JN Ministries

Thursday, September 07, 2006

DEUS É FIEL MESMO QUE SEJAMOS INFIÉIS?

JN Ministries -Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 7 de setembro de 2006
Hora: 1:45 am as 3:00 pm
Tema: “ Deus é fiel,mesmo que sejamos infiéis ?“
Texto: II Timóteo 2: 13

“ se somos infiéis,ele permanece fiel,pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo “. II Timóteo 2:13

A infidelidade está presente em várias áreas de nossa sociedade.Os políticos tem sido infiéis com os seus eleitores,não cumprindo as promessas feitas antes das eleições,esposos e esposas tem sido infiéis com seus parceiros,procurando companhia fora de seus casamentos.Filhos tem sido infiéis com seus pais,se envolvendo com drogas e más companhias,escondendo de seus pais até que tudo vem à tona.Alguns membros de igrejas tem sido infiéis com seus pastores abandonando aqueles que lhes ensinaram o caminho da verdade , falando mal e as vezes difamando os servos de Deus.Alguns pastores por conseguinte tem sido infiéis com o rebanho de Jesus,não cuidando deles como deveriam.Entre os anjos a infidelidade também esteve presente.Deus criou os anjos dando-lhe brilho e dons,mas um deles Lúcifer retribuiu a fidelidade de Deus,sendo infiel,se rebelando contra aquele que o criou,outros anjos o acompanharam em sua rebelião,por conseguinte sendo infiéis a Deus também.Enfim a infidelidade está por toda a parte,só não vamos encontrar infidelidade em Deus.
Do latim “ infidelitate “,infidelidade é a qualidade ou caráter de infiel,é a deslealdade,traição,perfídia,é a resistência conscientea fé. .Fiel vem do latim “ fidele “ e significa aquele que é digno de fé,que cumpre aquilo a que que se obriga,é leal,honrado,íntegro,probo,que não falha,que não muda,firme,constante,perseverante,que não rouba,que é honesto,que é exato,verdadeiro,verídico ( Dicionário Aurélio ).
O ser humano pode ser infiel mas DEUS não,mas Deus por natureza é fiel,ou seja cumprirá tudo o que diz que faria.Amado leitor,mas uma vez estamos juntos,juntos com Bíblia e com o Espírito Santo,obrigado por me acompanhar em minhas reflexões,já fiz minha costumeira oração para que o Espírito Santo nos ensine um pouco mais sobre Deus e seus propósitos.
Como sempre tenho dito em nossos artigos,temos que observar o contexto dos textos,para termos uma verdadeira compreensão do que o texto quer realmente dizer.O contexto aqui,está nos versos anteriores,que começa no verso 2,quando Paulo aconselha a Timóteo a se fortificar na graça que há em Cristo,e pediu que que Timóteo transmitisse os ensinamentos aprendidos de Paulo a homens “ fiéis “,desta forma outras pessoas poderiam aprender corretamente sobre Deus.
Paulo convida a Timóteo a participar dos seus sofrimentos como bom soldado de Cristo.Ele fala que o atleta deve seguir normas,ou seja ser disciplinado,informa também que o lavrador por ter trabalhado,deve ser o primeiro a participar dos frutos.Paulo disse para Timóteo se lembrar de Jesus Cristo,que foi ressuscitado,Paulo também disse que por causa de JESUS ele estava sofrendo “algemas “ como malfeitor,Paulo estava preso,mas disse que “ a palavra de DEUS não estava algemada”.
Paulo no verso 2,falou sobre os “ homens fiéis “ agora no verso 11,diz sobre a “ palavra fiel “.Paulo dá a entender que a palavra de Deus expressa o caráter de Deus,e informa que se seguirmos os passos de Cristo,mesmo que precisemos morrer,Deus será fiel cumprindo sua palavra que diz que se morrermos com Cristo,também viveremos com ele,se perserverarmos também com ele reinaremos,mas se o negarmos,ele por sua vez nos negará.Paulo diz também que se somos infiéis,ele permanece fiel,mas Deus não pode negar-se a si mesmo.
Dando prosseguimento ao contexto,o verso 15,informa que Paulo disse a Timóteo para se apresentar não as pessoas com contendas,mas para se apresentar a Deus “ aprovado “,que não tem do que se envergonhar e maneja bem a “ palavra da verdade “.
No verso 16,Paulo diz a Timóteo para evitar os “ falatórios inúteis “ pois os agem desta maneira sofreriam impiedade ainda maior,pois a linguagem destas pessoas corrói como câncer.Himeneu e fileto,são apresentados por Paulo,como exemplos de causadores de problemas,eles afirmavam que a ressurreição era apenas alegórica e espiritual,e não um verdadeiro evento.Falando desta maneira estes dois desmereciam o trabalho de Jesus na cruz,pois foi a ressurreição o ponto final do trabalho de Cristo na cruz.Ao ressuscitar JESUS demonstrou ter poder sobre a morte e satanás.Hemeneu e Fileto eram Agnósticos,eles acreditavam que a ressurreição era alegórica.Paulo e os servos de DEUS acreditam em Deus e seus ensinamentos expressos em sua palavra fiel..
Amado leitor,observe o raciocício de Paulo aqui,ele sabe da importância das vidas para Deus,Deus amou tanto o mundo que enviou para salvar o mundo,não um de seus anjos ou servos,mas o seu prórpio filho,Deus enviou Jesus por que ele é fiel,ou digno da confiança de DEUS.Jesus não foi uma escolha casual ou repentina,mas a palavra fiel de Deus através dos profetas já informava de sua vinda,Jesus veio mas teria que voltar as suas atividades originais nos céus,mas para substituí-lo a altura,Deus enviou o Espírito Santo,que apareceu de forma visível no batismo de JESUS em forma de pomba.O Espírito Santo então administraria a igreja,capacitando os obreiros a realizar a obra de Deus.Estes servos de Deus para realizar tão maravilhosa obra precisavam ser fiéis,ou seja dignos da confiança de Deus.
Amados leitores,voce já parou para pensar no que Paulo diz?DEUS nos confiou grande reponsabilidade ao nos dar dons e habilidades para a realização de sua obra,somos realmente priviliegiados,fomos escolhidos pelo criador para convidar as pessoa a aceitarem a Cristo como Senhor e salvador e depois que aceitarem devemos cuidar destas pessoas como verdadeiras jóias,pois é desta forma que Deus vê as pessoas,como pessoas muito importantes,tão importantes,que JESUS CRISTO veio ao mundo para morrer por elas,se JESUS morreu pela humanidade,o que podemos fazer por elas.



