JN Ministries

Sunday, October 10, 2010

AS AUTORIDADES SAO MINISTROS DE DEUS

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série : Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 10 de setembro de 2010
Hora: 12: 50 pm as 1:50 pm= 1 Hora
Tema: O Presidente da Republica é MINISTRO DE DEUS
Texto: Romanos 13: 1-5

“ VISTO QUE A AUTORIDADE É MINISTRO DE DEUS PARA O TEU BEM, ENTRETANTO SE FIZERES O MAL, TEME , PORQUE NÃO É SEM MOTIVO QUE ELA TRAZ A ESPADA, POIS É MINISTRO DE DEUS VINGADOR, PARA CASTIGAR O QUE PRATICA O MAL”. Romanos 13: 4

Estamos nos dia 10 de setembro, o segundo turno das eleições estão próximas, no primeiro turno Dilma, José Serra e Marina foram os mais votados, mas no segundo turno, somente Dilma e Serra concorrerão, portanto Marina terá que optar em quem vai apoiar, pois os que votaram nela, agora terão que escolher em quem votar.
A democracia é o sistema que as nações civilizadas usam para desenvolver suas sociedades. Com os tres poderes, o país se desenvolve em harmonia de poderes. O executivo ( Presidente da República, governadores, prefeitos ) , o Legislativo ( Senadores, Deputados federais, deputados estaduais, vereadores ) e o Judiciário ( Juizes de primeiro e segundo grau e os tribunais superiores) usam o poder do ESTADO para administrar o país.
Dois tres poderes somente o EXECUTIVO E LEGISLATIVO dependem do voto do cidadão, os membros do judiciário, ingressam através de concurso nas primeiras instâncias, nos tribunais superiores por indicação .
Votar no Brasil é uma obrigação mais também um privilégio, já que somente os cidadãos podem votar. Nesta eleição em Framingham, Massachusetts, vi uma multidão de pessoas votando, demonstrando o interesse dos brasileiros no exterior de ESCOLHER o próximo líder de nossa nação.


A AUTORIDADE É MINISTRO DE DEUS.......

Começaremos avaliando nosso tema, definindo como sempre faço duas palavras, AUTORIDADE E MINISTRO. Vejamos a defininção do dicionário Aulete.
(au.to.ri.da.de)

sf.
1 Direito, poder ou prerrogativa de tomar decisões e dar ordens
2 Pessoa que tem esse direito ou poder: Fale com o sargento, ele é a autoridade aqui
3 Entidade institucional (política, judicial, policial, militar ou eclesiástica) que, em sua alçada, tem direito de exigir obediência a suas ordens: "Disseram-me que estava presente a autoridade e tratava de remover o morto." (Raul Pompeia, O Ateneu)

[F.: Do lat. auctoritas, atis.]

Autoridade então é o DIREITO que uma determinada pessoa investida em algum CARGO tem. A autoridade é também a PESSOA enquanto investida naquele cargo ( Presidente da repúublica, governador , prefeito, etc... ) Autoridade também é A INSTITUIÇÃO que tem direito de exigir obediência de seus cidadãos ( Presidência da república, tribunais, etc... ).

