JN Ministries

Sunday, September 12, 2010

ESPERANDO EM DEUS TODOS OS DIAS

JN Ministries - Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 12 de setembro de 2010
Hora: 12:30 pm as 2:30 = 2horas
Tema: ESPERANDO EM DEUS TODOS OS DIAS
Texto: Salmo 131

“ Espera oh, ISRAEL , NO SENHOR desde agora e para sempre “ . Salmo 131

Caro leitor, meditaremos hoje em mais um cântico de romagem de romaria de peregrinação, ou seja cânticos específicos que ISRAEL ( POVO DE DEUS ) entoava em sua subida ao templo nas festividades que ocorria lá.


SENHOR NÃO É SOBERBO O MEU CORAÇÃO, NEM ALTIVO O MEU OLHAR , NÃO ANDO A PROCURA DE GRANDES COUSAS, NEM DE COUSAS MARAVILHOSAS DE MAIS PARA MIM”. Salmo 131: 1

Neste salmo o Salmista conversa com DEUS , e se dirige a ele de maneira apropriada, chamando - o de SENHOR , ele se dirige a DEUS falando sobre coisas que DEUS , o SENHOR de tudo e todos , QUER que faça parte da vida de todos os seus filhos.
O salmista certamente não tem a intenção de informar a DEUS o que está no seu coração, pois já que ele o chamou de SENHOR , ele sabe que DEUS CONHECE os nossos pensamentos e o que se passa em nosso interior, ao conversar com DEUS , o salmista avalia como está sua vida naquele momento, seus sonhos ,seus desejos , seus projetos, sua vida enfim. Ao avaliar seu estado interior , ele está apto a realizar mudanças em sua vida, amoldando-se desta forma aos padrões estabelecidos por DEUS.
Ele começa por avaliar o CORAÇÃO , o ESPÍRITO , HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO, alguns podem chamar de “ EU “ ou “ EGO “ pra simplificar nosso artigo, o CORAÇÃO é a parte imaterial , invisível que todos os humanos tem, que se separa do corpo com a morte, indo de encontro a eternidade ( PARAÍSO se for salvo ) ou lago de fogo ( se não for salvo ).
Ele diz que o seu coração não é altivo, arrogante soberbo. Alguns poderiam já de antemão julgar o salmista, pois se ele diante de DEUS diz que não é orgulhoso, certamente já demonstra orgulho, se achando melhor do que outras pessoas, mas o que temos aqui é um momento especial em que o Salmista está em seu momento de avaliação pessoal, ele não está aqui como alguns que em vez de gastar tempo avaliando sua vida, gastam tempo julgando a vida de outras pessoas, inclusive fofocando, falando mal, julgando , etc... cada um de nós tem que dar conta de nossas próprias vidas e não a de outras pessoas.
Caro leitor seu CORAÇÃO é soberbo ? se seu coração é soberbo VOCE é SOBERBO, pois seu coração é voce. Voce costuma valorizar as pessoas que trabalham pra voce? como voce trata seus empregados? como voce é conhecido em sua comunidade ? ao passar pelas pessoas voce as cumprimenta ? ou passa de lado, como se voce fosse superior aos outros? quando voce vê um mendigo na rua, voce passa longe ou chega perto oferecendo comida e oração ? Suas atitudes exteriores mostram como anda seu coração. Por ter uma situação financeira melhor , voce pensa que é superior ao que é mais pobre? saiba que o mundo dá muitas voltas, ele gira, da mesma forma a vida na terra, o pobre hoje, pode ser rico amanhã, o rico hoje pode ser pobre amanhã, DEUS observa a vida de todas as pessoas, e se não administramos nossas riquezas de maneira correta, ELE pode transferir esta riqueza para outra pessoa.
Voce mora numa mansão , ou duplex , ou triplex? saiba que existem pessoas que moram debaixo de pontes, qual deve ser a atitude de seu coração diante desta constatação ? se seu coração não é SOBERBO , voce vai agradecer a DEUS pelo resto de sua vida por morar confortavelmente, mas também vai fazer o que estiver ao seu alcançe para ajudar quem mora debaixo da ponte. Voce pode fazer isto pressionando os governantes para que todos possam ter acesso a casa própria, orando para que DEUS possa ajudar os outros da mesma forma que ajudou voce, existem inúmeras formas de ajudar o próximo, basta termos vontade.



