JN Ministries

Saturday, July 08, 2006

NOSSA PRINCIPAL AMIZADE É COM DEUS

JN Ministries -Pr. Julio Neris -Quincy,Massachusetts,USA
Série : Mensagens que edificam
Data: 8 de julho de 2006
Hora: 9:00 am até 11:30 am = 2:30 minutos
Tema: “ nossa principal amizade é com Deus “
Texto: Tiago 2:23

“ e se cumpriu a escritura,a qual diz: ora,Abraão creu em Deus,e isso lhe foi imputado para justiça,e foi chamado amigo de DEUS “.
Tiago 2:23

“ viver é fazer amigos “,Deus nos criou para vivermos em contato com outras pessoas,neste contato com outras pessoas aprendemos a viver.Não se pode falar de amizade,sem buscarmos a principal amizade que devemos ter,a amizade com DEUS.Deus é o nosso melhor amigo,os demais são amigos secundários.


ORA ABRAÃO CREU EM DEUS

A Fé é a base da amizade.Abraão é chamado de amigo de Deus,pois por toda a sua vida ele confiou plenamente em DEUS.Fé implica em confiança,não confundir verdadeira fé aquela atreladas as obras de uma mera concepção mental de crença,algumas pessoas dizem que crêem em DEUS,mas acreditam nele somente para o seu benefício,somente acreditam em Deus nos momentos de felicidade e prosperidade,mas se as provas chegam como na vida de Jó,a ‘ fé ‘ destes já não mais existe.A fé dos amigos de Daniel que era teórica,empírica no início,foi comprovada quando Nabucodonosor os enviou para a fornalha ardente.Parecia que Deus não era amigo deles,mas a prática da fé,aplicada a uma situação difícil da vida,provou que DEUS é sempre nosso amigo.
Deus num período da vida de Jó não era o seu amigo,não por que Deus não quizesse,mas porque Jó não tinha ainda aprendido os princípios que levam uma pessoa a se tornar verdadeiro amigo de DEUS.Observe Jó santificava os seus filhos e oferecia holocaustos,práticas que sabemos ser religiosas.mas Deus não quer que sejamos religiosos,o mundo está cheio deles,alguns religiosos até matam em nome de sua divindade,Deus quer amizade verdadeira com as pessoas.Depois do final da prova que Jó enfrentou Jó disse: “ eu te conhecia só de ouvir,mas agora os meus olhos te vêem “ ,em outras palavras Jó estava dizendo : “eu conhecia Deus superficialmente,pelo comentário dos outros,agora eu realmente sei quem Ele é,agora eu sou amigo de DEUS”Moisés era certamente um amigo de Deus.No início Deus era o amigo de Moisés,salvando miraculosamente no rio,com o passar do tempo,Deus se apresenta a ele e Moisés busca a amizade de Deus,em oração,jejum e obediência as suas ordens.O rosto de Moisés chegava a brilhar pelo contato,aproximação e amizade com Deus.Josué também era um amigo de Deus,seu ministério prova que um homem sem Deus nada faz,mas um homem de fé realmente faz as montanhas a sua frente se aplanarem.As conquistas de Josué como a de Jericó,onde este baluarte dos palestinos,aparentemente intransponível caiu pelo poder da fé de Josué,da obediência de seus comandados e pelo poder miraculoso de Deus.A galeria da fé é imensa,não temos tempo para abordar cada servo amigo de Deus,vamos nos ater ao patriarca Abraão,com sua amizade com Deus.