SE SOMOS INFIÉIS,ELE PERMANECE FIEL


As palavras são realmente interessantes,quando juntas numa frase Constantemente ouvimos leigos e profisionais do sagrado dizer: “ Mesmo que voce seja infiel com DEUS,ele vai continuar sendo fiel com voce”,mas não é isto que Paulo nem o Espírito Santo está dizendo,Paulo está comparando o ser humano com DEUS,e nesta comparação informa a superioridade de Deus,e enfatiza sua natureza e seu caráter,dizendo que Deus por natureza é fiel,DEUS é modelo,paradigma de fidelidade,o ser humano é convidado a imitá-lo,já que por natureza somos pecadores,falhos,errantes,infiéis.
Deus não vai ser fiel com quem é infiel,pois DEUS quer se relacionar conosco e a base para qualquer tipo de relacionamento é a fidelidade.Quando não conhecemos a DEUS somos infiéis,não obedecemos nem cumprimos sua palavra porque éramos ignorantes,mas Depois que a palavra de Deus pelo poder do Espírito Santo nos transformou,somos estimulados por esta nova natureza divina que temos a sermos fiéis a DEUS e as pessoas com as quais nos relacionamos.
Se interpretarmos errado esta frase de Paulo estaremos estimulando aos esposos e esposas a serem infiéis uns com os outros,estaremos estimulando os políticos a enganarem o povo e roubarem o dinheiro público,estaremos estimulando os membros das igrejas a pularem de igreja em igreja criando confusão para si mesmo e as congregações,estaremos estimulando os filhos a se envolverem com drogas e más companhias e esconderem dos pais,não é isto o que a bíblia está dizendo,todos somos convidados a nos amoldar ao padrão de caráter de JESUS.
Amados leitores,não é verdade que a cada dia do meio cristão exemplos de infidelidade?recebi ontem um e.mail de notícias sobre a igreja,de um casal famoso de uma das grandes mega-igrejas que em breve serão presos e que tem já os seus bens já apreendidos,por que sã considerados pela lei como verdadeiros bandidos,que usam a fé das pessoas simples para enriquecerem e fraudarem a lei.Eles certamente serão presos,não somente eles,mas todos os que fazem como eles,pensam que enganam a todos,mas se esquecem da fidelidade da palavra de Deus,que promete desmascará-los.