NÃO É ALTIVO O MEU OLHAR

O olhar segundo Mateus 6: 22 é a lâmpada do corpo , ou seja o olhar faz o link a conexâo do nosso interior com o mundo exterior. Quando vemos a criação de DEUS nos alegramos e louvamos a DEUS, quando vemos o bem de alguém o que voce costuma sentir caro leitor ? Voce se mantém neutro, fica feliz ou fica com inveja ? quando voce vê uma pessoa talentosa, voce fica feliz ou fica triste por não ter o mesmo talento. Quando voce vê um jovem acompanhado de uma linda mulher o que voce sente ? tristeza por não estar acompanhado de uma mulher como aquela ?
É preciso ter muito cuidado com o olhar , nossos olhos foram criados por DEUS para contemplarmos a beleza do universo que ELE criou para nós, quando acordo de manhã e saio na rua, começo a olhar o céu, o mar perto de minha casa, os pássaros, os animais, as flores com todas as suas matizes, as pessoas com todas as suas cores e tipos, que prazer poder enxergar, é um presente de DEUS para todos nós, contudo não precisamos da visão física para enxergar a Deus , DEUS pode ser visto pela pessoa que nada enxerga, espiritualmente podemos sentir e ver a glória e presença de DEUS.
Segundo o dicionário Aulete, altivo é: (al. ti.vo)
1 Que expressa nobreza, dignidade (porte altivo)
2 Arrogante, soberbo, presunçoso (olhar altivo)
3 Alto, elevado

[F.: alto + -ivo.]
No contexto aqui ter olhar altivo é ter olhar ARROGANTE, SOBERBO, PRESUNÇOSO, ALTO, ELEVADO. Se uma pessoa consegue olhar o mundo e as pessoas desta forma, certamente vai olhar DEUS da mesma forma. Se uma pessoa está olhando deste jeito é porque o seu CORAÇÃO está deste jeito, tudo começa por fora, o que vemos , o que ouvimos, o que sentimos influencia nosso interior, que acaba mixando tudo e trazendo para o exterior em forma de palavras e sentimentos.
O salmista diz que seu OLHAR não é ALTIVO, mas como vai o seu olhar caro leitor ? como voce olha as pessoas ? voce olha para algumas pessoas de cima pra baixo, achando -se superior? mas por que voce se sente superior ? voce veio de um planeta diferente? voce veio de um tipo de útero especial de outra galáxia ? quando voce morrer, seu túmulo e lápide estarão num planeta diferente do nosso? a morte nivela a todos, os ricos , os pobres e todas as pessoas. Me recordo da morte da Princesa Daina da Inglaterra e da Madre Tereza de Calcutá, ambas morreram na mesma época, a princesa morreu num trágico acidente de carro em Paris, a madre morreu de doença por causa de sua idade. O funeral da princesa foi de luxo com toda a pompa da realeza britânica, mas o funeral da madre foi simples , seu caixão parecia até um caixote de madeira, o funeral foi diferente, mas ambas foram para debaixo da terra, seus corpos foram para debaixo da terra, mas seus ESPÍRITOS foram para algum lugar sob o controle de DEUS.
Tem gente que trata mal e humilha empregados, enquanto outros os tratam como membros da família . Tem pessoas que eram pobres , na infância não tinham carro, casa e dinheiro no banco, com a ajuda de DEUS , que lhes abriu oportunidades na vida, algumas destas pessoas enriqueceram e hoje humilham as pessoas, como um tipo de vingança pela vida dura que tiveram na infância, estas pessoas ENXERGAM a vida de forma distorcida, SEU OLHAR está errado, a vida na terra é curta, a vida longa é a eterna, passar pela terra é um privilégio, um presente que DEUS nos dá. Viver é aprender a chorar , a sorrir , a ganhar , a perder, a dar , a receber. Desde que nascemos, DEUS nos ensina como viver bem até o último dia que tenhamos na terra, muitas pessoas aprendem a viver, mas outros passam para a outra vida, com arrogância, sem perdoar as pessoas, e deixam tudo o que ganharam na vida para outras pessoas usufruirem.
Veja o conselho que o ESPÍRITO SANTO deu através de Paulo em Filipenses 2 :3,4 : “ nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando os outros SUPERIORES a SI MESMO .Não tenha cada um em vista o que é propriamente SEU, senão também cada qual o que é dos outros “.