Abraão creu em Deus.Este detalhe é de um significado maravilhoso,este é o detalhe,o segredo da vida deste homem que até hoje influencia milhões de pessoas.Não basta crer,o homem precisa crer em DEUS,quem não confia em DEUS,não vai chegar a lugar algum.Em João 15;5,Jesus diz: “ sem mim, nada podes fazer “.É a mais pura verdade,amado leitor voce diga: “ como então a humanidade tem avançado tanto sem a ajuda de Jesus?todos os avanços tecnológicos e culturais,são para vivermos nesta terra,e quando passarmos para a outra vida?quem pode nos conduzir a Deus?Somente Jesus.A humanidade sem JESUS não vai a lugar nenhum,mas os que confiam em Deus viverão uma maravilhosa vida na terra e terão a garantia de eternamente viver com o seu criador e salvador.É preciso crer somente em Deus.Existem pessoas que confiam no seu intelecto e habilidades para vencer,alguns chegam até a alguns lugares de destaque na vida,mas é só,com JESUS podemos ir além,podemos chegar a Deus.Algumas pessoas confiam demasiadamente no dinheiro e no seu poder.Com dinheiro as pessoas viajam pelo mundo,compram mansões,carros sofisticados e tem “ muitos amigos ‘,muitos são amigos do dinheiro,mas quando o dinheiro acaba ficam sós e abandonados,pois aqueles “ amigos “ temporários vão embora.Algumas pessoas confiam em Buda,Maomé,Confúcio,Zoroastro e outros religiosos,dá pra entender porque o nosso mundo está como está.Quando o Tsunami atingiu a Ásia matando milhares de pessoas,algumas pessoas me perguntaram: “ pastor Julio por que Deus fez isto com aquelas pessoas ?” A primeira coisa que disse que Deus não pode ser culpado por cada mal que acontece no mundo,aliás ele é responsável por todos os benefícios que a humanidade tem hoje,satanás e o próprio homem são responsáveis por muitos dos problemas que a humanidade enfrenta.O tsunami foi um fenômeno da natureza,o solo daquela região tem falhas,que propiciou a terra do oceano se mover.Mas boa parte das pessoas que lá vivem servem outros deuses,porque estes deuses que eles buscam não os protegeu?Deus não deseja o mal das pessoas,mas este evento trouxe reflexões religiosas importantes.Observamos que não podemos controlar poderosas manifestações da natureza,observamos também que uma tragédia pode estar em qualquer lugar do planeta,e nossa vida aqui pode se encerrar sem que possamos ter controle sobre estas situações.E outro detalhe importante é que mesmo sendo servos de DEUS as tragédias da vida podem nos alcançar.Jó foi vítima das tagédias da vida,mas Deus estava com ele o tempo todo.Em João 16:33,Jesus diz: ‘ no mundo passais por aflições,mas tende bom ânimo,eu venci o mundo “.Aleluia por este texto.Jesus não teve vida fácil na terra,lutas,traições,falsidades,prisão,crucificação e morte,mas ao terceiro dia,a ressurreição veio.Jesus venceu o mundo.Amado leitor,Jesus venceu e voce que confia nele vai vencer também.Quem sabe nesta hora que voce lê este artigo,uma dura prova tem atingido voce,prova esta que atingiu voce em cheio,surprendendo suas expectativas,mas amado leitor,não desanime,tenha bom ãnimo,Deus está no controle de tudo,mesmo contra a sua vontade,sua fé e amizade em Deus estão sendo provados.Continue dizendo sobre Deus o que voce dizia antes da prova.