SE SOMOS INFIÉIS NOS DÍZIMOS E OFERTAS

Amados leitores,se de alguma forma temos sido infiéis em alguma área de nossa vida,somos convidados hoje por Deus para mudar,mudar logo,imediatamente,pois por mais que tenhamos a natureza divina em nós,a natureza humana ainda continua presente em nossa vida.
Amados leitores,como servos de DEUS temos sido fiéis nos dízimos e ofertas.Dízimo é a décima parte do que recebemos,ou seja esta parte não nos pertence mas é de Deus,este dinheiro não é do pastor,nem do ministério,nem do conselho fiscal da igreja,mas de Deus.Deus nos deu nosso trabalho e do fruto exige que entreguemos a décima parte,para o financiamento de sua obra que exige dinheiro para a compra de bíblias,o envio de missionários,construção de templos e etc...Como somos membros de uma congregação,este dinheiro tem que ser levado para esta congregação,é um questão de lógica,este dinheiro então deve ser cuidado e administrado com muito mais cuidado do que as empresas administram suas finanças.As empresas sérias tem um contador e faz balanços de entradas e saídas mensalmente,e este balancete é exposto para quem quizer ver.Na igreja este dinheiro precisa ser adminstrado com muito mais transparência e zelo,pois se trata de um dinheiro sagrado,fruto do trabalho duro do povo do Senhor.As igrejas que agem desta maneira e são maioria,nunca terão problemas de desconfiança do pastor e administradores,será um problema a menos a existir naquela congregação.
Quanto as ofertas,elas tem uma outra motivação.O dízimo é obirgatório e definido,a oferta é motivada pela presença do Espírito Santo no coração do crente,que é tocado por ele em determinadas circunstâncias para ofertar para determinada causa,não é uma motivação sentimental pois quando isto ocorre,nos arrependemos depois,mas quando ofertamos segundo sentimos no coração tocado por DEUS,nos alegramos em ter feito o que o Espírito nos pediu para fazer.II Coríntios 9:7,diz: “ cada um contribua segundo tiver proposto no coração,não com tristeza ou por necessidade,porque Deus ama a quem dá com alegria “.
Amados leitores fidelidade com relação as finanças é dizimar independente do estado de espírito,por obediência e ofertar com alegria conforme sentimos o Espírito dizer em nosso coração.