NÃO ANDO A PROCURA DE GRANDES COISAS OU DE COISAS OU DE COISAS MARAVILHOSAS DE MAIS PARA MIM..

O salmista PRIMEIRAMENTE conversa com DEUS sobre o seu estado espiritual, seu estado interior, agora ele fala de seus projetos, de seus sonhos , de seus desejos, de suas buscas e procuras, como milhões de pessoas no mundo.
Nascemos pra viver depois morremos para viver eternamente. A vida é um presente de Deus , depois que nascemos, as coisas mudam a cada dia, no início nossos pais cuidam da gente, nos dando roupas, comida, estudo , etc... depois queremos nossa independência, queremos ser independentes financeiramente, queremos comprar nossas roupas, nossa comida, nossas coisas. Quando começamos a SONHAR , começamos a nos preparar para buscá-los, estudamos, nos especializamos, trabalhamos duro para realizar nossos sonhos e chegar ao sucesso na vida.
Muitas pessoas vivem para realizar SONHOS e se esquecem de aproveitar a própria vida. Gastam muitos anos de suas vidas , estudando, estudando, trabalhando, trabalhando, trabalhando, e vivem estressadas, sem férias , sem descanso. VIVEM procurando , procurando, buscando, buscando, só que as vezes procuram as coisas erradas. Primeiramente em nossa vida, temos que procuram e buscar aquele que nos CRIOU, que nos deu a vida, os talentos, a casa, o carro, a comida, a família, os amigos, etc... se buscarmos e encontrarmos a DEUS , a probabilidade de termos sucesso na vida é de 100%, Se DEUS ocupa o primeiro lugar em nossa vida, tudo o que precisamos para suceder estará a nossa disposição.
Em segundo lugar precisamos BUSCAR amar e cuidar de nossa família. A família é a base da sociedade, a família é o centro em torno do qual nossos relacionamentos ocorrem. Primeiro nos relacionamos com Deus , depois devemos nos relacionar com os membros de nossa família. Tem pessoas que trocam a família pela busca do sucesso e riqueza, mas a riqueza de um homem não é somente feito de fama e dinheiro, mas também de seus relacionamenteos, os relacionamentos profissionais que hoje proporciona o sucesso financeiro, é efêmero, passageiro, mas a família é um relacionamento natural que temos da parte de DEUS. Caro leitor, tem alguém em sua família com a qual voce tem alguma desavença ? porque voce não se aproxima desta pessoa com a BANDEIRA BRANCA DA PAZ, mostre a esta pessoa que voce é um ser humano maduro e com o CORAÇÃO CHEIO DE PAZ E AMOR , mostre a estas pessoas que voce não faz parte do grupo da discórdia, das dissençoes, dos barracos e das confusões, mostre que voce é uma pessoa CONECTADA diretamente com o criador. Se voce fizer isto, voce vai ver como sua vida será diferente , sua família será mais unida, seu exemplo será seguido por outros membros de sua família que vivem em guerra, a PAZ dominará a sua família, pois como o salmista voce vai mostrar que voce não é uma pessoa que está a procura de GRANDES COUSAS OU COISAS MARAVILHOSAS como riqueza, fama , sucesso, mas voce quer as coisas simples da vida, como a paz com a família e alegria de viver.
O terceiro tipo de relacionamento que devemos buscar na vida é dos AMIGOS, DEUS é o primeiro relacionamento NATURAL que devemos ter, pois DEUS é o nosso criador, o segundo relacionamento que devemos ter é o da FAMÍLIA, o terceiro grupo é o dos amigos, nossos amigos são pessoas que podem estar dentro ou fora de nossa família. DEUS é o nosso MAIOR AMIGO , nossos pais e irmãos podem nossos amigos também, mas de fora de nossos laços familiares, encontramos pessoaas maravilhosas, que nos ajudam nos momentos mais difíceis de nossa vida, pessoas que podemos contar nossos segredos, pessoas que nos apoiam , nos animam, que acreditam em nosso potencial. Devemos tratar estas pessoas como jóias raras e preciosas dadas por DEUS para estar ao nosso lado. Hoje algumas pessoas tem listas de “ amigos “ que convidam para as suas festas e eventos, muitas pessoas que alcançaram o sucesso na vida, se dizem hoje cercadas de “ amigos “ que frequentam sua festas , seus churrascos , suas casas, mas se estas pessoas perderem a fama, o sucesso, o dinheiro, quantas destas pessoas continuarão com a “ amizade “ que diziam ter anteriormente? é aí que a peneira dos amigos aparece, os verdadeiros amigos, não tem interesse algum no dinheiro ou fama de uma pessoa, mas na própria pessoa.
Caro leitor, voce tem a capacidade vinda de DEUS de selecionar seus amigos, voce deve saber quem são seus verdadeiros amigos, valorize seus amigos, agradeça a DEUS por cada um deles, seus amigos , fecham o círculo de relacionamentos que voce tem na vida, além de DEUS e sua família.
Que voce possa SONHAR , desejar o sucesso e a independência financeira não é errado, desde que voce uma PESSOA HUMILDE ,com um olhar HUMILDE , amando a todas as pessoas que encontrar em seu caminho.


