JN Ministries

Saturday, August 19, 2006

A SEARA É GRANDE MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 18 de agosto de 2006
Hora: 11:15 PM as 2:15 am= 3 HORAS
Tema: “ A Seara é grande mas os trabalhadores são poucos “
Texto: Mateus 9:37

“ E então se dirigiu aos seus discípulos: a seara na verdade é grande,mas os trabalhadores são poucos “. Mateus 9:37

Do latim vulgar “ senara “,seara é o campo de cereais,ou extensão de terra semeada,cultivada.A palavra grega para seara é “ therismou “ significa “ o tempo da colheita”,seu equivalente hebraico é “ qatsir “ que tem o mesmo significado.
O contexto deste verso é o verso anterior que diz que Jesus vendo as “ multidões “ se compadeceu delas,porque estavam aflitas e exaustas como “ovelhas que não tem pastor “.Então Jesus se dirigiu aos seus discípulos.


VENDO ELE AS MULTIDÕES ,COMPADECEU-SE DELAS

Este detalhe do texto é de extrema importância pois nos mostra que nosso senhor tem sentimentos.Nosso Deus não é um Deus frio que não se importa conosco,ele é um Deus que está interessado em nossos problemas,mas não fica somente interessado ou emocionado,ele age,toma decisões que venham nos favorecer.
Amado leitor,quem sabe voce tem se sentido como “ mais um na multidão “ voce pensa que foi jogado neste mundo pelo acaso,voce vê pessoas próximas de voce prosperando,mas parece que nada dá certo para voce.Quero lhe informar que se voce sente como mais um na multidão,Jesus está vendo voce no meio da multidão e sabe exatamente quem voce é e o que voce está passando,Jesus não é um mero espectador,mas ele tem algo importante a fazer em sua vida,que ninguém mais pode fazer,Jesus está olhando pra voce e certamente se compadecerá de voce,e trará solução pra cada problema que voce está enfrentando,observe que o texto não diz se a multidão era composta de crentes ou não,Jesus quer abençoar a cada pessoa que vive em nosso planeta,mas para que isto ocorra,as pessoas precisam conhecer JESUS e se relacionar com ele como filho do DEUS ALTÍSSIMO.Jesus poderia naquele momento declarar ou decretar para cada um na multidão vitória sobre os seus problemas,mas não o fez,ele queria que este trabalho fosse feito por seus obreiros,por este motivo ele pediu aos discípulos que orassem ao pai para que enviassem mais obreiros para a sua obra.


ESTAVAM AFLITAS E EXAUSTAS
Jesus tem uma visão impressionante,ele é capaz de olhar para alguém e saber exatamente quem aquela pessoa é e o que ela precisa.A multidão que JESUS viu,não é muito diferente das multidões que vemos diariamente,pessoas aflitas por não ter emprego,por não poder pagar as prestações de sua casa própria,por não poder sustentar sua família dignamente,e exaustas de tanto decepção com os políticos que prometem e muitas vezes não cumprem o que prometem,exaustas de tanto procurar em religiões pra resolver seus problemas espirituais,exaustas de tanto lutar e nada conseguir.
Amado leitor quem sabe voce não tem se sentido assim?,exausto,sem forças,achando que já chegou no fim e que não tem solução para a sua vida?amado não desanime,creia que voce foi criado por Deus para brilhar,voce sabe que existem milhões de estrelas nos céus,umas nascem outras morrem e outras continuam brilhando,voce também foi criado por Deus para brilhar,sua hora vai chegar,é apenas uma questão de tempo,como as outras pessoas estão brilhando voce vai brilhar também,é apenas uma questão de receber a luz da estrela maior,a resplandecente estrela da manhãa,JESUS CRISTO DE NAZARÉ.


