JN Ministries

Thursday, August 17, 2006

COMO SER UM EXEMPLO NESTE MUNDO

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 17 de agosto de 2006
Hora: 9:30 pm as 11:30 pm
Tema: “ Como ser um exemplo neste mundo? “
Texto: Filipenses 3:17

“ Irmãos,sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós,pois muitos andam entre nós,dos quais repetidas vezes eu voz dizia,e agora vos digo até chorando,que são inimigos da cruz de Cristo “.
Filipenses 3:17

Do Italiano “ modello “,modelo é objeto destinado a ser reproduzido por imitação,pessoa ou coisa cuja imagem serve para ser reproduzida,em escultura,pintura,fotografia,etc..(dicionário Aurélio ).
Do latim “ exemplu “,exemplo é tudo quanto pode ou deve ser imitado.A palavra grega usada neste texto para exemplo é “ tupon “,que significa uma marca,imagem ,estátua,forma,figura,modelo,exemplo.Num sentido concreto tupos significa uma marca ou selo deixado sobre algo ou alguém.
Amado leitor,mais uma vez obrigado por caminhar comigo neste maravilhoso mundo do texto bíblico,com a ajuda do Espírito Santo que inspirou os autores sagrados,certamente aprendemos mais algumas lições para que sejamos melhores servos de DEUS.

SEDE IMITADORES MEUS
Amado leitor,Paulo neste texto chama os Filipenses de irmãos,que maneira maravilhosa de chamar alguém,esta expressão denota aproximação,parentesco.Amado leitor,pense nisto todas as vezes que for ao culto ou tiver contato com os seus irmãos na igreja,aquelas pessoas que não fazem parte de sua família terrena,são parte de sua família espiritual.Eles são seus irmãos,por que ambos foram adotados na família de Deus,como irmãos de JESUS CRISTO.Ame-os,ore por eles,sirva-os,ajude-os a crescer na fé e desenvolver seus ministérios,lembre-se um dia esta família maravilhosa,a família da fé viverá eternamente diante da presença do pai,do filho,do Espírito Santo e de todos os heróis da fé,que viveram antes de nós.
Paulo faz um pedido aos Filipenses,ele pede que eles o imitem.Parece presunção da parte de Paulo dizer isto,mas na realidade não é,Jesus ao nos chamar,nos chama para que o representemos,para que as pessoas olhem para nós e vejam o próprio Cristo.Amado voce sabia que o significado de “ CRISTÃO “ era “ pequeno cristo “,quando as pessoas da época de Jesus viam um cristão,eles pensavam lá vai um pequeno representante de JESUS,tudo o que se esperava de Jesus,se esperava de seus discípulos também.O serviço,o amor,a misericórdia,a dedicação aos pobres,a obediência ao pai,etc..Querido leitor,hoje não é diferente,quando as pessoas sabem que somos cristãs,esperam ver Jesus no século 21 em nossas vidas.Um mal exemplo de cristianismo,pode arruinar o trabalho de muitos anos de outros crentes.O Brasil testemunhou estes dias a declaração dos nomes dos membros do congresso nacional que fazem parte da máfia da sanguessuga,o que causou mais espanto é um grupo grande de “cristãos “ fazem parte deste grupo.Estas pessoas estavam no congresso porque nossos pastores pediram para que votássemos nos servos de Deus,pois desta forma o cristianismo com seus princípios divinos influenciariam a conduta do congresso a favor do país e dos pobres,ao contrário,estes pseudo-cristãos estavam fazendo parte de uma quadrilha que desviava dinheiro público.Amado leitor,Paulo se atreveu a dizer que era um modelo para os cristãos e voce,também poderá dizer o mesmo?
Já vimos que o significado das palavras modelo e exemplo é o de causar impacto na vida das pessoas ao ponto de deixar marcas,sabemos que nosso maior modelo em qualquer aspecto de nossa vida é Jesus Cristo,mas ele é o modelo mor do qual todos os outros cristãos são modelos.

