JN Ministries

Saturday, August 21, 2010

Deus e nosso refugio, fortaleza e socorro bem presente

JN Ministries - Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas para o seu dia a dia
Data: 19 de agosto de 2010
Hora: 8:15 pm as 10:00 + 1 hora e 45 minutos
Tema: “ DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA”
Texto: Salmo 46

“ DEUS é o nosso refúgio e fortaleza , socorro bem presente nas tribulações “. Salmo 46:1

A cada dia ouvimos nas tv, rádio, internet e outras mídias que as pessoas estão angustiadas, estressadas, propensas ao suicídio. Quando ouvimos estas notícias , observamos que DEUS não criou o ser humano para viver triste e nem para desejar morrer. Num estado normal, desejamos a vida, a alegria , a paz, a felicidade. Enquanto algumas pessoas garantem que descobriram o elixir da felicidade nos prazeres da vida, outros dizem que as drogas oferecem prazeres que nada mais pode proporcionar, os atletas dizem que a busca pela a adrenalina é a busca pelo prazer maior e felicidade, uma coisa é certa , o ser humano foi criado por DEUS , DEUS sabe tudo sobre o ser humano, por isto para alcançarmos a verdadeira felicidade precisamos estar em contato direto com DEUS, desta forma a alegria de viver vai se manifestar continuamente, como um rio que flui em busca do mar.
Desde os primórdios , os seres humanos se alegram e se entristecem, no tempo dos “ filhos de Coré “ , Autores humanos deste salmo, as pessoas também se entristeciam e sofriam. As pessoas daquele tempo e de todos os tempos, necessitam vencer suas lutas e alcançar a felicidade.

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA... V1

DEUS É O NOSSO REFÚGIO ....

Caro leitor, quem ou o que é o seu refúgio? primeiro vamos definir vernacularemente o que é refúgio. O dicionário Aulete pode nos ajudar. Refúgio é (re.fú.gi:o)

sm.
1 Lugar para onde alguém foge ou se retira em busca de segurança e proteção; ABRIGO.
2 Lugar que proporciona tranquilidade, paz (refúgio campestre); RETIRO.
3 Esconderijo, valhacouto (refúgio de ladrões).
4 Amparo, conforto, proteção: Procurou refúgio nos braços do amante.

[F.: Do lat. refugium, ii. Hom./Par.: refúgio (sm.), refugio (fl. de refugiar).]