COMO OVELHAS QUE NÃO TEM PASTOR


A ovelha,a ovis áries que pode ser chamado no masculino de carneiro e quando pequeno como cordeiro ou borrego é um mamífero ruminante bovídeo,da sub-família caprinae,que também inlcui a cabra,as ovelhas são quase sempre criadas em rebanhos,o manejo é bastante trabalhoso,seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande,ou por serem animais sensíveis.Basicamente a ovelha é um animal dócil,e sem nenhum mecanismo natural de defesa,por isto temos esta idéia de que são animais inocentes.( fonte: Wikipedia ).
Como vimos a ovelha é criada junto com outros do mesmo tipo e são animais sensíveis e não tem proteção natural como outros animais como o Leão,portanto precisa de um protetor,o pastor.Aí está a relação da ovelha com os crentes,servos de Deus.
Antes de conhecermos a Cristo,pensamos que podemos viver sem ELE e planejamos nossa vida,acreditando que nossos planos darão certo,quando aceitamos a Cristo reconhecemos que não conhecemos nada e que precisamos de alguém para nos guiar até aquele que sabe tudo e tem todo o poder,DEUS.Jesus é esta pessoa ,que por causa deste rebanho,morreu na cruz e sofreu tanto,e hoje tem especial carinho por seu rebanho,ele é chamado de SUMO PASTOR ( I Pedro 5:4 ) e PASTOR E BISPO DAS NOSSAS ALMAS ( I Pedro 2:25).
Jesus hoje é a pessoa mais ocupada do universo,trabalha continuamente em favor da igreja e daqueles que precisam ser salvos.Ao ressuscitar dentre os mortos,ele retornou aos céus e hoje administra o universo e a igreja através da supervisão do ESPÍRITO SANTO e o trabalho dos pastores e servos na terra.
Jesus viu a multidão e percebeu que elas pareciam ovelhas indefesas que precisavam de um pastor.

TODO CRENTE É UM PASTOR POR NATUREZA

Amado leitor enquanto somos ovelhas de JESUS,deus nos dá a oportunidade de termos pastores na terra,estes homens e mulheres em sua maioria,são chamados por JESUS e são fiéis e sinceros,mas num sentido mais lato e amplo,todos somos pastores.Como pais devemos pastorear nossos filhos e esposos,ensinando-os a caminhar nos caminhos do Senhor.Como diáconos ou líderes de departamento na igreja,pastoreamos as pessoas que nos foram confiadas por JESUS,devemos nutri-las com o puro leite da palavra de Deus,acompanhando cada passo da vida destas pessoas,não permitindo que estas pessoas sob nossa responsabilidade se desviem.Como professores de escola dominical,também somos pastores,pastoreamos o rebanho de JESUS ensinando-lhes a verdade.Enquanto milhares de pessoas andam por aí contando mentiras espirituais como a reencarnação,a transmigração das almas,o purgatório para purificar-se depois da morte,a teologia da prosperidade que ensina que voce tem que ser rico financeiramente e que Deus é obrigado a dar tudo o que voce quer,etc...,o professor de escola dominical ensina a verdade para as pessoas,ele ensina que o crente é salvo pela fé por meio da graça,ensina que a oração do justo pode muito em seus efeitos,ensina que o Espírito Santo e não o ego habita no coração do crente,ensina que nosso inimigo já foi sentenciado e será lançado no lago de fogo,junto com a besta,o falso profeta e todos os que não estavam inscritos no livro da vida.ensina que os salvos eternamente viverão no céu,dos céus,a nova Jerusalém.Estas são as verdades que as ovelhas de Jesus e os ímpios precisam saber.
Amado leitor,pense sempre nisto,voce é um pastor,cuide de cada pessoa que DEUS coloque diante de voce,mesmo quando voce lidera grupos de discipulado.Jesus é o supremo pastor,voce tem um pastor na igreja a quem deve obediência e respeito e e você é um pastor no sentido mais prático que esta palavra possa ter.Louve a Deus por tão grande privilégio,cuidar do que pertence a JESUS.


