para nos SALVAR , sabemos também na bíblia quem habita hoje em nosso coração, o ESPÍRITO SANTO, é a bíblia quem nos informa sobre o surgimento do mal, através de satanás, na bíblia vemos como DEUS usa pessoas para a divulgar seu amor, quem não se emociona como DEUS usou Abraão, Moisés, Elias, Eliseu, Josué, Davi, Paulo, Pedro e etc... ? Nosso relacionamento com relação a Bíblia sagrada deve ser de três formas, primeiro precisamos ler, mas a leitura precisa se aprofundar com o ESTUDO, mas precisamos mais do que LER, ESTUDAR , precisamos praticar os ENSINAMENTOS DA BÍBLIA. Quando DEUS diz que devemos amar a todos , inclusive nossos inimigos , se praticarmos este ensinamento, saberemos que a NATUREZA DE DEUS está em nós, quando a bíblia diz para nos afastarmos do mal e chegarmos perto de DEUS, veremos que estaremo longe do que vemos acontecendo todos os dias no mundo, como jovens drogados, maridos agressivos, filhos rebeldes, etc...Que possamos meditar na palavra de DEUS todos os dias.
A FÉ É OUTRO CAMINHO PARA DEUS

Hebreus 11: 6 diz que sem FÉ é impossível agradar a DEUS , porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS , creia que ELE existe e que se torna galardoador daqueles que o buscam.
FÉ é a capacidade de confiar, o ser humano para viver em sociedade precisa usar a fé. Acreditamos que ao entrar num taxi, ônibus, trem, avião, o motorista vai nos levar em segurança ao nosso destino, não conhecemos quem dirigirá este meio de transporte, mas ACREDITAMOS neles, chegamos até dormir durante a viajem, confiamos neles. Confiamos plenamente nas pessoas que fazem a comida que comemos em restaurantes, sentamos na mesa, pedimos nosso prato, quando chega comemos tranquilamente, não sabemos se alguém colocou algum veneno em nosso prato, confiamos neles e comemos tranquilamente. Estes são apenas alguns exemplos da fé que temos nas PESSOAS , em seres humanos que são falhos. Se somos capazes de CONFIAR nos humanos, porque não CONFIAR em DEUS ? naquele que nos criou, e que nos deu tudo o que temos. confiar em DEUS é mais do que pensar que confiamos, ou mais do que dizer que confiamos, a FÉ de DEUS tem que ser experimentada em nosso dia a dia, quando precisamos de alegria quando estamos tristes, ou quando precisamos de dinheiro, quando estamos desempregados, ou quando precisamos de cura quando estamos doentes. Quem usa a fé seguirá um CAMINHO para DEUS que nenhuma religião pode proporcionar .
Caro leitor, comece a CONFIAR PLENAMENTE em DEUS , acredite que o mesmo que criou o universo e que criou voce , é plenamente capaz de ajudar voce a vencer nesta vida cheia de desafios.

DO TRABALHO DE TUAS MÃOS COMERÁS, FELIZ SERÁS E TUDO TE IRÁ BEM... v. 2

Veja os benefícios de andar nos caminhos do SENHOR , voce será sustentado pelo seu próporio trabalho . Veja que promessa maravilhosa, DEUS nos coloca neste mundo e nos dá dons, capacidades. Uns serão médicos, advogados, engenheiros, vendedores, músicos, faxineiros, etc... voce com sua profissão, com seu talento chegará ao sucesso, voce vai poder sustentar sua família e ser FELIZ e TUDO te irá BEM.
Vale a pena confiar em DEUS , mesmo que estejamos enfrentando neste momento algum momento difícil , DEUS vai cuidar de cada um de nós. Caro leitor, talvez agora voce esteja doente, ou desempregado, ou enfrentando as drogas com algum filho, ou voce luta contra a depressão. Eu quero te dizer uma coisas muito imporante, que só DEUS pode dizer pra voce, não desanime, não desista da vida, aguente firme, TUDO IRÁ BEM com voce, DEUS tem poder para mudar as coisas em sua vida, voce está triste hoje, mas amanhã ficará alegre, voce está desempregado hoje, mas amanhã terá um emprego que DEUS vai arrumar para voce, voce está triste, desanimado , deprimido, mas não por muito tempo, JESUS A ALEGRIA DO UNIVERSO , encherá seu coração de uma alegria que voce nunca poderia imaginar que teria.