SE SOMOS INFIÉIS COM NOSSOS PARCEIROS



Amados leitores,como servos de DEUS precisamos ser fiéis aos nossos esposos e esposas,noivos e noivas,namorados e namoradas.Mesmo antes de casar precisamos agir com fidelidade com as pessoas com as quais estamos nos relacionando.Namorados devem namorar com a fidelidade em mente.Tratando a pessoas com respeito e não flertando e namorando com outra pessoa.Se no namoro aprende-se este conceito,no noivado o mesmo princípio se repetirá e quando chegar o casamento este princípio já estará estabelecido.Os encontros de namorados,noivos e casais são muito importantes para enfatizar a importãncia da fidelidade no relacionamento.
Devemos ser fiéis em cada relacionamento que temos.O servo de Deus deve observar com cuidado a fidelidade nos negócios.Amados só podemos comprar aquilo que podemos pagar,este é um princípio simples mas eficaz e que evita problemas.Hoje alguns servos de DEUS,talvez motivados pela “ TEOLOGIA DA PROSPERIDADE” pensam que dinheiro se encontra em árvores ou que vai cair do céu na sétima campanha da prosperidade da igreja,gastam sem observar sua situação financeira.Amados precisamos agir com responsabilidade e responsabilidade,pois nossa religiosidade está intimamente conectada a forma como administramos nossas finanças.
José foi levantado no Egito,não para fazer uma série de sete correntes da prosperidade,mas para ensinar os Egípcios e a posteridade sobre a instabilidade da vida.Na época em que houve prosperidade.José armazenou parte do que ganhou para que na época da escassez pudesse viver tranquilo.Hoje deveríamos fazer o mesmo.Existem pessoas que vão aos shoppings e compram o que realmente não necessitam,um dia no futuro,vão sentir falta deste dinheiro até mesmo para o alimento.Alguns dizem que vivem pela “ fé “,ou seja que Deus vai cuidar deles,é verdade DEUS vai cuidar,mas vai cuidar de quem segue seus ensinamentos.Deus vai ser fiel com aquele que o obedeceu que aprendeu suas lições.José obedeceu a Deus e ajudou os Egípcios e a sua própria família,amados servos de Deus,nosso dinheiro é suado,fruto de nosso trabalho.Acordamos cedo e as vezes dormimos tarde depois de um dia cansado de trabalho,portanto cuide do que Deus fez chegar em suas mãos com sobriedade e seriedade,seja fiel nos dízimos e ofertas,e seja fiel também com os seus credores.Amados quando compramos um objeto qualquer aquela pessoa que nos vendeu como nós,depende do dinheiro daquela mercadoria para sobreviver,portanto temos que pagá-lo,temos que ser fiéis com esta pessoa que confiou em nós,nos dando aquela mercadoria antecipadamente,esperando o dinheiro como pagamento.Amado leitor se coloque no lugar do empresário,se voce vendesse algo,não esperaria receber o dinheiro em troca?
Amados leitores, é verdade que existem momentos em nossa vida em que nos envolvemos em problemas financeiros,não por nossa irresponsabilidade mas por motivo de força maior,por exemplo de repente um membro de nossa família fica doente,e precisamos fazer um empréstimo para resolver este problema.Aí o caso é diferente,mas mesmo nestes casos devemos sempre ter em mente,que esta dívida nos pertence e temos que pagá-la,se tivermo dificuldades em pagá-la temos que contactar o credor e estabelecer um acordo para o pagamento.Amados desta forma mostramos fidelidade em nossas transações financeiras,viveremos em paz e quando precisarmos daquelas pessoas que devíamos no passado,as portas destas pessoas estarão abertas para nós.


SE SOMOS INFIÉIS COM NOSSOS PASTORES E CONGREGAÇÃO

Este é um aspecto importante com relação a fidelidade,nossos relacionamentos com os pastores e congregação é de extrema importância para as nossas vidas.Os pastores em sua grande maioria,são pessoas chamadas por Deus e pessoas dedicadas e amorosas,merecendo portanto o respeito de todos os servos de Deus.
Antigamente encontrávamos um irmão de uma igreja na rua,e sabíamos que ele continuava naquela mesma igreja por toda a vida,conheci servos de Deus que nasceram como membros de uma igreja,e quando morreram foram velados na mesma congregação,tempos raros aqueles,enquanto sabemos que alguns servos de Deus são fiéis a Deus,a sua congregação e seu pastor,hoje as coisas realmente mudaram.Provavelmente com o advento do “ pentecostalismo e neo -pentecostalismo “ os crente fazem aquillo,que segundo eles “ o Espírito mandou que fizessem “.Hoje alguns crentes tomam decisões importantes como casar e mudar de igreja sem que o pastor tome nem conhecimento,em sua grande maioria de vezes ele é o último a saber.
Isto é um verdadeira falta de respeito,com estas pessoas fiéis que oram e choram pelo rebanho de JESUS.Amados leitores creio que as coisas podem mudar,com estudo bíblico nosso povo pode ser melhor.Precisamos ensinar aos servos de Deus a importância de escolher uma igreja e trabalhar numa igreja,devemos ensinar-lhes que a igreja por sua natureza é o lugar onde encontramos as soluções dos nossos problemas,mas ao mesmo tempo,é o lugar onde encontraremos pessoas de todos os tipos,novos,velhos,brancos,negros,ex-assaltante,ex-prostituta,etc..portanto encontraremos na igreja pessoas problemáticas,podemos encontrar na igreja amor mais também rebeliões e divisões,mas não podemos nos esquecer que o templo ainda é o melhor lugar para irmos e levar-mos os nossos familiares e amigos.
Queridos leitores,temos inúmeras motivações para trocarmos de congregação,como mudança de endereço,casamento,etc..mas a maneira pela qual saímos da igreja é que deve ser adequada,devemos sempre procurar nossos pastores e pedir sua ajuda e aconselhamento,se decidirmos realmente sair,devemos pedir ao nosso pastor que nos abençoe,desta forma sairemos em paz com o pastor e congregação,e poderemos ser instrumentos nas mãos de DEUS em outra congregação.Se formos fiéis aos nossos líderes,DEUS será fiel nos abrindo oportunidades de serví-lo em outro lugar.