ISSO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA

A justificação é uma das doutrinas bíblicas,expostas com brilho pelo apóstolo Paulo,o mestre da teologia sistemática.Paulo aborda este tema e diz que o homem é justificado pela sua fé em DEUS.Justificação é um termo jurídico,forense,dos tribunais,os advogados o conhecem bem.Quando uma pessoa é levada diante de uma autoridade judicial que tem poder para definir sua vida,este juiz tem duas opções,ou absolve a pessoa e a libera,justificando-a,tornando-a justa ou a condena e manda prendê-la.Deus além de nosso pai,criador,amigo é o juiz do universo,todos os seres humanos,uma dia hão de passar diante de sua presença para serem justificados (absolvidos ) para viver eternamente com ele nos céus ou condenados a viver eternamente no lago de fogo.Esta é uma realidade da qual nenhum mortal pode fugir.O patriarca Abraão tem tão grande importância para os servos de DEUS,por que DEUS usou o relacionamento que ele teve com Abraão como modelo,como paradigma para todos os outros servos de Deus no futuro.Deus mandou Abraão sair do meio de seus parentes e ele foi,mesmo levando um parente que lhe trouxe alguns problemas,o Ló.Deus disse que a palestina era dele e de seus descendentes,Abraão então ocupou a terra pela fé,erigindo altares por onde passava e ao ponto de mandar Ló escolher que parte da terra ele queria.Somente pela fé alguem faz isto,numa terra que não estava vazia ,mas bem ocupada.Deus pediu a Abraão que oferecesse o seu único filho em holocausto (Gênesis 22:2)este filho era o da velhice esperado com tanto amor.Abraão obedeceu mesmo sentido a tristeza que qualquer verdadeiro pai,sentiria neste momento.No momento em que ele iria imolar o seu prórpio filho,( Gênesis 22:10) Deus disse para que ele não fizesse aquilo,pois aquela atitude de Abraão provou que Isaque não era mais importante do que Deus.Abrãao conhecia o poder de Deus,ele sabia que Deus tem poder de vida e morte sobre a sua criação,DEUS tem poder para dar vida e tirar.Deus pode ressuscitar uma pessoa morta,como fez com JESUS no futuro.Deus na realidade não queria matar Isaque,ele queria que Abraão pudesse ter uma experiência de fé que pudesse influenciar o mundo inteiro.Deus já tinha providenciado o cordeiro para aquele holocausto .Abraão não tinha visto,por que estava de cabeça baixa,certamente afetado emocionalmente pelo evento do holocausto,mas depois que ouviu a voz de Deus,ele levantou a cabeça,ergueu os olhos e viu “ um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos “.Aleluia,Deus é realmente provedor,Deus providenciou o carneiro,deu-lhe um chifre,mas também providenciou o arbusto.Se o carneiro não tivesse chifre,não se prenderia,se não tivesse o arbusto,ele ia embora,mas Deus que tudo sabe providenciou o carneiro para aquele holocausto.Porque este pedido de holocausto de Deus a Abraão é tão importante?porque é um retrato do que Deus fez pela humanidade oferecendo Jesus no calvário.Deus não mais iria querer sangue de animais derramado em altares,ele decidiu que seu filho Jesus seria oferecido uma única vez,dando a oportunidade a todos os seres humanos de se salvarem.O mesmo que Abraão sentiu ao oferecer seu filho,Deus sentiu também.Abraão foi até o fim para obedecer a Deus,Deus foi até o fim com seu plano de salvar a humanidade e conquistar amigos.


E FOI CHAMADO AMIGO DE DEUS

Algumas pessoas gostam de títulos,pensam que eles expressam suas capacidas.Algumas pessoas escolhem determinadas faculdades em detrimento de outras por causa do poder que o título desta faculdade tem.Um amigo meu que estuda em Harvard,aqui perto de minha casa,me disse que quando terminar o seu curso,as portas de trabalhos estarão abertas para ele e as pessoas o respeitarão por causa deste título.Na igreja do senhor não é diferente,como pastor em Somerville,Massachusetts,USA,já sofri pressões para consagrar pessoas para cargos para os quais eles não tinham o chamado de DEUS,por não consagrá-los paguei alto preço de desgaste emocional e perda de membros.Certa vez um membro da igreja me disse: “ pastor estou nesta igreja há muito tempo e o senhor ainda não me deu nenhum cargo,nenhum título.Arrume um cargo importante para mim”.Seguindo o conselho deste irmão eu o promovi a pescador de almas perdidas,cargo que ele não quiz e acabou indo embora.Ele queria aparecer,queria título,mas ganhar almas e trazer visitantes para a igreja ele não quiz.Outro” irmão “ que tinha alto poder econômico,me perguntou porque na escolha dos diáconos da igreja seu nome não fora incluído,já que os seus dízimos e ofertas eram altos.Eu lhe respondi que cargos na igreja são escolhidos com base na direção divina e aptidão do membro para o cargo,e lhe disse também que o poder econômico não tem poder na igreja do senhor ali estabelecida,este “ irmão “ acabou saindo da igreja.É preciso ter coragem para administrar a obra do senhor e vencer as pressões das pessoas que tentam tomar conta da igreja.
Muitos querem títulos,e Abraão teve um que foi dado por DEUS,o título de ser chamado amigo de Deus,esta era a credencial do patriarca Abraão.Amado leitor,Deus o convida hoje para receber este título também.Existe uma difenrença grande entre Abraão que sempre foi amigo de Deus e de Judas ,que fazia parte do grupo de amigos e discípulos de JESUS.Abraão creu para Depois ver o que sua fé tinha produzido,Judas disse : “ se eu não ver as marcas em suas mãos eu não creio.Querido leitor,confie em Deus para cada evento de sua vida.Ofereça a ele hoje sua esposa,filho,carreira,bens,sacrifique cada uma destas coisas e pessoas diante do Moriá de DEUS.