TESSALONICENSES,MODELO DE CRISTO E DE PAULO

Em I Tessalonicenses 1:6e 7,Paulo diz: “ com efeito vos tornastes imitadores nossos e do Senhor .......de sorte que vos tornasteso modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia ( Toda a Grécia hoje ).A fé dos tessalonicenses influenciou toda uma nação ao ponto de as pessoas se converterem a Deus abandonando os ídolos.Que maravilha,que tenhamos em nosso tempo exemplos como estes,capazes de levar as pessoas para Deus,é o poder da influência é o poder do exemplo.Nós,sempre estaremos sendo vigiados por alguém,é como uma câmera de bigbrother,em nossos lares nossos filhos e esposas observam nosso comportamento,podemos ser bons ou maus exemplos.Amado leitor que exemplo tem sido voce para a sua casa?em nosso local de trabalho,somos vigiados por nossos colegas de trabalho,que observam nossa honestidade,humildade e reações.Amado leitor em seu local de trabalho as pessoas sabem que voce serve a Cristo,por causa de seu testemunho voce pensa que eles iriam a um culto com voce?pense nisto.


PAULO,UM MODELO PARA OS QUE VIESSEM A CREM EM DEUS

Em I Timóteo 1:16,Paulo diz: “ Mas por esta mesma razão,me foi concedida misericórdia,para que em mim,principal,evidenciasse JESUS CRISTO a sua completa longanimidade e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna “.
O contexto deste verso,está nos versos anteriores onde Paulo se sente grato a JESUS que o fortaleceu e o considerou fiel,chamando- o para o ministério,ele que no passado era um blasfemo e perseguidor da igreja,mas Deus o perdoou e ele obteve misiericórdia,ele diz que agiu daquela forma no passado,pois era ignorante,ou seja não tinha um verdadeiro conhecimento sobre a igreja nem sobre Jesus.Paulo é um modelo para todos nós hoje por tudo o que fez em prol do desenvolvimento do Cristianismo.Ele é considerado o segundo fundador do Cristianismo,pois sua influência na mente e coração dos simples e intelectuais do cristianimos e o de outras religiões é simplesmente impressionante,ele é modelo de fé,determinação,amor,etc...Paulo usou JESUS como modelo para ele,e ele se sentia no dever de ser modelo para todos os outros crentes de todas as épocas,realmente ele é.
Amado leitor,pense no que Jesus fez por voce,na vida que voce levava e na nova vida que ele te proporcionou,voce hoje é uma pessoa feliz,realizada e abençoada.Louve a Deus por isto.
Tenho observado que alguns cristãos,posso dizer que é uma minoria,tem se preocupado mais em buscar “ poder ,bençãos,prosperidade,cargos,etc.. “ mas estas coisas acompanharão todos aqueles que forem um exemplo.A cada dia temos que avaliar nossa vida e dizer para nós mesmos: “ eu sou um exemplo de honestidade,de humildade,de serviço,de fidelidade?sou um exemplo para a minha sociedade de bom marido?eu sou um exemplo para meus filhos?meus vizinhos me consideram um exemplo a ser seguido?