CUIDADO COM A APARÊNCIA OLHE PARA O INTERIOR

Tenho aprendido na bíblia sagrada em um verso,o que anos de faculdades não me ensinaram.Aqui temos uma maravilhosa lição.As instruções de JESUS tem uma base emocional,ele viu as multidões e se emocionou com o estado delas.Amado leitor,que possamos ser assim,olhar para as pessoas e ver algo mais nelas,Jesus olhou para as pessoas e não se importou com a cor da pele,com o status social,com a reputação delas,ele olhou para o interior delas,com a sua profunda capacidade de ver as pessoas como elas realmente são.Amado leitor,aqui está uma grande lição,a lição de que a verdadeira pessoa não está em sua aparência física,mas em seu interior.Vejamos I Samuel 16:7,que diz: “ Porém o Senhor disse a Samuel:não atentes para a sua aparência ,nem para a sua altura,porque o rejeitei,porque o Senhor não vê como o homem.O homem vê o exterior,porém o Senhor o coração.Que maravilha de texto,Samuel não era uma pessoa qualquer,ele era o mesmo que ouviu a voz de Deus na época de Eli e recebeu uma mensagem precisa de Deus sobre a família de Eli,e posteriormente foi usado poderosamente por Deus,adquirindo o respeito de Israel,neste evento da escolha do rei de Israel,Samuel comete o erro que nós costumamos cometer,o de avaliar uma pessoa por sua aparência.Se vemos uma pessoa com o rosto pesado,pensamos que a pessoa é oprimida,talvez esteja apenas triste por ter perdido um ente querido.Se vemos uma pessoa chegar num corvete pensamos : “ esta pessoa é rica e famosa “ talvez seja um empregado levando o carro do patrão para o conserto.Vemos uma pessoa bem vestida de terno e gravata,pensamos: “ deve ser um advogado famoso”,talvez seja um office boy .Amado leitor,somos um espírito,temos uma alma e habitamos num corpo.Nosso corpo físico é a única parte de nosso ser que as pessoas podem ver,nosso espírito e alma somente Deus pode ver.Os servos de Deus,podem com sensibilidade amar as pessoas independente de seu exterior.Devemos amar as pessoas,por que elas foram criadas a imagem do criador.Samuel errou mais Deus o ajudou,quando Davi chegou,Samuel sabia que aquele que parecia o menos provável de ser rei,é o que fora escolhido por Deus.É bom estar em sintonia com Deus,desta forma não cometeremos erros,Samuel agiu como homem e errou ,quando enxergou como Deus enxerga,ele agiu corretamente.
Amado leitor,se voce começar a sintonizar-se com Deus estudando a bíblia,orando e ouvindo a voz do Espírito Santo em seu coração voce vai enxergar as pessoas como elas são e vai poder ajudá-las a caminhar na presença de Deus.



