JN Ministries

Saturday, August 26, 2006

O PERDAO E O REMEDIO DE DEUS PARA OS RELACIONAMENTOS

JN Ministries- Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 26 de agosto de 2006
Hora: 8:30 PM as 11:30 PM = 3 horas
Tema: “ perdoar é o remédio de DEUS para os relacionamentos “
Texto: Colossenses 3:13

“ suportai-vos uns aos outros,perdoai-vos mutuamente,caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.Assim como o senhor vos perdoou,assim também perdoai vós “ Colossenses 3:13

Amado leitor,obrigado por me acompanhar mais uma vez em minhas reflexões bíblicas,já fiz minha oração costumeira para que antes de eu poder chamar a sua atenção para a importância do perdão eu mesmo tive que avaliar minha vida e relacionamentos,e constatar se eu mesmo tenho perdoado a todos os que me fizeram algum mal.Nós,os pregadores temos o costume de exortar as pessoas,mas temos dificuldades de nos exortarmos.Tenho pedido a Deus esta ajuda,que DEUS possa ajudá-lo também.
Amado leitor voce já imaginou um dia em que os israelitas vivam em plena comunhão com os palestinos,libaneses,Sírios e outros vizinhos?não seria uma maravilha?voce já imaginou uma vítima de estrupo perdoar o seu malfeitor?voce já pensou algum dia um sequestrador pedindo perdão por seu ato e sendo perdoado?se voce nunca pensou sobre isto,é bom pensar pois este é o objetivo de DEUS,que as pessoas vivam em união,que as pessoas que cometam erros,paguem por eles,mas se arrependam e peçam perdão aqueles a quem fizeram mal e se for possível até ressarcí-los.


SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS

Cada um de nós somos diferentes,Deus nos fez assim,e ésta diferença que nos enriquece e agrada a Deus,o chinês,o americano,o brasileiro, e todos os povos com sua forma de ser demonstra a diversidade e criatividade de Deus.
Algumas pessoas são mais extrovertidas outras tímidas,umas altas outras baixas,umas magras outras mais cheiinhas,umas brancas outras negras.Algumas pessoas nasceram com o dom de cantar e tocar instrumentos musicais,outras nasceram para serem médicos,outras advogados,etc..Esta diversidade tem que ser sempre para o bem e engrandecimento da humanidade.Conhecemos pessoas que usam o talento e inteligência que Deus lhes deu para o mal,planejando assaltos,sequestros,traficando drogas,matando,etc..nestes casos,o maligno está presente na vida destas pessoas para que elas não cumpram a missão para a qual Deus determinou que elas cumprissem,é aí que entra o povo de DEUS,que está a serviço de Deus e do bem,orando,evangelizando,discipulando e cuidando das pessoas que buscam a DEUS.
Paulo convida os irmãos da igreja em Colossos a suportarem-se.Suportar-se é entender que as pessoas nunca vão ser do jeito que queremos que elas sejam.Dentro da igreja hoje o mesmo problema ocorre.Só porque uma irmã usa calça comprida,as vezes é rejeitada na igreja por aqueles que acham que usar calça comprida é pecado,temos que entender que a vida é mais importante que a vestimenta.Algumas pessoas são rejeitadas por alguns por que são sinceras e dizem o que pensam,aqueles que são hipócritas e só falam o que pensam por tráz desprezam este tipo de pessoa.
Amado leitor,voce já é servo de Deus?já faz parte de alguma congregação?que bom,bom mesmo,mas mais do que participar de uma congregação,DEUS quer que voce seja um “ suportador “,alguém que enxergue as pessoas como Deus enxerga,amando-as,sem distinção,sem olhar para a sua roupa,ou modo de ser,se voce agir desta maneira e todos os membros de sua congregação fizer o mesmo,sua igreja será uma benção,não somente para os seus membros,mas para a comunidade para a qual ela serve.Os vizinhos logo saberão que voce e sua congregação realmente reprentam Jesus naquele lugar,os que conhecem um pouco a bíblia identificarão voces com o JESUS da bíblia e perceberão que Jesus ressuscitou verdadeiramente,não vivendo somente nos céus ao lado do pai,mas também dentro de seu coração,é isto o que Deus espera de nós.
Amado leitor,se o novo convertido ainda bebe ou fuma,este problema não é seu,mas de DEUS e do fumante.Deus tem poder suficiente para libertar aquela pessoa completamente,mas vício é vício e se voce tiver amor e paciência com aquele fumante ou beberrão,ensinando sobre as consequências de seus vícios,aquela pessoa será amada e se sentirá amparada por uma comunidade de amor divino.Conheço crentes que no momento da santa-ceia,em vez de se preocupar com seus próprios pecados e pedirem perdão a Deus para participar da ceia do senhor dignamente,ficam com os olhos abertos,para ver se aquele irmão que precisa de ajustes em sua vida está tomando a santa-ceia ou não,como pastor em Boston,já fui procurado por irmãos que me disseram : “ pastor,o senhor viu,na ceia aquele irmo sumido,que andam dizendo que está em pecado,tomou a ceia,o senhor não vai tomar nenhuma providência? “.em casos como estes eu sempre tinha a mesma resposta: “ sim,vou tomar providência,a primeira é pedir a Deus que faça voce enxergar seus próprios erros e também para que voce aprenda a suportar a fraqueza dos outros.Amados cuidado com crentes santos demais,aqueles que enxergam o pecado de todo o mundo,menos o deles.O juiz do universo é JESUS,se hoje tivermos misericórdia com o pecado dos outros,um dia se ocorrer conosco,as pessoas e Deus terão misericórdia de nós.Mateus 5:7,diz: “ bem aventurado os misericordiosos,porque alcançarão misericórdia”.Amado leitor,nosso trabalho na terra é servir a Deus e conquistar almas para Deus,não podemos deixar que estas vidas compradas com um preço tão alto que foi o sangue de Jesus,possam se desviar dentro das portas dos templos,por causa dos hipócritas e fofoqueiros,que usam a “ santidade “ que não possuem como base para condenar e desprezar as pessoas que fazem parte do rebanho de Deus,portanto esteja sempre ao lado de Deus e da bíblia,aja como Deus determinou que voce agisse,perdoando as pessoas.

PERDOAI-VOS MUTUAMENTE

A palavra grega aqui no texto para perdoar é “ charizomenai “,que significa mostrar favor e bondade para uma pessoa,significa também aceitar alguém com um benvindo.É a mesma raiz da palavra graça ( CHARIS ) que significa “ favor imerecido “. Amado leitor voce observou perdoar significa abraçar alguém,receber alguém independente de se esta pessoa merece ou não.Como precisamos de crentes assim em nossas congregações,oferecendo amor para todos os que entram pelos templos.Amado leitor voce tem idéia de quantas pessoas se desviaram em sua igreja,desde que voce chegou?tente imaginar quantas pessoas se desviam nas congregações de toda a terra.Pessoas que não querem mais saber de igreja,e não querem nem ver um crente em sua frente.Amado será que foi para isto que JESUS morreu no calvário?Jesus veio a terra,sofreu ameaças,foi perseguido,foi traído,carregou parte de sua própria cruz,foi crucificado no Gólgota,para que as pessoas de todas as épocas pudessem ter a oportunidade de desfrutar do amor e perdão de Deus,agora os seus representantes na terra,agem como se fossem um deus em si mesmo,criando regras próprias,algumas que contrariam a própria bíblia,fazendo as pessoas se desviarem da presença de Deus,atrapalhando a obra de Deus,julgando as pessoas como se fossem juízes e impecáveis,levando-as aos braços do maligno.Amado voce sabe que se estas pessoas não permanecerem na presença de Deus até o dia do retorno de Jesus,elas vão passar toda a eternidade longe do criador.Temos grande responsabilidade sobre este assunto,

ASSIM COMO O SENHOR VOS PERDOOU,ASSIM TAMBÉM PERDOAI VÓS.

