JN Ministries

Sunday, September 24, 2006

SOMOS COOPERADORES DO REINO DE DEUS

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 24 de setembro de 2006
Hora: 8:30 pm as 11:30 pm=3 horas
Tema: “ Somos cooperadores do reino de Deus “
Texto: I Coríntios 3: 1-9

“ eu plantei,Apolo regou,mas o crescimento veio de DEUS “. I Coríntios 3:6


O reino de DEUS é a causa mais importante que alguém pode abraçar.Servir ao criador do universo é um privilégio inigualável,dado por Deus a todos aqueles que reconhecem seu filho,JESUS,como rei e senhor absoluto do universo.
Nesta obra em que Deus é o condutor absoluto,existem cooperadores,pessoas que usam seus talentos e capacidades para que outras pessoas também possam fazer parte deste reino maravilhoso,que começamos a viver aqui na terra,mas que continuará por toda a eternidade.
Amados leitores,obrigado mais uma vez pelas orações que tenho recebido de cada um de voces,gostaria com toda da humildade,com a iluminação do Espírito Santo,avaliar com voces,o que Deus quer nos ensinar nestes versos,antes de começar já fiz minha costumeira oração para que DEUS possa me conduzir,dentro dos limites de sua palavra.


NÃO VOS PUDE FALAR COMO A ESPIRITUAIS,MAS COMO A CARNAIS

Todos nós quando começamos na fé,somos como bebês,que precisam de ajuda e alimento suave.Paulo no verso 1,divide o povo de Deus em dois grupos,o grupo dos crentes espirituais e o grupo dos crentes carnais.O crente espiritual é o crente guiado pelo Espírito Santo e segue os preceitos bíblicos,é o crente maduro,que passou por inúmeras fases da vida cristã e não costuma dar trabalho aos líderes,este tipo de crente sabe o que tem que fazer,sabe que tem que testemunhar,dar exemplo,sabe que não deve participar de rebeliões ou divisões nocivas ao crescimento da igreja,o crente espiritual não é aquele que dá berros dentro da igreja,nem aquele que vive caindo “ no poder”,também não é aquele que vive nos montes em jejuns e vigílias,o crente espiritual sabe o que é uma autoridade espiritual e obedece aos líderes da igreja,como se estivesse obedecendo ao próprio DEUS,o crente espiritual não necessariamente é aquele que frequenta todos os cultos da igreja,nem mesmo aquele que dá altas ofertas para a igreja,o crente espiritual tem o discernimento do espírito,ele sabe se está diante do Espírito santo ou diante de um espírito imundo.A palavra grega para espiritual é pneumatikos.
O crente carnal é aquele que é guiado não pelo Espírito Santo nem pelos preceitos bíblicos,mas pelos princípios do mundo.Em geral o crente carnal é como um anã espiritual,nunca cresce,o tempo passa e ele continua o mesmo.Como continua o mesmo,este tipo de crente costuma mudar muito de igreja,como tem dificuldades em obedecer autoridades espirituais,ele está sempre inconformado com os pastores,as igrejas que ele frequenta nunca se ajustam a ele.Este crente não convida visitantes,não evangeliza,e vive de aparências,nos cultos gosta de dar glórias e aleluias que até um surdo pode ouvir,nos cultos poderosos ele vive a cair com o poder,ele geralmente oferta com o dinheiro aparecendo,para que as pessoas vejam quanto ele está ofertando,ele gosta de subir montes e não falta uma vigília nos montes,e volta dizendo que a igreja está em pecado e que ele tem uma nova revelação para a igreja.
O crente carnal,é aquele que é guiado pela carne.No verso 3,a palavra grega para carne é sarkikoi,neste contexto aqui,esta palavra significa que os crentes de Coríntios eram imaturos.Paulo informa que havia na igreja em Corinto ciúmes e contendas.Estas duas características não são encontradas nunca em crentes espirituais,pois estes se alegram com o ministério de Deus na vida dos outros servos de Deus,e evitam sempre as contentas,o crente espiritual é sempre pacificador,jamais contendendor.

SOIS CARNAIS E ANDAIS SEGUNDO O HOMEM?