Bom, já temos a definição, Refúgio é O LUGAR para onde alguém vai para procurar proteção, é o lugar que proporciona TRANQUILIDADE E PAZ, é também o ESCONDERIJO, é também o LUGAR DE AMPARO, CONFORTO E PROTEÇÃO.
Diante desta definição, podemos agora ter uma certeza, DEUS pode ser encontrado quando precisamos DELE. Se estivermos no alto mar podemos encontrá-lo, se estivermos no fundo do mar , podemos encontrá-lo também, se estivermos nas montanhas, nos vales, em alguma caverna, podemos buscar a DEUS e encontrá-lo . Caro leitor onde voce está agora? quem sabe voce está num lugar chamado depressão, ou talvez num lugar chamado desemprego, ou talvez num lugar chamado casamento conturbado, ou quem sabe voce está num lugar chamado vícios de drogas, sexo, jogo, etc.... Voce está neste lugar , mas quer sair e não sabe como. Voce sabia que DEUS pode ser encontrado por voce agora mesmo ? DEUS te ama, DEUS criou voce, DEUS sabe o dia do seua nascimento e sabe o dia da sua morte , DEUS sabe tudo sobre voce. DEUS sabe quantos fios de cabelo tem em sua cabeça, DEUS sabe quantos grãos de areia existem nas praias. É Sobre este DEUS que os fihos de Coré se referem. Não estou falando de um DEUS distante que vive sentado em algum trono no mais alto céu que não liga para a sua criação, mas estou falando de um DEUS que conhece a dor humana, que sabe porque uma pessoa chora, que sabe como ajudar as pessoas a encontrar a felicidade, estou falando de JESUS CRISTO, nosso melhor amigo.
Caro leitor, onde voce busca refúgio quando está ansioso, triste, preocupado com o futuro, com medo da morte, com medo de ficar desempregado, com medo da doença que foi detectada em seu corpo? onde voce busca refúgio para te ajudar a resolver os problemas de seu casamento ? ou os problemas de seu filho adolescente? onde voce busca refúgio quando voce é traído por alguém em quem voce tem depositado sua confiança? onde voce busca refúgio para vencer suas lutas e dificuldades da vida? talvez voce diga que tem encontrado refúgio na ioga, nas terapias, nos exercícios físicos, nas amizades , na sua religião, nas sua profissão, etc... é bom usar o nosso tempo com amigos, com lazer, com exercícios físicos, etc,,, mas nada e ninguém pode substituir DEUS , DEUS , o criador do universo é o melhor amigo que podemos ter e o ÚNICO REFÚGIO VERDADEIRO de nossa vida.
Talvez voce me pergunte como voce pode encontrar refúgio em DEUS . Primeiramente, voce deve depositar sua confiança TOTAL ,ou seja 100% em DEUS, pare de confiar 100% nos amigos, no dinheiro, na carreira, na religião, CONFIE em DEUS . Voce deve saber que DEUS criou voce, e deu os talentos , habilidades, trabalho, amigos, casa, carro, carreira, familiares e tudo o que voce tem na vida. Após CONFIAR em DEUS , voce deve buscar mais a DEUS , como voce pode fazer isto ? lendo, estudando e praticando os princípios de DEUS que estão na Bíblia sagrada. Compre uma Bíblia , voce pode optar em comprar uma bíblia de estudo , ou seja uma bíblia que tem comentários de cada verso, desta forma voce vai descobrir as riquezas mais importantes do universo. Com a bíblia em mãos , voce deve encontrar um grupo de pessoas que CONFIAM em DEUS , eles se reunem em templos , em casas , e em vários outros lugares, o que importa é que voce se identifique com o grupo. DEPOIS DE CONFIAR, TER UMA BÍBLIA, ENCONTRAR UM GRUPO QUE AMA A DEUS , voce pode fazer uma coisa muito simples mas que vai mudar a sua vida, a ORAÇÃO, ORAR É CONVERSAR com DEUS , voce pode conversar com DEUS todos os dias, 24 horas por dia. Com DEUS não precisa cerimônias, basta que voce se dirija a ELE pedindo perdão por suas falhas e pedindo forças para vencer suas dificuldades. DEUS vai ouvir voce, voce vai sentir uma ALEGRIA indizível nestes momentos, é o que chamamos de PRESENÇA DE DEUS , que pode ser sentida no carro, em casa ou qualquer outro lugar, o que importa é a atitude de seu CORAÇÃO, coração é o espírito, o eu , a essência de seu ser, DEUS é verdadeiro e sincero, se aproxime DELE com sinceridade e FÉ, sua vida vai mudar , voce nunca mais será o mesmo, acredite, milhões de pessoas em todo o mundo tem desfrutado desta experiência maravilhosa, voce tem direito a experimentar também.


DEUS É A NOSSA FORTALEZA.......

Os filhos de Coré nos informa onde devemos nos refugiar, ou procurar ABRIGO , agora informa de onde pode vir nossa força. Vejamos a definição do dicionário Aurélio. (for.ta.le.za) [ê]

sf.
1 Qualidade de quem é forte: a fortaleza do lutador.
2 Mil. Construção fortificada para a defesa de uma cidade, uma região etc.; FORTE; FORTIFICAÇÃO
3 Fig. Força moral: Sua fortaleza transparecia no olhar.
4 Estado ou condição daquilo que é sólido, consistente: a fortaleza de seus ideais.
[F.: Do occitano ant. fortalessa, este deriv. do lat. fortis 'forte'.]