Que texto impressionante! veja como erramos porque realmente desconhecemos as escrituras (Mateus 22:29).João5:39 diz: “ examinai as escrituras,porque julgais ter nela a vida eterna,e são elas mesmas que testificam de mim “.É exatamente o que está faltando a uma minoria evangélica,o examinar as escrituras,alguns tem o costume somente de ler alguns versos,outros usam como amuleto de sorte,usam as caixinhas de promessas como oportunidade de ouvir uma promessa para aquele dia,como alguns de fora lêem o horóscopo para saber o que os astros dizem sobre o seu dia.Alguns participam de estudos bíblicos,mas não praticam os princípios estabelecidos por Deus para cada um de nós.
Amado leitor,qual é a base que temos para perdoar as pessoas?o amor de Deus para conosco,nos perdoando de todos os nossos pecados.Amado leitor talvez no passado voce não assaltou,não roubou,não foi prostituta,mesmo assim voce diante de Deus estava em dívidas,não por causa dos pecados de Adão e Eva,mas seus próprios.Em Efésios 2: 1-10,Paulo lembra aos Efésios: “ ele ( Jesus ) vos deu vida,estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,nos quais andastes outrora,segundo o curso deste mundo,segundo o príncipe da potestade do ar,do espírito que agora atua nos filhos da desobediência “....Mas Deus sendo rico em misericórdia,por causa do grande amor com que nos amou...nos deu vida juntamente com Cristo,pela graça (CHARIS ) sois salvos....e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo JESUS “.Aleluia,glórias ao rei eterno,amado voce,eu e todos os habitantes da terra estávamos mortos (separados de Deus ) por causa dos nossos delitos e pecados (roubo,sequestro,prostituição,mentira,fofoca,hipocrisia,falta de leitura bíblica,falta de oração,roubando nos dízimos e nas ofertas.Amado leitor,lembre-se do que voce já fez.não é para lembrar como o maligno as vezes faz conosco,nos acusando de pecados que não mais existem,por que foram extintos pelo sangue de JESUS,mas lembrar para agradecer,para louvar,para adorar,aquele que nos amou de tal maneira que nos deu o seu filho unigênito.Esta é a base que temos para perdoar todas as pessoas pelas quais venhamos a nos relacionar,nós perdoaremos todas as pessoas que nos fazem ou fizeram mal,porque DEUS perdoou todas as pessoas que lhe viviam em pecado longe de sua presença.
Antes vivíamos longe de Deus como seu inimigo,hoje chegamos tão perto dele que ouvimos sua voz claramente e seu poder tocando nossas vidas.Alugns de nós Falávamos palavrões e gírias,hoje nossa boca fala do que nosso coração está cheio,de amor,de perdão,de vitória,de esperança e de fé.
Antes alguns de nós pensávamos até em morrer,achando que nossos problemas não tinham solução,hoje sabemos que mesmo que morramos,nosso senhor tem poder sobre a morte,e vai ressucitar-nos um dia,com este conhecimento,não ficamos desesperados em nenhuma situação,pois quem tem poder sobre a morte,sobre o inferno,sobre demônios,sobre satanás,tem poder para resolver qualquer problema que enfrentemos.Se está faltando alguma coisa em nossa vida hoje,não nos preocupamos,pois “ o senhor é nosso pastor e o que falta hoje,não vai faltar amanhã”.
Amado leitor,milhões de pessoas não sabem disto,eu voce sabemos,é um segredo que o diabo não quer que as pessoas saibam,mas Deus e nós queremos contar a todas as pessoas que encontrarmos,há solução para cada problema que alguém enfrente na terra,só não haverá solução para uma pessoa que morre sem Deus,seu destino seráo lago de fogo,por isto não podemos perder tempo em picuinhas,em briguinhas denominacionais,para saber quem é a verdadeira denominação de Deus na terra,Deus não criou denominações,nem mesmo a Luterana,a igreja é anterior a Lutero,antes mesmo da igreja ser fundada no tempo do império romano,já havia uma igreja de servos de Deus que começou com ABEL,SETE,NOÉ,SEM,ABRAÃO,ISAQUE,ISRAEL,JOSÉ,JUDÁ,ELIAS,ELISEU,SAMUEL,JOSUÉ,DAVI,DÉBORA,ETC...Perder tempo discutindo que denominação vai ocupar mais espaço nos céus,é a mais pura das infantilidades,o céu não é como o Brasil no tempo das capitanias hereditária,arrendado e dividido para alguns,a eternidade nos céus é a benção da bençãos,é a consequência de quem amou e serviu a Deus,erra,quem pensa que os céus está loteado entre as denominações que os homens criaram,o povo de Deus será reconhecido lá em cima,pela marca que tem,o sangue de JESUS CRISTO,os que tem seu nom inscrito no livro da vida,estes sim,entrarão na morada celestial.