OS PROFETAS DE DEUS,SÃO MODELOS DE PACIÊNCIA E SOFRIMENTO

Tiago 5:10 diz: “ irmãos tomai por modelo no sofrimento e na paciência,os profetas,os quais falaram em nome do Senhor....tendes ouvido na paciência de Jó,e vistes o fim que o Senhor lhe deu....”
Amados irmãos,Tiago nos convida a olhar para traz e observar os exemplos de DEUS na terra,e diz para olharmos para os profetas,e cita entre estes profetas,um homem que não faz parte teoricamente ou tecnicamente falando do grupo de profetas maiores ou menores do velho testamento,mas Jó é considerado um profeta da mesma forma que o patriarca Abraão,um profeta é um representante de Deus na terra,alguém que diz as pessoas aquilo que Deus quer dizer.Deus quiz dizer a humanidade de todos os tempos,sobre o significado do sofrimento e da dor,mostrando ao mundo,que no futuro ele enviaria seu prórpio filho JESUS para sofrer por causa da humanidade.
Nada amadurece mais uma pessoa do que a dor e o sofrimento,a fé é provada pelo sofrimento.Amado leitor se voce está sofrendo agora,eu não vou dizer para voce sorrir e se alegrar,pois na hora de chorar temos que chorar,na hora de sentir a dor é para sentir dor.O que biblicamente dizemos para voce é seja um modelo um exemplo de DEUS neste momento do seu sofrimento,Jó sofreu mais teve recompensa por tudo o que passou,pois sabia que Deus tinha direito de fazer o que estava fazendo.Amado não importa o motivo de sua dor,Deus estará dentro de voce te fortalecendo e levando voce para os momentos de alívio,depois da dor e sofrimento voce será uma pessoa mais forte e amadurecida,sua fé será provada e voce aprovado.
Não acredite nos slogans antibíblicos de algumas igrejas que dizem: “ PAREM DE SOFRER “ Deus não assina embaixo este slogan,pois não poupou nem seu próprio filho,quanto mais os filhos adotados da família de Deus.O crente sofreu antes de conhecer a Cristo e depois vai continuar sofrendo por causa da obra de Criso,portanto a palavra sofrimento faz parte de nosso vernáculo,de nosso dicionário.O que a bíblia nos promete é vitória sobre os problemas da vida e sobre os momentos difíceis da vida.Como podemos ser aprovados sem passar por provas.Hoje sou advogado profissional com escritório internacional em Boston,Massachusetts,USA,mas minha aprovação começou no meu cursinho pré-vestibular,fui aprovado no cursinho,fiz o vestibular e passei,frequentei cinco anos de faculdade e passei,fiz o estágio da OAB (ordem dos advogados do Brasil ) e passei,mas era apenas o começo,pois quem se forma em bacharel em direito,pode ter inúmeras carreiras,como procurador,defensor público,promotor,juíz e advogado.Quando alguém se forma em direito ele se torna apenas um bacharel,para ser advogado profissional,tem que passar por uma dificílima prova da OAB,onde de 10.000 somente 1.000 passam ( 10%),e depois desta fase aí é que começa,pois a carreira depende de clientes e a concorrência é muito grande com os outros profisisonais,alguns que já são tarimbados.Até um advogado conseguir uma reputação leva tempo e trabalho,muito sofrimento.Em síntese para que hoje eu pudesse ter minha carteira profissional de advogado eu tive que passar por todas as etapas,por todas as provas.Amado,a vida cristã não é diferente,voce precisa passar por todas as provas que Deus determinou que voce passasse,para que voce consiga o “ diploma “ de servo aprovado de Deus.
Jó é um modelo de paciência para todos nós,que possamos ser modelos para as pessoas ao nosso redor.


OS PASTORES SÃO MODELOS PARA O REBANHO DE JESUS

I Pedro 5: 1-4,diz: “ pastoreai o rebanho de DEUS ......nem como dominadores dos que vos foram confiados,antes tornando-vos modelos do rebanho....ora logo que o SUPREMO PASTOR se manifestar,recebereis a imarcescível de glória “.
Os líderes tem um poder de influência muito grande,pois são formadores de opinião.O lider muçulmano do Hesbolah,grupo terrorista que atuava no sul do líbano é o principal responsável pela guerra contra Israel,enquanto Israel possa ter revidado de forma desproporcional,o líder do grupo terrorista incitava seus seguidores a ir a luta e destruir os Israelitas,segundo eles Israel não deveria nem existir e tem que ser eliminado do oriente médio.Fidel castro é para seus compatriotas Cubanos um exemplo de ditador que toma o poder de um país e não permita que seus cidadãos possam viver livremente como qualquer nação democrática.Adolph Hitler,é um exemplo que nunca deve ser copiado,pois ele representa alguem que se achava o dono do mundo e que tinha direito de destruir outras raças para satisfazer seu ego.George Bush,depois do ataque de 11 de setembro levou a América a dois “ fronts “ de batalha (Afeganistão e Iraque ) que até hoje tem dizimado milhares de vidas e milhões de dólares,que poderiam ser usados no combate a fome,a aids,etc..Os americanos acompanharam Bush,pois era o seu líder.Um líder tem um poder muito grande,ele pode levar uma nação a guerra ou a paz.O lìder Iraniano que apoia o Hesbolah tem incitado os Iranianos a odiarem os Estados Unidos e Israel e contra as determinações da comunidade internacional ( ONU) disse que vai continuar desenvolvendo armamentos nucleares.O Hesbolah com armamentos convencionais fez o estrago que fez imagine com armamentos nucleares,é o poder de um líder em ação.
Pastores ,pais,professores,presidentes,governadores,são alguns exemplos de autoridades que podem influenciar positiva ou negativamente milhares de pessoas.
Os pastores devem ser exemplos para os rebanhos do senhor Jesus e para a sociedade onde vive.Pedro informa que os pastores pastoreiam o rebanho do senhor.Este é o primeiro aspecto a ser observado,nossos pastores não são nossos donos ,nós só temos um Senhor e seu nome é JESUS CRISTO,o sumo,ou supremo pastor ao qual todos os pastores terrenos estão subordinados,portanto expressões que ouvimos constantemente como “ minha ovelha “ “ meu crente “ “ meu rebanho “ não existem,pastor pastoreia o que pertence a JESUS.Pedro diz que os pastores devem pastorear espontaneamente e não constrangidos.Pastor é um chamado de Deus,poucas pessoas tem este chamado,pastores são chamados espontaneamente por Jesus.Ninguém pode ser constrangido a ser pastor porque seu pai foi pastor,nem porque esta é uma profissão que permite a pessoa viajar muito e ter uma vida confortável,Pedro diz que a pessoa não pode ser pastor por sórdida ganância.Ser pastor sem ser chamado trará inúmeros problemas para estas pessoas e para o rebanho de Jesus,que estará sendo conduzido por alguém não habilitado.