Paulo está aqui fazendo uma pergunta importante aos crentes?voces andam segundo o homem?O crente espiritual anda segundo JESUS,orientado pelo seu Espírito que sempre conduz o crente a bíblia sagrada,o Espírito Santo não tem novas revelações,mas conduz o povo de Deus as revelações bíblicas.
O erro dos crentes carnais era seguir um modelo diferente do apresentado pelo Espírito Santo.Observe amado leitor,que tanto os crentes espirituais como os carnais eram membros da mesma igreja,ouviram o mesmo evangelho,mas deveriam sair da fase de bebês espirituais e crescer.Crescer significa comer alimento sólido contido na palavra de DEUS.Alguns crentes de Coríntios ficaram paralizados no tempo e se tornaram anões espirituais.O modelo,o paradigma do povo de Deus é JESUS é a ele que temos que imitar,não ao mundo.


EU SOU DE PAULO EU SOU DE APOLO

Outro erro dos crentes carnais era a divisão negativa da igreja,chamo de desta forma,pois existe a divisão positiva,em que os trabalhos da igreja são distribuídos por várias pessoas em vários ministérios,Paulo e Silas foram separados de Barnabé e João Marcos,uma divisão com o sentido de alcançar vidas e não visando destruir ou desestruturar a igreja.Começou a surgir na igreja preferências ministeriais.Amados leitores será que o mesmo já não aconteceu em sua congregação?Existem crentes que gostam mais do evangelista pregando do que o pastor,que acha antiquado e superado,e só frequenta o culto quando o seu pregador favorito prega.E na escola bíblica,tem pessoas que preferem um professor em detrimento do outro,por que um tem mais unção,ou sabedoria mais do que o outro,valorizando um obreiro e desprezando o outro.
Apolo era um judeu alexandrino que chegou em Éfeso em 52 D.C durante a apressada visita de Paulo a Palestina,ele possuia conhecimento exato sobre a história de JESUS,ele combinava dons naturais de eloquência,com uma profunda compreensão do antigo testamento,e proclamava com entusiasmo a verdade.De Éfeso ele foi para Corinto,onde demonstrou ser hábil na apologética cristã ao tratar com os judeus.Paulo tinha um estilo diferente,mas pregava o mesmo Deus a sua própria maneira.Hoje existem pregadores com vários estilos,uns mais calmos outros que se movimentam mais no púlpito,mas o que importa é que ambos foram chamados pelo mesmo DEUS e fazem parte da mesma obra,e quem vai receber algum louvor,honra,aplausos,elogios pelo trabalho realizado é DEUS e não os obreiros,


QUEM É APOLO E QUEM É PAULO?

Paulo leva agora os Coríntios a uma reflexão sobre quem eram Paulo e Apolo.Esta pergunta é de extrema importância,pois hoje existem crentes que elevam determinados servos de Deus a categoria de “ deus na terra”,chegam até a idolatrar determinados obreiros.Paulo,Apolo e todos os servos de Deus de todos os tempos são diakonoi,ou seja servos de JESUS,neste contexto a palavra diakonoi,não tinha o significado que teria posteriormente nas cartas paulinas daquelas pessoas que servem como porteiros,a santa-ceia e etc..a palavra aqui tem um sentido geral de servo.
Não existe grande nem pequeno pregador.Se um pastor tem sob sua responsabilidade 5000 membros ele não é melhor pastor do que aquele que cuida de um rebanho de 50 ovelhas,é exatamente igual.Se um evangelista prega internacionalmente em muitos países ele não é melhor pregador do que o evangelista que prega dentro de sua cidade ou estado,para Deus eles são exatamente iguais.Se um pastor construiu um templo para 10.000 pessoas e outro só conseguiu construir um templo para 200,ambos são iguais perante DEUS o prêmio para ambos será igual,viver eternamente com o criador.Se um missionário em toda a sua vida ministerial ganhou 5000 almas para Cristo,ele não é melhor do que aquele que ganhou 100 almas.As vezes o que ganhou 5000 tinha acesso a tv,rádio,internet,tc.. e o outro dependia apenas de sua divulgação própria.Uma coisa é pregar para os norte-americanos e outra é pregar dentro de um país cuja religião oficial do estado é o Islã.Billy Graham é considerado o maior ganhador de almas da história da igreja,mas como ele mesmo disse,é porque seu ministério tem alcance internacional,e suas pregações são via satélite.Se Paulo tivesse acesso a mesma tecnologia,quantas almas ele não teria ganho?Por este motivo não podemos comparar o trabalho dos pregadore e servos de Deus,cada caso é um caso e diante de Deus todos eles merecem o nosso apreço e respeito.
Amado leitor,voce tem amado e respeitado todos os servos de Deus?voce inconscientemente tem preferido uns servos e desprezados outros?o nosso Deus deseja que amemos e valorizemos todos os seus servos da mesma forma.Devemos orar por todos aqueles chamados pelo nosso criador para realizar sua obra,estas maravilhosas pessoas tem nos ajudado a crescer e comer alimentos sólidos.
Amado leitor,voce sabia que voce também faz parte desta miríade de obreiros do senhor?mesmo que voce não pregue,não cante,não lidere o louvor nem os jovens da igreja,DEUS chamou voce para serví-lo,e não pense que voce é incapaz,Deus tem lhe dado dons que outras pessoas não tem,então use suas habilidades e contribua para o crescimento do reino de DEUS.