Paulo que era uma AUTORIDADE ECLESIÁSTICA respeitada em seu tempo e através dos tempos, sabia da importância da ordem nas instituições, fala da origem da autoridade. Quem criou a autoridade foi DEUS. No Éden, Deus criou Adão primeiro e apartir dele criou Eva, Adão era a autoridade que deveria organizar a sociedade que se iniciava. Eva estaria submissa a Adão e Adão submisso a autoridade maior que é DEUS. Enquanto a ordem, a obediência as leis tudo caminhava bem, mas no momento em que surge satanás tudo mudou. satanás sai de seu domicílio espiritual e encarna na serpente, e com esta postura engana Eva, que consequentemente engana Adão. Ambos desobedeceram o princípio da autoridade, da ordem , do bem estar.
DEUS ao longo da história prepara a vinda de JESUS CRISTO , visando trazer ordem e harmonia a terra e ao universo. A guerra espiritual nada mais é do que JESUS colocando ordem e o diabo desobedecendo a DEUS e criando rebeldia e desordem.
Paulo diz que a AUTORIDADE é MINISTRO DE DEUS. Ele não está dizendo que todos os reis, juizes, presidentes, policiais, etc,,, são honestos ou que representam DEUS na terra, temos exemplos de ditadores e assassinos que eram AUTORIDADES , como exemplo temos Mussolini na Itália, Hitler na Alemanha, Stalin na União Soviética, etc... Autoridades que usavam o poder para matar e enriquecer. Paulo está dizendo que as pessoas que tem são autoridades e que tem autoridade será MINISTRO DE DEUS se GOVERNAR com os princípios de DEUS como HONESTIDADE,SINCERIDADE, TRANSPARÊNCIA, cuidando dos pobres, das viúvas, os deficientes físicos, etc...
Caro leitor, o PRINCÍPIO DA AUTORIDADE é de suma importância para nossas sociedades. Imagine voce se em sua cidade, todos os policiais parassem de trabalhar por apenas um dia. Se o palácio do governador de seu estado estivesse sem segurança ? se as estradas estivessem sem sinalizações e sem pardais? o caos se estabeleceria e voce jamais conseguiria viver em paz com sua família.
Ao escolhermos o próximo presidente da república ou qualquer outro governante ou autoridade, temos que observar o histórico desta pessoa, seu CURRICULUM VITAE. Há uma tendência natural de os cristãos evangélicos quererem escolher candidatos evangélicos, mas nem todos os que se dizem evangélicos, são verdadeiros cristãos. Lembro -me do Rio de Janeiro, quando ouvia pessoas dizendo que os cristãos deveriam votar em Garotinho e Rosinha , quando eu mesmo que acompanhava a vida pública já dizia que eles eram cristãos nominais, mas no poder lideravam quadrilhas criminosas, ambos se tornaram inelegíveis pelo judiciário por comandar quadrilhas no governo do Rio de Janeiro.
Caro leitor, neste tempo de eleição voce tem que tomar muito cuidado, não aceite que ninguém a não ser DEUS , diga em quem voce tem que votar, o voto é um direito seu de cidadão , portanto nenhum pastor ou líder religioso pode influenciar voce neste seu direito constitucional.


AUTORIDADE É MINISTRO....

(mi.nis.tro)

sm.
1 Restr. Chefe de um ministério .
2 Ecles. Pessoa que exerce atividades sagradas em nome de uma Igreja: Padres e pastores são ministros da fé.
3 Bras. Jur. Membro de certos tribunais federais: ministro do Supremo Tribunal Federal.
4 Dipl. Na hierarquia diplomática, categoria abaixo da de embaixador.
5 Pessoa que executa os desígnios de outrem; MEDIANEIRO; INTERMEDIÁRIO; EXECUTOR.

[F.: Do lat. ministrum, acus. de minister, tri. Hom./Par.: ministro (sm.), ministro (fl. de ministrar). Col.: conselho, ministério.]

A melhor definição de MINISTRO é aquele que executa os desígnios de outrem. O presidente da república comanda o país, mas exerce seu trabalho com seus MINISTROS que devem executar seu programa de governo, os MINISTROS DO STF e outros tribunais executam os desígnios da CONSTITUIÇÃO E LEIS do país. Os MINISTROS cristãos executam os desígnios de DEUS expressos na bíblia.
A autoridade em geral é ministro pois na terra executa os DESÍGNIOS DE DEUS para os homens. Se uma autoridade não cumpre os designios de DEUS ela acabará sendo REMOVIDA ou por DEUS diretamente, ou por seus cidadãos através de protestos e eleições.


TODO HOMEM ESTEJA SUJEITO A AUTORIDADES SUPERIORES.... v. 1

Deus , o criador do universo, e criador de todos os homens, portanto todos os homens estão sob a égide e governo de DEUS , queiram ou não queiram, quando nascemos foi DEUS quem permitiu que nascêssemos, quando morremos , DEUS e somente ELE é quem conduzirá nosso espírito para a eternidade. Enquanto vivermos na terra, para vivermos em paz, precisamos obedecer ao PRINCÍPIO DA AUTORIDADE. Princípio pelo qual a ordem é estabecida. Quando nascemos automaticamente já estamos sob este princípio, nascemos numa família, portanto nossos pais são nossas autoridades primeiras, depois crescemos e vamos a escola, nossos professores são autoridades que precisamos obedecer. Na igreja encontramos pastores e líderes precisamos obedecê- los também. Nascemos em um país, portanto o presidente da república, o governador de nosso estado, o prefeito de nossa cidade. O juiz de nossa comarca, o delegado de nosso bairro, os policiais de nossa região, são algumas das autoridades que precisamos obedecer para vivermos felizes e em paz.
Quando uma pessoa é rebelde e não obedece aos pais, certamente não obedecerá aos professores e nem as outras autoridades, mas esta pessoa vai ter que ser DISCIPLINADA por alguém, esta pessoa pode acabar sendo presa, por não saber viver em sociedade. Deus está dizendo que todos nós, devemos obedecer as autoridades SUPERIORES, pois desta forma nossa sociedade se desenvolverá harmoniosa. Como exemplo, se uma criança não obedece seus pais nem outras autoridades, quando crescer e casar e ter filhos o que ele terá para ensinar a seus filhos sobre obediência? é por isto que todos devem obedecer as autoridades, desta forma a ordem será estabelecida.



PORQUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO PROCEDA DE DEUS, E AS AUTORIDADES QUE EXISTEM FORAM POR ELE INSTITUÍDAS. DE MODO QUE AQUELE QUE SE OPÕE A AUTORIDADE , RESISTE À ORDENAÇÃO DE DEUS , E OS QUE RESISTEM TRARÃO SOBRE SI MESMOS CONDENAÇÃO.

Uma confusão existe entre a FUNÇÃO que a autoridade exerce e a PESSOA que exerce esta função. O Cargo de chanceler que Hitler exercia PROCEDIA DE DEUS , mas Hitler com seu coração deturpado e cheio de ódio não procedia de DEUS. O povo alemão votou em Hitler e ele exerceu sua autoridade contra a vontade de DEUS matando milhões de ciganos, judeus e outros povos. Os alemães foram enganados pela oratória de Hitler que prometia levantar a Alemanha da derrota da primeira guerra mundial. Os cargos de autoridade dos povos procedem de DEUS pois é a forma pela qual DEUS agirá trazendo o BEM para os membros de uma sociedade. Sabemos de vários líderes hoje que exercem de maneira correta sua autoridade, agindo de forma que agrade a DEUS, combatendo a corrupção, usando o dinheiro público para construir hospitais, casas populares,ajudando os pobres, viúvas, etc..
Paulo informa também, que quem resiste a AUTORIDADE , resiste a ordenação de DEUS. As autoridades cobram impostos para que os serviços públicos possam ser executados e muitos cristãos não pagam impostos, ou os pagam indevidamente, estas pessoas estão resistindo ao próprio DEUS, esta e qualquer outra resistência a autoridade, acabará trazendo problemas e consequências, alguma espécie de condenação.
Cristãos que dizem obedecer a DEUS deve obedecer seus MINISTROS na terra, muitos tem se envolvido com desordem, rebeldia e acabam sendo até presos, e alguns como eu já ouvi dizem : “ NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO”. Estar em Cristo é estar vivendo sob o poder de sua palavra, a bíblia sagrada, do qual este texto que meditamos faz parte.

PORQUE OS MAGISTRADOS NÃO SÃO PARA TEMOR QUANDO SE FAZ O BEM, E SIM QUANDO SE FAZ O MAL.QUERES TU NÃO TEMER A AUTORIDADE ? FAZE O BEM E TERÁS LOUVOR DELA.... v. 3

Paulo então para exemplificar sua tese, dá um exemplo que cidadãos de todos os povos conhecem bem. Já falei sobre os poderes da república, O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO, O legislativo cria leis, o executivo executa estas les, o judiciário julga os casos com base nestas leis, portanto um juiz tem grande poder, ele pode livrar uma pessoa ou condená-la, ou seja a liberdade de ir e vir de uma pessoa pode estar com os dias contados quando um juiz tem algum caso a julgar sobre nós. Membros de ambos os poderes temem o judiciário, por causa do poder que ele tem.
Paulo diz que não precisamos temer os juízes quando agimos como bons cidadãos, cumprindo as leis e nossas obrigações, mas quando agimos fora da lei, a LEI de uma forma ou de outra acabará nos alcançando e poderá nos trazer até mesmo condenação.
Nestes tempos de eleições, precisamos orar e votar naquelas pessoas que já demonstraram sua honestidade, seriedade, compromissos com os princípios bíblicos. No primeiro turno, as pessoas diziam que os cristãos deveriam votar na ex- senadora Marina porque ela era cristã, mas ela não venceu, agora em quem os brasileiros cristãos devem votar ? eu não vou indicar ninguém, pois acredito que o voto é pessoal e votar é um direito constitucional de foro íntimo. Vou votar na pessoa que usará o dinheiro público a serviço do povo do Brasil e voce deve fazer o mesmo.