PASTORES NÃO PODEM SER DOMINADORES

Geralmente esta característica aparece em “ pastores “ não chamados por Jesus.Existem pastores que pensam que podem dominar sobre cada aspecto da vida de uma pessoa.Pensam que podem dizer com quem uma pessoa deve namorar ou casar,ou mesmo se deve mudar de cidade ou emprego.Alguns determinam que tipo de igrejas pode visitar ou não,outros ameaçam de excomungação aqueles que não obedecem suas ordens.Vemos a cada dia crentes frustrados que não se relacionam com outros crentes partes de outras denominações.Existem pastores dominadores que gostam de “disciplinar “ seus membros,qualquer erro é motivo para ser disciplinado.Alguns deles não gostam de disciplinar a si mesmo quando erram ou os membros de sua família e amigos.
Disciplina é para disciplinar,ou seja para fazer alguem que não obedece ordens,obedecer e se ajustar ao grupo.Disciplinar por disciplinar é autoritarismo,a disciplina cristã deve ser praticada com amor,da mesma forma que nossos pais que nos amam,nos disciplinam desejando que sejamos melhores filhos.

JESUS CONFIOU O O REBANHO AOS PASTORES

Pedro diz que JESUS que é o sumo pastor,confiou aos pastores o seu rebanho,portanto os pastores devem tratá-los da mesma forma que JESUS trataria com amor e misericórdia.Nós os pastores somos adminstradores do que pertence a JESUS,ser pastor é mais do que ter diploma,é e mais do que ter sido consagrado pela imposição de mãos dos outros pastores,ser pastor é ser modelo do rabanho como JESUS foi em todo o tempo que esteve na terra.Amado pastor que lê este artigo,voce tem sido um modelo para o rebanho de JESUS?modelo de que?de fé,de honestidade na administração do dinheiro sagrado que lhe é confiado?voce tem sido modelo de persistência,dedicação e amor a obra de Deus?voce tem sido modelo de união do corpo?voce considera os outros pastores que não pertençam a sua denominação também como servos de Deus e devem ser amados e respeitados?Amado pastor voce é um exemplo de transparência ministerial?os membros de sua igreja sabem quanto é o seu salário e as entradas e saídas são feitas comos os contadores fazem,de forma a não deixar nenhuma dúvida a respeito de sua honestidade?Amado pastor voce é um excelente pai e marido? o seu ministério começa em sua casa,se voce não pastoreia bem sua casa,voce acredita que vai pastorear um rebanho maior?
Amado pastor,lembre-se o SUPREMO PASTOR é Jesus,e um dia ele regressará e como bom adminstrador voce terá que prestar contas da forma como cuidou do precioso rebanho de JESUS,que pagou um preço muito alto por ele,o preço de sangue.Pedro diz que Jesus dará aos pastores fiéis uma imarcescível coroa de glória.Imarcescível é aquilo que não murcha,DEUS tem algo a te dar amado irmão ou irmã,algo que nunca vai murchar,não sabemos o que é,mas JESUS nunca deu nada ruim para ninguem,não é para os seus pastores que ele vai dar.
Amado leitor,que sejamos exemplos paras as pessoas que estão ao seu redor e não sejamos como aqueles que são inimigos da cruz de Cristo.Que Deus te abençoe abundantemente.

Pr. Julio Neris
JN Ministries
International lecturer
Conferencista internacional

0 Comments:

Post a Comment

<< Home