EU PLANTEI,APOLO REGOU,MAS O CRESCIMENTO VEIO DE DEUS

Que frase linda e providencial,que deveria ser pronunciada por todos os servos de Deus de todos os tempos.De vez em quando ouço algum obreiro se lamentar por que sua ovelha foi para outra igreja,a primeira coisa que precisamos esclarecer aqui é que nenhum pastor tem nenhuma ovelha,as almas salvas nos templos,pertencem unica e exclusivamente a JESUS de NAZARÉ,este sim tem propriedade exclusiva sobre o crente e pode chamar a ovelha de “ minha ovelha “ os pastores terrenos,são meros administradores da obra de Deus e devem cuidar das ovelhas de JESUS atéo seu retorno.Portanto nós,os pastores terrenos de JESUS,não perdemos ovelhas quando elas vão para outras igrejas,quando a ovelha vai para outra congregação ela estará sendo cuidada por outro servo de Deus como nós,os pastores não podem deixar ovelhas irem para o mundo nem para as mãos do maligno,mas nas mãos dos servos de Deus elas certamente estarão bem guardadas.É isto o que Paulo e DEUS quer nos ensinar neste texto,nós os servos de DEUS,somos parceiros,cooperadores com o reino de DEUS,os servos de Deus de outras denominações,também estão fazendo a mesma coisa que nós.Eles evangelizam,batizam,estudam a bíblia,oram,abrem congregações,somos da mesma tribo,e vamos morar no mesmo céu.Os crentes de Corinto dividiam a igreja em grupo de Paulo e grupo de Apolo,hoje dividimos a igreja em grupo batista,assembleiano,peresbiteriano,quandrangular,etc...estas divisões só serão positivas se nos considerarmos membros do mesmo corpo,servindo ao mesmo senhor,abraçando uma só fé.O mesmo erro que os crentes carnais de Corinto cometiam,os crentes carnais de nosso tempo cometem,dividir a igreja dissecando-a,mas Deus nos chama a união,não ao ecumenismo proclamado por alguns,que dizem que somos o mesmo corpo com os budistas,maometanos e outras religiões na qual JESUS não é o senhor,estou falando da igreja,do povo de Deus,daqueles lavados e remidos pelo sangue do cordeiro,daqueles que consideram DEUS PAI como pai de jesus,daqueles que consideram a bíblia como regra de fé e prática,daqueles que ao aceitarem JESUS,receberam o Espírito Santo para habitar em seus corações,amado irmãos somos uma só família,se JESUS nos manda amar os nossos inimigos e aqueles que professam outras religiões,devemos amar muito mais os da família da fé,aqueles que no dia do arrebatamento irão subir juntamente conosco,daqueles que nos céus irão adorar para sempre conosco.
Paulo fala desta união em Efésios 4:4-6,que diz: “ há somente um corpo,e um espírito,como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação,há um só senhor,uma só fé,um só batismo,um só Deus, e pai de todos,o qual é sobre todos,age por meio de todos e está em todos “.Que a cada dia possamos amar nossos irmãos na fé,o reino de Deus só tem a ganhar.


NEM O QUE PLANTA,NEM O QUE REGA É ALGUMA COISA,MAS QUE DÁO CRESCIMENTO

Comparado com DEUS quem planta e o que rega são apenas servos de Deus.Como servos de Deus pregamos a palavra,de repente alguem que aceitou JESUS conosco,vai para outra igreja,e nesta igreja o outro pastor estará regando continuando o trabalho iniciado por nós,mas existe uma pessoa que fará um trabalho muito importante,o trabalho de fazer aquela vida crescer,DEUS é o único encarregado de realizar esta tarefa,DEUS,através do Espírito Santo,ministrando a palavra revelada,trará o crescimento para o seu povo.Paulo informa no verso 8,que o que planta e o que rega receberáo o galardão pela tarefa que cada um realizou.
Amados servos de Deus,pastores do rebanho de JESUS,não se entristeça se algum membro de sua igreja esteja frequentando outra igreja,ore por esta vida,para que ela seja abençoada,deseje o sucesso daquela ovelha,quem sabe Deus quiz somente que voce plantasse e quer que outro servo regue,as ovelhas não nos pertence mas a Deus somente,o crescimento Deus mesmo se encarregará de realizar.