O AMOR QUE É OVÍNCULO DA PAZ ( v.14)

Amados irmão o amor vincula,liga,aproxima,traz para perto,o amor é sempre por seu companheiro o perdão.Se voce perdoa voce prova que ama,se não perdoa,voce apenas pensa que ama,mas não ama como Deus.
Paulo diz no verso 15,que a paz de Cristo seja o árbitro ou juiz em nossos corações.Estamos em paz com Deus pois nossos pecados foram perdoados,por causa do amor de Deus,esta paz que é o próprio JESUS ,é quem decide as coisas em nossa vida,não os nossos sofrimentos,dores e sentimentos.Deus,através de JESUS nos aproximou a ele e a vida eterna,como filhos de Deus temos que estar vinculados por este amor,unidos em busca de mais vidas para fazerem parte da grande família de Deus,sem perdão não há a mínima possibilidade de isto ocorrer,como pastor aqui em Boston,antes da santa-ceia,criei um momento chamado “ o minuto do perdão “,neste momento eu dava a oportunidade dos irmãos avaliarem sua vida com Deus,cada um estava proibido de avaliar a vida do outro irmão,se houvessem problemas de relacionamento,teriam que ser dirimidos naquele momento,vi milagres extraordinários ocorrerem neste momento,alguns irmãos iam a frente pedindo perdão a quem tinha magoado ou ferido,se o irmão ou irmã,estivesse no culto era convidado para ir na frente aceitar o perdão e viver como filhos de Deus,da forma que Deus tinha determinado em sua palavra,amado leitor por que voce não faz o mesmo,não espere o dia da santa -ceia,procure o irmão a quem voce ofendeu peça perdão,se for possível reparar o erro,faça esta reparação,mas voce pode ir mais longe dentro do que Deus te ensina,se voce souber que alguém tem alguma coisa contra voce,chegue até esta pessoa,certamente o mundo ao redor de voce vai mudar tremendamente.Voce verá determinadas bençãos que pareciam retidas em sua vida,chegarem,simplesmente por que voce decidiu obedecer a Deus.


AMAI OS VOSSOS INIMIGOS E ORAI PELOS QUE VOS PERSEGUEM ( Mateus 5:44)