Bom em nosso idioma, fortaleza é a qualidade de quem é forte, em quem é realmente FORTE em nosso universo? quem tem PODER para vencer as forças atuantes? quem pode vencer os poderosos e tiranos ? quem pode vencer os espíritos do mal? quem pode vencer o inferno ? quem pode vencer a morte ? quem pode vencer as forças da natureza ? só uma pessoa , DEUS , o criador, sustentador e salvador do planeta.
Fortaleza, também é uma construção fortificada para defender dos inimigos. Hoje temos muitas coisas e pessoas a proteger. Precisamos proteger nossa fé contra a incredulidade que permeia nossa sociedade, inclusive alguns servos de DEUS. Precisamos proteger os valores morais e éticos de DEUS que luta contra a corrupção, a falsidade, a inveja, o aborto, a homossesxualidade, etc... precisamos proteger nossa liberdade de pregar a palavra de DEUS, quando algumas leis são criadas para nos impedir de dizer que homossexualidade , prostituição, mentira , etc.. são pecados. Precisamos proteger nossos jovens, que atraídos pelo sexo, drogas e outras coisas , pensam que não precisam de DEUS em suas vidas.
Caro leitor, hoje precisamos de DEUS em nossas vidas, precisamos orar mais, precisamos avaliar nossas vidas a luz da bíblia sagrada, precisamos compartilhar JESUS CRISTO com outras pessoas que padecem sem ter conhecido JESUS. Deus é NOSSO refúgio e fortaleza, mas não tem sido a fortaleza de nossos irmãos, primos, vizinhos, colegas de trabalho , etc... O objetivo de DEUS é que todos os seres humanos possam encontrar NELE a fortaleza que precisam para suas vidas. Cabe a nós que temos encontrado força em DEUS , levar DEUS aos fracos e abatidos deste mundo. Nós, que já estivemos a beira da morte, podemos testemunhar para aqueles que não tem solução para suas doenças, nós que já passamos pela tristeza e depressão e sobrevivemos , devemos dizer aqueles que querem se suicidar, que existe solução para os seus problemas, nós que vimos nossos casamentos quase desmoronar e hoje vivemos felicidade plena, devemos dizer aos milhares de casais que näo se separem, que confiem em DEUS , e que preservem suas famílias. Nós que já ficamos desempregados com muitas contas pra pagar e hoje somos prósperos financeiramente, devemos dizer aos que estão DESESPERADOS , que tudo pode mudar, e que o DEUS que nos deu o emprego perdido, pode nos dar outro certamente melhor.
DEUS é minha fortaleza e espero que seja o de todos os habitantes da terra. Vamos trabalhar para que isto aconteça.


SOCORRO BEM PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES.....

Costumamos passar boa parte de nossa vida sem orar, sem ler a bíblia, sem ir a igreja, sem participar dos estudos bíblicos, este “ MODUS VIVENDI “ ou forma de agir costuma mudar quando aparecem as “ tribulações”. A perda de emprego, as doenças incuráveis, os filhos nas drogas, as brigas familiares, as ameaças de morte, etc,,, são alguns exemplos de tribulações, nestes momentos nos lembramos dos pastores, da igreja , e principalmente de invocar o nome de DEUS . DEUS que é nosso amigo, está 24 horas por dia a nossa disposição e quer nos ajudar a vencer nossas dificuldades, e nestas horas de tribulação, chamamos um amigo e ele está AUSENTE, chamamos o pastor e por motivo de viajem está AUSENTE , chamamos a irmã que ora e por motivo de estar orando com outra pessoa, ela está ausente, nestas horas pensamos que ninguém se preocupa conosco e que parece que o universo conspira contra nós, mas nada disto é verdade, quando TODOS estão AUSENTES , DEUS está BEM PRESENTE. Deus é SOCORRO bem PRESENTE em nossas tribulações. DEUS está bem PRESENTE com seu poder derrotando as forças que querem nos vencer, Deus está bem presente usando pessoas que nunca imaginaríarmos que poderiam nos ajudar , as vezes de outras religiões e as vezes até mesmo nossos inimigos. Deus está presente com solução precisa e eficaz. DEUS portanto é NOSSO REFÚGIO, FORTALEZA E SOCORRO.
Depois de ouvir esta lição maravilhosa dos filhos de Coré, o que podemos então fazer ? abrir nossa boca e começar a louvar e agradecer a este DEUS maravilhoso, que além de nos dar a vida, nos dá dons, talentos , habilidades, amigos, familiares, comida, casa, trabalho, e LUTAS E TRIBULAÇÕES para fazer com que nossos “ amigos “ fiquem ausentes , e desta forma ELE se apresente como SOCORRO BEM PRESENTE em nossas tribulações.
Caro leitor , encerro minha meditação, dizendo a voce para não se desesperar. Não importa o que voce esteja enfrentando agora, existe solução para tudo na vida, lembre-se que JESUS venceu a morte , portanto quem vence a morte , pode vencer qualquer poder no mundo. Voce nasceu para vencer e ser feliz, DEUS criou voce para o sucesso absoluto e completo. SEJA UM VENCEDOR em CRISTO JESUS.

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home