SER AMIGO DE DEUS É FAZER O QUE DEUS MANDA

Em João 15:14,lemos: “ vós sois os meus amigos se fazeis o que eu vos mando “ .A amizade com Deus tem alguns requisitos,o primeiro que já vimos é a fé,ninguém será amigo de DEUS se não confiar plenamente nele.O segundo requisito é o da obediência.Como podemos obedecer a Deus?lendo,estudando,meditando e aplicando os princípios bíblicos em nossa vida e relacionamentos.Jesus determina que todos os seus servos,amem uns aos outros,devemos amar até os nossos inimigos e devemos orar por eles.Quem não obedece esta ordem de Jesus não pode ser seu amigo,porque? porque a panacéia ou remédio para todos os males é O AMOR.Se todos os homens se amarem e se perdoarem o objetivo de JESUS na cruz terá sido cumprido.Hoje existem “ crentes ‘ que odeiam os irmãos só porque pertencem a denominação diferente da sua.Eu já vi “ crentes “brigando,quase chegando a vias de fato,só a opinião do outro era diferente quanto ao arrebatamento da igreja.Observe como alguns ‘ crentes “ estão bem longe da amizade com DEUS,pensam que são altamente espirituais,porque sobem montes,jejuam,ofertam,dizimam,cantam,pulam,e dançam na igreja,nada disto tem valor,se não amamos a todos,inclusive aqueles que nos fazem mal.Amado leitor,que ordem de Deus expressa na bíblia voce ainda não obedece?reflita agora e confesse a Deus que voce deseja a sua amizade e que voce quer mudar.


SER AMIGO DE DEUS É CONHECER OS SEGREDOS DE DEUS

Em João 15;15,Jesus diz: “ tenho vos chamado amigos,porque tudo quanto ouvi de meu pai,tenho vos dado a conhecer “.Glórias a Deus for frase tão impressionante.Deus pai,com a amizade e companheirismo com Jesus e o Espírito Santo,revela segredos a JESUS e ele os revela aos seus amigos na terra.Amado irmão Deus,através de Jesus nos informa que os que servem a Deus na terra,viverão eternamente nos céus,foi JESUS quem nos revelou este desejo de Deus.Jesus também nos disse que no mundo teríamos lutas e provas mas no afinal acabaríamos vencendo,Jesus revelou isto aos seus amigos,só quem estuda a bíblia e tem Deus no coração sabe disto,os demais mortais ignoram este grande segredo.Amado voce sabia que o seu corpo é apenas um invólucro de seu espírito e que em seu funeral as pessoas de DEUS,não estarão chorando sua morte,mas celebrando a vida para a qual voce passou,a vida eterna com Deus,Este segredo só quem é amigo de JESUS sabe.
Amado leitor,obrigado por me acompanhar nestas reflexões bíblicas,é bom ter amigos,provérbios 18:24,diz que “ há amigos mais chegados que um irmão “,é verdade,mas como é bom os maridos serem amigos de suas esposas e vice-versa,como é bom os filhos serem amigos de seus pais,como é bom todos os pastores espalhados pela terra,serem amigos uns dos outros.Amado leitor valorize a amizade,louve a Deus pelos amigos que ele tem colocado em seu caminho,e mais importante do que estas amizades,seja amigo de DEUS,por que este já provou que é verdadeiramente seu amigo.Que Deus lhe abençoe.


Pr. Julio Neris
JN Ministries
Quincy,Massachusetts,USA

0 Comments:

Post a Comment

<< Home