Encerramos nossa reflexão com um texto maravilhoso,neste texto saberemos se somos realmente filhos de Deus ou não,neste texto saberemos se iremos viver eternamente nos céus ou não.
Neste texto Jesus começa informando que palavras devem ter poder sobre a vida do servo de Deus,no verso 43,ele diz: “ ouviste o que foi dito,amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo “.No velho testamento a lei da Talião que determinava que cada um devesse receber o que desse.Se alguém cortasse a mão de alguém,sua mão deveria ser cortada também.era o “ olho por olho,dente por dente “.Jesus a autoridade maior do universo,informa que agora a lei a ser estabelecida é a lei do amor e do perdão.O que disseram no passado agora não teria mais nenhum efeito,pois JESUS veio estabelecer uma nova ordem.Antes diziam que as pessoas deveriam amar o amigo ou próximo e odiar o inimigo,como JESUS é o exemplo maior de perdão a todos os inimigos de Deus,tinha autoridade para estabelecer esta lei.
No verso 45,Jesus informa que para que alguém se torne “ filho de Deus “precisaria amar de tal forma que pudesse amar seu inimigo,Jesus disse que se amarmos os que nos amam,que recompensa podemos ter?pois os publicanos (os que não conhecem a Deus ) fazem assim.JESUS disse também que Deus prova que ama todas as pessoas crentes ou não,pelo fato de dar o sol e a chuva para todos.Amados veja que lição maravilhosa de Jesus ele estabelece a extensão para a qual o perdão deve ir,até o nosso inimigo,portanto se temos dentro de nosso coração o amor ágape,ou seja o amor de Deus,capaz de perdoar os nossos inimigos,podemos com certeza perdoar nossos amigos,familiares e colegas de trabalho.


PERDÃO NÃO É QUESTÃO DE SENTIMENTO MAS DE OBEDIÊNCIA

Costumamos ouvir alguns “ crentes “ dizerem: “ eu não vou perdoar esta pessoa porque eu não estou sentindo em meu coração para perdoá-lo “.Esta pessoa na prática está dizendo que o Espírito Santo e a palavra de Deus não governa a sua vida,mas os seus sentimentos.Pessoas direcionadas por sentimentos,podem ser capazes de matar pessoas,É por isto que I João 3:15,diz: “ todo aquele que odeia a seu irmão é assassino “,uma pessoa que odeia,que armazena ódio no coração,é capaz de matar uma pessoa,basta surgir uma oportunidade.Deus não precisa falar ao coração do crente o que já está expresso em sua palavra,é somente obedecer e obedecer é melhor que sacrificar,já disse o grande profeta Samuel.

PERDOAR NEM SEMPRE FAZ O RELACIONAMENTO ANTERIOR RETORNAR

Algumas pessoas pensam que perdoar é reconstituir o relacionamento anterior.Alguns casais se separaram com ódio e alguns constituem outras famílias,estas pessoas devem se perdoar para liberarem um ao outro,para purificarem seus corações,se o casal puder voltar a viver juntos,ótimo,mas se não que ambos vivam como pessoas maduras sem ódio no coração.
Alguns amigos podem ter se separado e brigado e se tornaram até inimigos,voce deve perdoar esta pessoa que te fez mal,isto não significa que a outra pessoa tem que voltar a viver em sua casa,participando de festas e churrascos como no passado,se a amizade puder ser restaurada completamente é ótimo,se não puder,tem que haver o perdão,que é o reconhecimento do erro,e pedido de desculpas.