TUA ESPOSA , NO INTERIOR DE TUA CASA , SERÁ COMO VIDEIRA FRUTÍFERA, TEUS FILHOS COMO REBENTOS DA OLIVEIRA , À RODA DE TUA MESA... v. 2

A família é a célula da sociedade, se a família vai bem a sociedade em que vivemos estará bem. Uma família básica é formada de um marido , uma esposa e os filhos , fruto do amor e respeito destas duas pessoas. Quem anda nos CAMINHOS DO SENHOR terá uma família equilibrada e feliz.
Hoje nas páginas dos jornais, revistas, internet, etc.. os exemplos de famílias desintegradas. Pais que bebem, mulheres que adulteram, filhos que usam drogas, etc... Hoje vemos casamentos que não duram nem meses, quando antigamente o ministrante ministrava que o casamento deveria durar até que a morte os separassem. O consumismo excessivo faz com que os casais gastem mais do que podem gerando desequilibrio financeiro na família. Conheço homens que abandonam suas esposas para viverem com outro “ homem “ como um “ casal “ homossexual. Conheço mães de família com filhos, que abanadonam o lar para viver com outra mulher, como lésbicas. Tem filhos hoje que aos 11, 12, 13 anos que querem namorar com jovens do mesmo sexo, outros agridem seu pais, não obedecem professores, nem os pais e nenhuma outra autoridade , alguma autoridade vai ter que agir para frear esta rebeldia da juventude , quem será ? a polícia, o juiz de direito?
O salmista apresenta um quadro de uma família que vive sob a égide de DEUS e seus ensinamentos, caro leitor, que família voce quer pra voce, esta aqui apresentada na bíblia ou o modelo que vemos por aí? voce é quem escolhe, DEUS tem um modelo pra voce , no modelo de Deus a ESPOSA será como VIDEIRA FRUTÍFERA, ou seja sua esposa será uma pessoa PRODUTIVA, ela produzirá paz e harmonia em seu lar. Ela te dará filhos abençoados, mas também será uma incentivadora de sua vida, profissão e carreira, ela dará carinho para a família, e complementará voce.
Seus filhos serão como REBENTOS DA OLIVEIRA . Rebento é broto, ou seja seus filhos serão motivos de orgulho para voce e a sociedade em que viverem. Caro leitor, voce certamente tem visto alguns jovens nas manchetes da imprensa, jovens PLANTANDO maconha no quintal de casa, jovens sobindo morros para comprar cocaína, jovens envolvidos com o crime. jovens que não querem estudar, e que não obedecem seus pais. Tenho certeza absoluta que voce vai preferir o modelo de jovens que a bíblia apresenta aqui.Filhos ao REDOR DE TUA MESA, ou seja em sua casa, comendo com seus pais, ouvindo conselhos de seus pais. Muitos filhos hoje já não estão ao REDOR DA MESA DA FAMÍLIA, mas ao redor dos TRAFICANTES comprando drogas, ao redor de páginas da internet e alguns grupos sociais, aprendendendo sobre sexo , pornografia infantil e etc...


EIS COMO SERÁ ABENÇOADO O HOMEM QUE TEME AO SENHOR ...... V. 4

Caro leitor, veja como voce é ABENÇOADO e não sabia, muitos pensam que ser ABENÇOADO é ter o carro do ano, uma casa linda e confortável, ter uma conta bancária abastada e sucesso nos negócios, mas ser ABENÇOADO é viver sob o poder de DEUS , viver nos ensinamentos da palavra de DEUS. Muitos pais hoje são ricos, vivem em mansões , mas suas famíias são desintegradas. DEUS é maravilhoso, pois nos ensina como viver BEM AVENTURADO, FELIZ E ABENÇOADO , quem quizer pode ter esta qualidade de vida que DEUS oferece.
Que possamos TEMER AO SENHOR e viver uma vida feliz e BEM AVENTURADA. Que Deus ABENÇOE voce e sua família.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home