PORQUE DE DEUS SOMOS COOPERADORES

Paulo informa agora a tarefa que realizamos para Deus,ele informa que somos cooperadores.Cooperador é aquele que trabalha em conjunto para alcançar um mesmo fim.A cooperativa das costureiras,dos agricultores,dos catadores de papel,é um grupo de pessoas que unidas realizam um mesmo trabalho,desejando o mesmo objetivo.
A obra de DEUS que realizamos começou a ser iniciada muito tempo atraz,por causa da cooperação de milhares de servos de Deus do passado hoje vemos a obra de DEUS linda e maravilhosa.O patriarca Abraão confiou em DEUS e por sua causa sua família foi abençoada.Jacó cooperou com a obra de Deus,gerando filhos,gerando Judá,JESUS pode nascer.Moisés cooperou com a obra de Deus organizando uma horda de escravos,dando-lhe leis e organização,Josué cooperou,levando o povo a vencer inúmeros inimigos,atravessando o jordão,destruindo Jericó e outras cidades-estados.Davi cooperou com a obra de Deus,com seus salmos e seu exemplo de adorador.Elias cooperou com a obra de Deus profetizando,falando em nome de DEUS.Daniel cooperou com a obra de DEUS,indo para a babilônia sendo um exemplo de fé e coragem, os seus amigos cooperaram para a obra de Deus,indo para a fornalha ardente e mostrando para todos nós,que podemos confiar em Deus em qualquer situação,Jó cooperou com a obra de Deus com sua paciência e determinação,mostrando para o povo de DEUS,que Deus está com seus servos,mesmo nos momentos mais difíceis.José contribuiu para a obra de DEUS,passando por todas as lutas e confiando na realização dos sonhos de DEUS.Samuel cooperou com o reino de DEUS,conduzindo Israel do período dos juízes a monarquia,sempre tendo a palavra de Deus em sua boca.Pedro contribuiu para o reino de DEUS,servindo a DEUS,mesmo depois de tê-lo negado,Paulo cooperou com a obra de Deus,sistematizando a teologia,e organizando-a de tal forma que hoje podemos compreender as doutrinas bíblicas da justificação,da adoção e etc...Billy Graham coopera com o reino de Deus até hoje,ganhando milhares de almas,mesmo quando a saúde não é a mesma de tempos passados.
Amados leitores,não tenho tempo nem papel para enumerar o nome dos milhões de servos de DEUS de todos os tempos que cooperaram com a obra de DEUS,mas o importante a ressaltar é que voce amado leitor,recebeu este legado dos que vieram antes de nós,agora é a nossa vez,temos a oportunidade de dizer ao mundo,o que DEUS representa e o que ele é capaz de fazer por amor.Precisamos estar unidos nesta cooperação,precisamos da oração uns dos outros,precisamos do apoio uns dos outros.Paulo diz que somos lavoura de DEUS,ou seja Deus é o agricultor de nossa vida,ele todos os dias chega em nossa vida e vê se os frutos corretos tem brotado de nossa vida espiritual,ele é aquele que poda qualquer má raìz ou alguma erva daninha.Paulo também diz que somos edifício de Deus.Deus além de checar para ver se tem brotado bons frutos em nossa vida,ele constrói nossa vida,ele está sempre nos edificand.Edificar significa que um alicerce foi colocado e uma construção está sendo feita em nós.Quando lemos a bíblia,quando oramos,quando ouvimos os mestres da bíblia sagrada,DEUS estará nos edificando.Que bom saber que temos um Deus que faz tanto por nós.
Amado leitor,que possamos a cada dia nos unir com os servos de Deus espalhados por toda a terra,e cooperando para o crescimento da obra mais importante que este planeta já viu, a obra de Deus.Que Deus possa te abençoar abundantemente.


JN Ministries-Pr. Julio Neris
International lecturer
Conferencista internacional

0 Comments:

Post a Comment

<< Home