ENTÃO SE DIRIGIU A SEUS DISCÍPULOS

Jesus tem discípulos,da mesma forma que Aristóteles teve e tem até hoje.Freud o pai da psicanálise,também discípulos.Adolph Hitler,só chegou onde chegou por causa dos seus discípulos.Ghandi,o indiano pacificador fez tremer o império britânico com seus jejuns por causa do trabalho de seus discípulos.Toda pessoa de influência em qualquer área do conhecimento humano,terá discípulos.O que é um discípulo?é um aluno,é alguém que aprende com alguém.Existe uma diferença técnica entre discípulo e apóstolo.O apóstolo além de aprender com alguém,ele se preocupa em divulgar este conhecimento com outras pessoas.Nãpo basta aprender é preciso divulgar estes conhecimentos.Os muçulmanos aprenderam com Maomé,mas não se limitaram a ficar com este conhecimento,apóstolos de Maomé,espalharam este conhecimento pelo oriente médio,Ásia,Europa e o mundo.Hoje são milhões de muçulmano por todo o mundo.Os discípulos de Buda fizeram o mesmo,foram mais do que discípulos,se tornaram apóstolos.
Amado leitor,como teólogos sabemos que a era apostólica terminou com a morte de João,quando aí começa a era dos pais da igreja,mas a função que os discípulos de Jesus tem na terra não se encerrou,todos somos convidados por Jesus a divulgar tudo o que ele nos deixou para o mundo inteiro.
Mateus 28:18,19,20 diz: “ Jesus,aproximando-se,falou-lhes,dizendo:toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.Ide portanto,fazei discípulos de todas as nações,batizando-os em nome do pai e do filho e do Espírito Santo.Ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado.E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século “. Aleluia,Jesus disse que recebeu do pai toda a autoridade ( PODER ) no céu e na terra,e disse aos discípulos: “ ide “para fazer discípulos de todas as nações,batizando e ensinado -os a guardar todas as cousas que Jesus tem ordenado.Amado leitor,Jesus se dirigiu aos seus discípulos,ou seja aqueles que acreditam nele,que o amam,que o adoram,que o exaltam,que vão aos templos levar seus dízimos e ofertas para financiar este projeto maravilhoso de Deus.Amado se voce é um discípulo de Jesus,então divulgue quem ele é,com seus amigos,vizinhos,colegas de trabalho.O Islã está crescendo diariamente,o Budismo também cresce,os mórmons crescem de maneira estupenda e porque?por causa dos trabalhos dos discípulos,que vão a qualquer lugar e não se envergonham de divulgar suas religiões,amados nós que somos os detentores da verdade,que amamos as pessoas,temos que ser mais agressivos do que eles,agressivos no sentido de usarmos todos os meios de que dispomos para alcançar as pessoas.Os jovens amam a música,então que usemos a música com meio de evangelhismo,a internet veio pra ficar e conecta o mundo inteiro como nenhum outro meio de comunicação,então use este meio.Existem lugares no mundo onde não se pode carregar nem a bíblia,evangelhismo nem pensar,usemos outros meios então,a internet é realmente um grande caminho.Amado leitor,se voce ainda não é discípulo de JESUS,eu gostaria de convidar voce a ser,é a melhor escolha que um ser humano pode fazer na vida,experimente agora mesmo,é simples,basta voce conversar com Deus agora e diga para ele,que voce precisa do perdão de todos os seus pecados,e que voce reconhece JESUS CRISTO como o seu senhor e salvador.Deus vai ouvir voce,o Espírito Santo irá para dentro do seu coração,e o seu nome será inscrito no livro da vida de Deus,dando portanto voce acesso a viver eternamente nos céus.Que Deus te abençoe.


A SEARA NA VERDADE É GRANDE MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS

Já vimos que seara é extensão de terra cultivada.Veja a profundidade destas palavras,JESUS veio a terra,e morreu pela humanidade,ele lançou a primeira semente que cultivaria nosso planeta com paz e felicidade,em sua época era poucos os discípulos,os servos de DEUS da época clamaram ao pai e ele enviou milhares de outros trabalhadores,ao longo da história da igreja milhões serviram a Deus,hoje no século 21,milhões de pessoas no mundo inteiro se dizem : “ cristãs” este termo genérico muitas vezes cria alguma confusão.Os seguidores de Buda,são os Budistas,os seguidores de Maomé,são os maometanos,os seguidores de JESUS são os cristãos.Não confundamos a cristandade com o cristianismo.A cristandade é formada por todos “ os que se dizem cristãos “ ,o cristianismo é formado por todos aqueles que Deus diz que é cristão.Percebeu a diferença ?uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa.Uma coisa é alguém pensar que é Cristão,outra coisa é Deus dizer que esta esta pessoa é cristã.A cristandade é formada por católicos,ortodoxos gregos,os mórmons,testemunha de jeová,adventistas do sétimo dia,adeptos da ciência cristã,etc.......O cristianismo é formado por todos aqueles que reconheceram JESUS CRISTO pela fé,como filho de Deus e salvador da humanidade,e reconhecem a trindade santa( Pai,filho e Espírito Santo) e reconhecem a bíblia como regra de fé e prática.Esta é a base para se saber se alguém é cristão ou não.O termo evangélico,protestante,crente,etc...não são termos bíblicos para definir o povo de Deus,mas foi criado pelos homens.O termo evangélico vem dos evangelhos,o evangélico demonstra crer nos evangelhos,mas este termo é incompleto,pois os servos de Deus não crê soemente nos evangelhos,mas também nas cartas paulinas no livro de Apocalipse e em todos os livros do velho testamento.O termo protestante vincula o crente a um homem,a um ex-monje que protestou com artigos fixados num igreja na Alemanha,seu nome é Martinho Lutero,também este termo é impróprio,pois Lutero,era apenas um elo de uma grande cadeia de servos protestantes que vieram antes dele e que vieram depois também.Nós,os servos de Deus não estamos vinculados ao nome nem ao trabalho de Lutero,mas ao nome e trabalho de JESUS,que usou Lutero e outros homens e mulheres ao longo da história da igreja.O termo crente,vincula os servos de Deus ao texto de João 20:27,onde Tomé que duvidava da ressurreição de Jesus,foi convidado a a colocar o seu dedo nas mãos e no lado do mestre,JESUS o repreendeu dizendo: “ não sejas incrédulo mais crente “.Este termo sim,define o que devemos ser nesta terra,crentes em Cristo Jesus,pessoas que confiam plenamente no filho de Deus.Alguns servos tem vergonha deste título,mas é o termo bíblico para os filhos de Deus que vivem na terra.Algumas religiões da cristandade pensam que usam termos que os separam dos outros grupos,mas na realidade são termos que estão embutidos dentro do cristianismo.O termo católico significa “ universal,então o termo católico se refere a igreja de JESUS verdadeira que é a igreja universal.” As testemunhas de jeová” também se aplicam aos crentes,nós o povo de Deus somos as verdadeiras “ testemunhas de Jeová,mas não só de JEOVAH,mas tambémde Yeshua hamashia,e do Espírito santo.A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos ultimos dias,nós o povo de Deus somos a igreja de JESUS CRISTO que estará na terra nos últimos dias.O título de nada vale,o que importa é o relacionamento que uma pessoa tem com o filho de Deus.
A seara é grande mais os trabalhadores são poucos,mesmo depois de 2000 anos de história a igreja ainda tem muito a fazer,o problema é que existem milhares de outras religiões prometendo levar as pessoas para Deus.Amado leitor,DEUS precisa de voce,voce com seus talentos e habilidades é muito útil na propagação do Cristianismo.

NA IGREJA TEM MUITA GENTE MAS POUCOS TRABALHADORES

O mais importante quando se fala da obra de DEUS não é a quantidade mas a qualidade.Milhares de pessoas hoje querem servir a Deus,mas querem um cargo de “ pastor,presbítero,missionária,etc..”fazem de tudo para “ servir “ a Deus mas querem os cargos,enquanto não forem consagrados não realizam a obra de Deus.Mas Jesus nos convidou para fazer discípulos e para esta atividade não precisamos de cargo algum,podemos evangelizar todos os dias em qualquer lugar que estivermos,o que deve nos mover é o amor a Deus e compaixão pelas multidões.
Enquanto é bom consagrarmos obreiros de valor nas igrejas,o mais importante é o trabalho que estas pessoas exerçam em suas comunidades.


ROGAI POIS AO SENHOR DA SEARA

Jesus é o senhor da seara,ele lançou a si mesmo como semente de vida neste planeta,o planeta terra é hoje um grande campo cultivado,mas que precisa de agricultores para darem prosseguimento ao trabalho iniciado por Jesus.
Jesus nos diz um grande segredo aqui,nós o povo de Deus temos que nos preocupar com a obra de Deus,e devemos orar,rogar pedir a DEUS que envie trabalhadores para a sua seara.Mas Deus não sabe do que sua obra precisa?sim,mas ele nos chama a fazer parte do projeto de Deus,trabalhando e orando a cada momento que detectemos necessidade de obreiros.
A igreja é um corpo espalhado por toda a terra,algumas congregações tem muitos pastores e pregadores,mas tem poucos intercessores e músicos.Outras tem excesso de músico e falta professores de escola dominical.Outras tem muitos jovens mas falta líderes de juventude.Outras tem muitas crianças e precisam de professoras do grupo infantil.Amado leitor qual é a necessidade de obreiros em sua congregação?Jesus convida voce hoje a rogar ao pai e a ele mesmo o senhor da seara para que envie os obreiros que cada grupo precisa.Desta forma a obra de DEUS cresce completa e em perfeita harmonia.