PELO CONTRÁRIO, FIZ CALAR E SOSSEGAR A MINHA ALMA COMO A CRIANÇA DESMAMADA SE AQUIETA NOS BRAÇOS DE SUA MÃE.............. v. 2

O Salmista conversa com DEUS dizendo que seu coração não era SOBERBO e que ele não olhava as pessoas nem o mundo com SOBERBA, e que não buscava no mundo coisas GRANDES e MARAVILHOSAS , mas ao CONTRÁRIO ele fez CALAR A SUA ALMA como uma criança de colo depois de se alimentar fica nos braços de sua mãe.
O salmista falou de seu ESPÍRITO, OU CORAÇÃO, OU HOMEM INTERIOR, OU HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO OU EGO, OU O EU , falou de parte de seu CORPO ( OLHOS ) e agora fala de outra parte imaterial, que muitos tem confundido. Deus nos criou basicamente em três partes. Da terra DEUS criou o corpo, por isto na morte esta parte originalmente da terra, volta para a terra, o ESPÍRITO é a parte da gente que se comunica com o mundo ESPIRITUAL, o mundo invisível, com esta capacidade algumas pessoas se comunicam com os ESPÍRITOS DO BEM, DEUS , anjos , etc.. e outras pessoas se comunicam com os ESPÍRITOS DO MAL, como satanás e os demônios. A ALMA fica entre estas duas partes, alguns dizem que faz parte das emoções, alegria, tristeza, etc... o que é certo que SOMOS um ESPÍRITO TEMOS uma ALMA e HABITAMOS num CORPO.
Na morte o corpo que é somente uma capa, uma cobertura exterior vai para a terra, mas O ESPÍRITO + ALMA vai para a eternidade, pois precisamos continuar nos comunicando com o mundo ESPIRITUAL usando nossos sentimentos, os que forem para a ETERNIIDADE com DEUS vai usar a ALEGRIA, PAZ, FELICIDADE, os que passarem para a eternidade sem DEUS , vai usar os sentimentos de tristeza, angústia e dor. Precisamos buscar a DEUS enquanto estamos vivos, depois que morremos, não adianta ninguém acender VELAS para iluminar nossos caminhos. Hebreus 9:27 diz : “ e assim como aos HOMENS está ORDENADO MORREREM uma só vez , e DEPOIS disto o JUÍZO “.
Nascemos e morremos uma só vez na terra, esta história de REENCARNAÇÃO ( o espírito ocupando vários corpos humanos ) ou a TRANSMIGRAÇÃO DAS ALMAS ( o espírito ocupando o corpo de aves, insetos, etc... ) nunca existiu, a VERDADE de DEUS é que temos que viver tudo o que temos que viver aqui na terra enquanto estamos aqui, depois da morte, segue- se O JUIZO , ou seja o TRIBUNAL DE DEUS , que definiráo destino eterno de cada um, enquanto o TRIBUNAL não é estabelecido os que BUSCARAM E ENCONTRARAM DEUS , através de seu filho JESUS, vo para o PARAÍSO ( LUGAR PROVISÓRIO DOS SALVOS ) e os que rejeitaram DEUS conscientemente vão para o HADES ( LUGAR PROVISÓRIO DOS NÃO SALVOS ) quanto aos que não conheceram a JESUS , DEUS vai julgá-los conforme o seu amor.
O salmista em vez de ficar estressado e inquieto BUSCANDO as riquezas da vida, ele optou em ACALMAR sua ALMA ( EMOÇÕES) da mesma forma que uma criança que chorava para se alimentar, se ACALMA nos braços de sua mãe de pois de alimentado.
Caro leitor, porque voce não faz o mesmo, observe que a escolha entre O ESTRESSE, A ANSIEDADE ou a CALMA é individual, ninguém pode fazer por voce, voce ( ESPÍRITO ) tem que ter controle sobre seu CORPO e ALMA . Como a criança se aquieta nos braços de sua mãe depois de alimentada, voce pode fazer o mesmo nos BRAÇOS DE DEUS seu CRIADOR, sabendo que ELE tem te alimentado e suprido todas as suas necessidades.
O salmista diz: “ como essa criança , é a MINHA ALMA para comigo “. Ou seja do mesmo jeito que esta criança fica calma eu me acalmo diante da vida. Ah se todos os seres humanos seguissem este conselho, os hospitais, as clínicas de estresse, os psicólogsos , psiquiatras e etc... não teriam clientes para cuidar.