ELE PERMANECE FIEL


Já vimos anteriormente que Deus não honrará nossa infidelidade,se formos infiéis sofreremos as consequências de nossas infidelidades,mas se formos fiéis,Deus estará ao nosso lado,nos abençoando.
Paulo diz que Deus “ permanece fiel “,ou seja Deus não muda com o passar do tempo,ele é sempre o mesmo,este detalhe é importante sobre DEUS,pois então podemos ir a bíblia sagrada e ver como DEUS agiu com seus servos no passado e ter a certeza que ele agirá conosco da mesma forma,ou seja com fidelidade,cumprindo tudo o que prometera fazer,devemos receber o pacote da fidelidade completamente e não parcialmente,pois DEUS promete bençãos aos obedientes e maldição aos desobedientes.
Deus foi fiel em sua palavra com Daniel e seus amigos na Babilônia,poupando-os da morte na cova dos leões e na fornalha ardente,mas também foi fiel a sua palavra humilhando Nabucodonozor que fora possuído pelo orgulho.Deus foi fiel a sua palavra com Davi,quando com uma pequena pedra jogou o gigante no chão,mas também foi fiel com sua palavra tirando o filho fruto do pecado de Davi.Deus não é fiel com uma pessoa,mas com sua palavra,quem se ajusta a palavra de Deus acaba se encontrando com a fidelidade de Deus.Deus foi fiel com sua palavra com Josué dando-lhe grandes vitórias,mas não foi fiel com Acã,que escondeu em sua tenda o que era proibido.Deus foi fiel com Moisés,levantando-o e dando-lhe a responsabilidade de tirar seu povo do Egito,mas também foi fiel a sua palavra,não permitindo que Moisés entrasse na terra prometida,por ter desobedecido a DEUS.
Deus foi fiel a sua palavra salvando Paulo no caminho de Damasco,mas também foi fiel a sua palavra fazendo com que ele sofresse por causa do seu nome.Deus sempre será fiel,pois ele não pode negar a si mesmo,faz parte da sua natureza,ser DEUS significa ser fiel,um DEUS que não é fiel,não será digno do respeito de ninguém.Como poderia DEUS ter seus anjos sob suas ordens se não fosse fiel?porque milhões de pessoas servem,amam e adoram a Deus,a despeito de tantas mortes e tragédias terem acontecido no mundo?amamos a DEUS por que ele é fiel,ele está atrelado a seu caráter,expresso em sua palavra,da mesma forma que hoje uma pessoa de reputação está vinculado aquilo que diz e faz.Deus não é como baco,Zeus,Afrodite,Deus é real vivo,presente e poderoso.
Amados leitores,hoje é dia de celebrarmos a fidelidade de DEUS e de ajustarmos nossa vida a fidelidade de DEUS,sejamos fiéis com nosso DEUS,com nossos entes queridos,com nossos pastores e irmãos de igreja,sejamos fiéis com nossos credores,sejamos sempre fiéis,desta forma o mundo pode ver DEUS em nós,que as pessoas possam ver o quanto DEUS está presente em nossas vidas,que sejamos modelo,exemplo,esta é uma forma eficaz de evangelhismo.Muitos pregam e acham que por que pregam as pessoas serão salvas,nossas pregações serão meras palavras se não forem acompanhadas em nossas atitudes.Que Deus possa nos usar a cada dia,e que em cada lugar que estivermos o nome de nosso Deus possa ser proclamado.Que DEUS abençoe a cada um de voces que leram este artigo.A paz do Senhor Jesus.


JN Ministries
Pr. Julio Neris
International lecturer
Conferencista internacional

0 Comments:

Post a Comment

<< Home