QUE MANDE TRABALHADORES PARA A SUA SEARA

O campo cultivado por JESUS na terra não precisa de pessoas e sim de “ trabalhadores “.Trabalhador é a pessoa que trabalha,que usa seus talentos e habilidades para um fim.Que salário deve este trabalhador ter?nenhum,pois Jesus morreu na cruz por todos nós e nada nos cobrou.I Timóteo 5:18 diz : “ o tabalhador é digno do seu salário “.Portanto existem os profissionais do sagrado,em geral alguns pastores,alguns músicos,etc...pessoas que para se dedicar completamente a sua atividade não podem trabalhar em outras ativididades,esta decisão caberá a cada ministério,mas não podemos nos esquecer que Pedro serviu a Jesus 100% e era pescador e Paulo fabricava tendas,eles não confundiram seus ministérios com suas profissões,podemos muito bem servir a Deus sem nada receber e ter uma atividade profissional paralela.Cada caso é um caso,e cada ministério deve avaliar suas necessidades de disponibilidade financeira,o ponto mais importante é que mesmo estes profissionais do sagrado não se esqueçam que o mais importante não é quanto vão receber,mas o quanto vão oferecer de trabalho para a obra de DEUS.
Hoje temos visto a categoria de celebridades do sagrado,mega-evangelistas,tele-evangelistas,cantores,etc... que exigem hotéis de luxo,classe de luxo nos aviões e pagamento antecipado do trabalho a realizar.Condenamos completamente a atitude destas pessoas,que deixam de pregar ou cantar em determinados lugares onde Deus queria que eles fossem,mas não vão porque o hotel não é 5 estrelas ou o banco no avião é para a classe econômica.
Deus e a obra de Deus não precisa de celebridades do sagrado mas sim de trabalhadores,de pessoas que se dediquem a obra de Deus não esperando receber nada,nada mesmo em troca,pois JESUS CRISTO já lhes deu tudo o que eles precisavam receber,talento e oportunidade de fazer parte do reino de Deus.
Amado leitor,eu gostaria de convocar voce para ser um destes intercessores que Jesus chama neste texto,aí em sua congregação coloque em sua lista de orações o pedido para que o pai envie trabalhadores.
Amado leitor,obrigado por me acompanhar em minhas humildes reflexões bíblicas,espero que Deus possa ter falado ao seu coração,e voce hoje seja mais e mais estimulado a servir aquele que serviu voce oferecendo a sua própria vida.Enquanto voce está nesta terra,sirva a Deus,mas sirva através de sua igreja,converse com o seu pastor,trabalhe junto com ele,cresça na graça e no conhecimento de cristo,olhe para as multidões e perceba o que as pessoas precisam.
Jesus não viu somente uma multidão,mas viu multidões,eram vários agrupamentos com necessidades distintas.Hoje temos a multidão dos pobres e necessitados de comida e trabalho,tem a multidão dos estressados e oprimidos,tem a multidão daqueles que fazem parte de outras religiões mas querem conhecer JESUS,tem a multidão dos enfermos físicos e espirituais,tem a multidão dos agnósticos e incrédulos,existem muitas outras,quando voce se deparar com algumas delas,olhe para estas pessoas com o olhar de Deus,que é o amor e a misericórdia,voce vai ver um ser humano que Deus criou a sua imagem e semelhança,então voce vai amar estas pessoas,mesmo que algum dia elas lhe tenham feito algum mal,voce será capaz de orar e amar os seus inimigos.Que DEUS te abençoe abundantemente.

Pr. Julio Neris
JN Ministries
International lecturer

0 Comments:

Post a Comment

<< Home