É NECESSÁRIO QUE LHE ESTEJAIS SUJEITOS, NÃO SOMENTE POR CAUSA DO TEMOR DA PUNIÇÃO, MAS TAMBÉM POR DEVER DE CONSCIÊNCIA ....... v 5

Paulo finaliza sua dissertação dizendo por que devemos obedecer as autoridades , devemos obedecê-las por dever de CONSCIÊNCIA e não somente por medo de ser punido.
O que é DEVER DE CONSCIÊNCIA ? vejamos a definição do dicionário Aulete.
(cons.ci.ên.ci:a)

sf.
1 Atributo que permite a uma pessoa a percepção, com certo grau de objetividade, do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si próprio (o mundo interior ou subjetivo).
2 P.ext. O conhecimento, a percepção desse atributo
3 Capacidade de julgar o que é correto e o que não é, de acordo com valores morais e de conhecimento: Sua ações eram sempre ditadas pelos valores de sua consciência.
4 Conhecimento, noção, percepção (de situações, fatos, conceitos específicos): Tinha consciência de que agira errado.
5 Aplicação e zelo naquilo que se faz ou realiza: Fazia seus trabalhos com muita concentração e consciência.
6 Percepção e conhecimento da própria atividade (psíquica ou física): Não tinha clara consciência do que fazia e do que se passava em sua mente.
7 Honradez, retidão, probidade: Este é um profissional de consciência.
8 Sensibilidade ou pré-disposição para perceber situações, problemas, processos etc. ligados a temas de interesse social, ideológico, político etc.: Sua consciência ecológica o fazia revoltar-se com o desmatamento criminoso.
9 O conjunto das pessoas capazes de ter essa consciência (8): Apelava para a consciência ecológica do país, pedindo o fim desses abusos.
10 Fil. Psic. Com base em conceito do filósofo alemão Nietzsche, e adotado na psicanálise, a faculdade de autopercepção objetiva, limitada pela ação das pulsões e emoções do ser humano
11 Med. Estado em que o sistema nervoso está capacitado aos processos de percepção, reflexão, ação compatível, comportamento coerente etc. Corresponde, comumente, ao estado de quem domina suas capacidades de perceber (ver, ouvir), pensar e agir
12 Psi. Nível de atividade mental no qual se tem percepção dos processos internos e externos (em oposição ao nível da inconsciência ou da subconsciência)
13 Mec. Placa de metal que operador de broca manual coloca no peito para com ele fazer pressão na empunhadura da broca sem se machucar

[F.: Do lat. conscientia.]

Consciência coletiva
1 Soc. Segundo certas teorias sociológicas, conjunto de fenômenos mentais (ideias, representações, sentimentos) que decorrem da vida social como um todo, e não da psicologia individual ou das interações entre indivíduos.

Consciência de classe
1 Soc. Percepção ou consciência de pertinência a determinada classe social ou econômica.

Consciência de si

Em síntese consciência é a capacidade de enxergar a si mesmo interiormente e o mundo ao redor. Ou seja a consciência nos mostra como estamos e como devemos estar , uma voz dentro de cada um de nós nos alerta para as mudanças a serem feitas em nossa vida, as vezes não damos muita atenção a ela até que alguma coisa séria acontece. Não podemos viver pensando somente em nós mesmos, precisamos olhar ao redor e ver como andam as pessoas que estão tão perto de nós, muitas vezes queremos mudar as pessoas e esquecemos de mudar nossa vida, quando temos esta consciência, mudamos segundo os padrões de DEUS expressos na bíblia, apartir daí podemos sonhar com um mundo melhor.


POR ESSE MOTIVO TAMBÉM PAGAIS TRIBUTOS, PORQUE SÃO MINISTROS DE DEUS, ATENDENDENDO CONSTANTEMENTE A ESTE SERVIÇO. v. 6

Pagamos impostos as autoridades também pelo dever de consiência, somos conscientes que os impostos que pagamos serão usados em construções de hospitais, creches, estradas, e ajuda aos pobres. Se alguns governantes ainda não fazem desta forma, nada impede que continuemos a pagar nossos impostos corretamente, um erro não justifica outro. Se todos agirem desta forma, o país acabaria. Paulo lembra que as AUTORIDADES são ministros, ou AUXILIARES de DEUS na realização dos SONHOS e PROJETOS de DEUS na terra, projetos que visam SALVAR as almas das pessoas, mas que também visa dar uma vida justa e digna as pessoas que moram em nosso planeta.
Louvamos a DEUS pelas AUTORIDADES a quem devemos obedecer, louvamos a ELE porque DEUS é a AUTORIDADE MAIOR do universo, a quem todas as outras estão submetidas, se alguma autoridade terrena falhar, DEUS certamente não falhará e sempre encontrará alguém para ajudar aqueles que tanto precisam de ajuda.
Caro leitor, nestas eleições vamos usar este GRANDE PODER que a democracia e a constituição federal nos dá, o poder de mudar o destino de nosso país através do VOTO CONSCIENTE.
Que no dia da eleição tenhamos uma maravilhosa eleição e que vença o melhor, o mais competente, o mais honesto , o mais consciente, o mais voltado para DEUS , o mais amante do pobre e dos desamparados, o menos orgulhoso, o menos ganancioso. Que DEUS nos ajude neste dia tão importante para o Brasil.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home