ANTECIPE-SE,SE ALGUÉM TEM ALGO CONTRA VOCE,PROCURE-A

Mateus 5:23,diz que se no momento de sua oferta na igreja,ou seja o momento em que voce vai adorar a Deus,devolvendo-lhe parte do que ele tem te dado,e voce se lembrar que o teu irmã otem alguma coisa contra voce,Jesus diz que mais do que a oferta em dinheiro para Deus,Deus quer o seu coração puro,sem ódio,sem rancores.Ele orienta o crente a deixar a oferta em algum lugar no altar,mas antes,como prioridade,como atitude mais importante,esta pessoa deve reconciliar-se com seu irmão,observe amado leitor,que JESUS está dizendo que se alguém tem alguma coisa contra voce, e não se voce tem algo contra alguém.
Amado este assunto é de extrema importância para Deus,de tal forma que ele não receberá a oferta daqueles que não obedecem sua palavra.Veja como a bíblia traz luz para nós,muitos de nós,amamos ir ao gazofiláceo entregar nossas ofertas pessoalmente a DEUS,mas Deus recusará a oferta daquele que não obedece sua palavra.Amados voces lembram de dois ofertadores do velho testamento?Caim e Abel?
Gênesis 4,nos informa que os dois eram filhos de Adão e Eva,Caim era lavrador e Abel pastor de ovelhas,até aqui não vemos nenhum motivo para Deus aceitar a oferta de um e recusar a do outro.O verso 3,já dá alguma dica,diz que no fim de uns tempos,Caim trouxe “ do fruto da terra “ uma oferta ao senhor,e Abel trouxe “ das primícias do seu rebanho e da gordura “ .Caim foi na plantação e pegou um fruto qualquer,não se preocupou em procurar o melhor fruto para Deus,o mais bonito,o mais perfeito,o mais cheroso,o que ele viu pegou e trouxe para Deus,Abel,foi ao seu rebanho e escolheu o melhor,a primícia.Outros textos da bíblia indicam o que ocorreu dentro de coração de cada um dos ofertantes.I João 3:12,diz : “ não segundo Caim,que era do maligno e assassinou a seu irmão,e porque o assassinou?porque as suas obras eram más,e as de seu irmão justas”.Hebreus 11:4,diz: pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim,pelo qual obteve testemunho de ser justo,tendo a aprovação de DEUS quanto ás suas ofertas.Por meio dela,também mesmo depois de morto ainda fala. Hebreus 12:24,diz: “ e a Jesus,o mediador de nova aliança,e ao sangue da aspersão,que fala cousas superiores ao que fala o próprio Abel “.
A bíblia realmente se explica,Caim foi recusado por que ele não pertencia a Deus,sua vida e coração eram do maligno,seu coração não era de Deus suas obras também eram malignas,consequentemente deixou a inveja dominar seu coração e junto com a inveja um ódio mortal,capaz de matar alguém,mesmo o seu prórpio irmão.Abel era de Deus,quando ele ofertou a Deus,sua oferta foi um sacrifício mais excelente que o de Caim,por que ele ofertou com fé,ou seja ele acreditou que dando aquele animal escolhido como o melhor para Deus,certamente Deus poderia suprí-lo quando precisasse no futuro.Amado leitor,talvez voce pergunte: “ como DEUS pode permitir que Abel um homem de fé pudesse ser assassinado por um homem maligno como Caim.Deus nem sempre faz o que pensamos que ele deveria fazer,mas faz o que acha conveniente fazer.O sangue de Abel derramado na terra teria um voz,era como se aquele sangue pudesse clamar,por justiça.O sangue de Abel representa o sangue de milhões que morreram inocentemente agradando a Deus em vida,mas este sangue de Abel é tipo do sangue de outro inocente que morreria inocentemente no futuro,servindo a Deus,o sangue de JESUS,que fala coisas superiores do que falou o sangue de Abel.o sangue de Jesus fala de justiça divina,reconciliação com Deus,vida eterna,paz interior,amor,perdão,etc..A morte de Abel não foi em vão,da mesma forma que a morte de JESUS não foi,DEUS permite que inocentes morram,e que malfeitores vivam,no final todos hão de prestar contas de seus atos.

QUANTO AOS MORTOS,PEÇA A DEUS PARA LIMPAR SEU CORAÇÃO

Algumas pessoas já me consultaram a respeito de perdoar aqueles que já morreram e antes de sua morte fizeram grande mal a algumas pessoas.A bíblia nos informa que não podemos consultar os mortos,aqueles que nos fizeram mal e já morreram terão que prestar contas do que fizeram a Deus,se alguém guarda mágoas dos que já morreram,tem que permitir que o amor de Deus que habita em seus corações possa expulsar qualquer sentimento de de raiva e ódio,o que já morreu não pode se arrepender e pedir perdão a quem está vivo,e o que está vivo não pode pedir perdão nem receber daquele que já morreu.

Amado leitor,obrigado por orar por mim e me acompanhar em minhas humildes reflexões bíblicas,hoje é dia de perdão pra voce.PERDOE a todos os que te fizeram ou fazem mal,obedeça aquele que morreu na cruz do calvário por voce.

Pr. Julio Neris
International lecturer
Conferencista internacional

0 Comments:

Post a Comment

<< Home