ESPERA ISRAEL ( POVO DE DEUS ) NO SENHOR , AGORA E PARA SEMPRE ..... v.3

Depois de conversar com DEUS , o SENHOR , o salmista abriu seu CORAÇÃO para DEUS , informando como ele se encontrava naquele dia, falou sobre como ele direcionava seus sonhos e projetos, e agora aconselha a outros.
Vimos que tem coisas que só nós podemos fazer, mas aconselhar é uma coisa que podemos fazer pelos outros. Quem tem coisas boas para mostrar , pode aconselhar os outros. Alguns dizem que se conselho fosse bom não se dava , vendia, este conceito é erradíssimo, pois as experiências da vida, produzem lições que podem ajudar milhões de pessoas. O CONSELHO do salmista é : “ ESPERA “ Israel no SENHOR desde agora e para sempre.
O salmista está falando sobre ESPERANÇA. Muitos confundem a FÉ com a ESPERANÇA, mas elas não se confundem, se completam. Fé é a força motriz que nos impulsiona para DEUS e para a vida, a ESPERANÇA é a forma como conduzimos nossa vida enquanto aguardamos as coisas acontecerem em nossa vida. Como exemplo, eu acredito que um dia posso ser um advogado, mas para isto acontecer eu ESPERO com alegria, motivado, estudando, me esforçando para este sonho se realizar. A fé começa e a esperança CONTINUA até o alvo ser alcançado.
O salmista aconselha a todos os que CONFIAM em DEUS a ESPERAR agora e sempre. Tem gente que confia motivado, mas espera triste e angustiado, agora está esperançoso, mas por causa dos desafios de vida querem desanimar, mas a esperança tem que ser contínua.
Caro leitor, que sonhos voce tem na vida ? voce já ESCOLHEU DEUS como o PRIMEIRO em sua vida ? já está em paz com sua famîlia? já valorizou seus amigos ? já se acalmou como uma criança nos braços de sua mãe ? então SONHE, SONHE ,SONHE mas sonhe acordado, o sonho da noite voce não tem controle e pode viram um pesadelo, quando voce sonha acordado, voce sonha com fé, com esperança , com humildade, com garra, com ética, com o seu alvo em sua mente. Vá , realize seus sonhos, concretize aquilo que voce quer, DEUS vai ajudar voce, mas voce é quem precisa ir.
Caro leitor, obrigado pela oportunidade de compartilhar o texto bíblico com voce.Que DEUS abençoe, voce, sua família, sua vida, seus amigos.

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home